CBN Brasil-logo

CBN Brasil

Grupo Globo

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Language:

Portuguese


Episodes

Conheça as provas do evento 'Vinhos de Portugal 2022'

5/25/2022
Jorge Lucki continua comentando sobre 'Vinhos de Portugal 2022'. Dessa vