O Avesso da Cancao com Luisa Sobral-logo

O Avesso da Cancao com Luisa Sobral

Arts & Culture Podcasts

O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós? Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções. Saber o método de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária . Sejam bem-vindos ao 'Avesso da canção'.

O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós? Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções. Saber o método de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária . Sejam bem-vindos ao 'Avesso da canção'.

Location:

Portugal

Description:

O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós? Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções. Saber o método de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária . Sejam bem-vindos ao 'Avesso da canção'.

Language:

Portuguese


Episodes

Episódio 38: Luísa Sobral

3/4/2022
Neste episódio inverteram-se os papeis e fui eu a entrevistada. A entrevistadora é a minha querida amiga Márcia.

Duration:01:32:59

Episódio 37: Vitorino

2/24/2022
Tudo o que o Vitorino escreve ou canta transforma-se em paisagem. É difícil distinguir aquilo que foi escrito por ele daquilo que foi escrito para ele, pois tudo o que canta parece ter nascido somente de si. Para além de tudo isto é ainda um belíssimo contador de histórias, como vão poder comprovar n'O Avesso da Canção' desta semana.

Duration:01:20:50

Episódio 36: B Fachada

2/2/2022
O B Fachada é um excelente representante dos artistas independentes portugueses. Trilhou o seu percurso musical seguindo somente as suas próprias vontades e desafia-se constantemente a fazer diferente e melhor. Chegou a lançar 3 projetos num só ano, é um amante da nossa língua e já escreveu uma banda desenhada. Tudo isto e muito mais n'O Avesso da Canção desta semana.

Duration:01:22:06

Episódio 35: Pedro Ayres Magalhães

1/27/2022
O Pedro Ayres Magalhães é um homem de bandas, e que bandas! Foi um dos fundadores dos Heróis do Mar e dos Madredeus, para além do compositor de ambas as bandas. É daqueles compositores que deviam eles próprios virar património nacional. N'O Avesso da Canção' desta semana ficamos a entender um bocadinho melhor como funciona a cabeça deste cenógrafo, compositor, letrista, produtor e visionário dos colectivos musicais.

Duration:01:48:42

Episódio 34: João Só

1/20/2022
O João Só escreve canções orelhudas sem querer, mas a verdade é que todas elas se grudam aos nossos ouvidos e basta uma audição para não nos largarem mais. Para além deste talento ainda produz o seus discos e os de outros, dando-nos a conhecer novos talentos da música nacional. Por tudo isto e muito mais o João é o convidado desta semana d'O Avesso da Canção'.

Duration:01:01:19

Episódio 33: Amélia Muge

1/13/2022
A Amélia Muge é uma das mulheres mais importantes na música tradicional portuguesa dos últimos 50 anos. Tem uma obra vastíssima, composta por temas que escreveu para ela mesma cantar e outros que foram escritos para grandes nomes do fado como o Camané, a Mafalda Arnauth e a Ana Moura. Conheçam melhor esta grande senhora da música portuguesa n'O Avesso da Canção' desta semana. 155 minutos

Duration:02:34:26

Episódio 32: Tomás Wallenstein

12/16/2021
O Tomás Wallenstein faz parte dos "Capitão Fausto" e é o letrista da banda. As suas letras são uma consequência da música, sendo que o casamento é tão bem conseguido que nos faz duvidar se o processo não foi o inverso. O Tomás consegue manter sempre uma frescura muito grande naquilo que escreve, tanto que depois de 5 discos continuamos a pensar nos "Capitão Fausto" como uma banda recente. Esta semana conhecemos um bocadinho melhor o Tomás Wallenstein e o seu processo solitário mas sempre...

Duration:01:04:56

Episódio 31: Tiago Torres da Silva

12/8/2021
O Tiago Torres da Silva é um escritor com vários escritores dentro. Nele cabe o letrista, o poeta, o dramaturgo e o cronista, e todos vivem em perfeita harmonia. O Tiago já escreveu para grandes intérpretes portugueses como a Carminho e o Camané mas não ficou por aqui. É hoje em dia um dos grandes nomes na escrita de canções do Brasil, tendo escrito para Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Zélia Duncan e muitos outros. N'"O Avesso da Canção" desta semana mergulhamos na fascinante obra de Tiago...

Duration:01:39:00

Episódio 30: Luís Represas

12/1/2021
O Luís Represas começou a escrever com Trovante e nunca mais parou. É responsável por tantas canções que sabemos de cor e por ter sido e continuar a ser parte da banda sonora da vida de tantos portugueses. Esta semana fiquem a saber como o Luís chega às suas canções.

Duration:01:59:10

Episódio 29: Agir

11/24/2021
O Agir não tem medo de arriscar. Vai do rap às canções com a confiança de quem possui uma musicalidade natural, um sentido estético apurado. Sinto que estamos perante um músico que ainda tem muito para nos dar. Esta semana conhecemos um pouco mais a fundo os caminhos que o Agir percorre até chegar às canções.

Duration:01:08:19

Episódio 28: Jorge Cruz

11/17/2021
O Jorge Cruz é um embaixador da música tradicional portuguesa. Sabe vestir o tradicional de rock, ou o rock de tradicional, e fazer disso moda. É também o responsável por grandes sucessos na voz de outros interpretes, como é o caso da canção "Dia de Folga" cantada por Ana Moura.

Duration:01:24:29

Episódio 27: Ricardo Landum

11/10/2021
Arrisco-me a dizer que há pouca gente neste país que nunca tenha ouvido pelo menos uma canção do Ricardo. "Mãe querida", "Pisca, Pisca", "Na minha cama com ela" são apenas três exemplos entre milhares de canções que se tornaram verdadeiros hinos da música ligeira portuguesa. Esta semana descobrimos o que está por trás das canções de Ricardo Landum.

Duration:01:05:43

Episódio 26: Joana Espadinha

11/3/2021
Chegou de mansinho mas veio para ficar. Canta canções que se grudam ao nosso ouvido e quando escreve para os outros sabe fazê-lo como um alfaiate da baixa, daqueles com mais de 70 anos de experiência. É a incrível Joana Espadinha!

Duration:00:47:20

Episódio 25: Tozé Brito

10/27/2021
O Tozé escreve canções que são conhecidas de várias gerações. Muitos de nós sabemos de cor letras que foram escritas por ele antes mesmo de nascermos. São canções que resistem àquilo que o Tozé chama " o teste do tempo". E como é que isso se consegue? Talvez descubram com este episódio...

Duration:01:20:14

Episódio 24: Sérgio Godinho

7/7/2021
Cada letra do Sérgio é um mestrado em escrita de canções. É uma enorme inspiração a maneira como ele brinca com a sonoridade da nossa língua, como a faz dançar nas palavras, nas frases e nas melodias. A maneira como conta histórias, cria personagens e crítica aquilo que sente que deve ser criticado faz dele um dos cantautores mais brilhantes dos nossos tempos e alguém que vai para sempre ficar na história da música portuguesa. Se durante a vida voltarmos às suas canções, acontece aquilo que...

Duration:01:20:27

Episódio 23: Rita Redshoes

6/30/2021
A Rita passou por vários projetos e tocou vários instrumentos até lançar o seu primeiro disco. Isso fez dela uma música muito completa, com uma identidade forte e uma grande noção de arranjo. Nas suas canções é uma contadora de histórias, na suas bandas sonoras ajuda as histórias a serem contadas. Há sempre histórias, há sempre imagens e há sempre uma doçura que prevalece mesmo nas canções menos românticas. E quem conhece a Rita sabe que essa doçura não está só nas composições mas também na...

Duration:01:06:20

Episódio 22: Jorge Fernando

6/23/2021
O Jorge Fernando entrou no mundo do fado muito novo como guitarrista. Mais tarde foi responsável pela descoberta de algumas das maiores fadistas dos dias de hoje e responsável também pela composição dos seus sucessos. Para além de tudo isto ainda tem a sua própria carreira a solo. Sejam bem-vindos ao episódio do Jorge Fernando. O homem que entrega todos os seus talentos ao fado.

Duration:01:36:13

Episódio 21: Maria do Rosário Pedreira

6/16/2021
A Maria do Rosário escreve prosa, poesia e letras de canções. Como se isso fosse pouco ainda é editora, tendo sido responsável pela descoberta de alguns dos maiores nomes da nova geração de escritores. É um mulherão e para mim um enorme exemplo.

Duration:01:28:33

Episódio 20: Carlos Tê

6/9/2021
As letras do Carlos Tê fizeram-me querer ser letrista. Aquilo que o Carlos escreve chega a toda a gente. São letras profundas mas não são elitistas. É como se todas falassem sobre nós ou sobre um vizinho mas nunca sobre realidades distantes e difíceis de empatizar, e é por isso mesmo que todos as cantamos e algumas se tornaram hinos da nossa música popular. Espero que gostem deste episódio com um dos meus grandes ídolos.

Duration:01:17:40

Episódio 19: Rui Reininho

6/2/2021
A letras do Rui Reininho são parecidas com os sonhos ou com aquelas viagens maravilhosas que apesar de curtas vêm repletas de memórias. É por isso mesmo que cada vez que entro num desses sonhos ou embarco numa dessas viagens descubro algo novo, algo que parece ter aparecido só agora, só para mim.

Duration:01:27:14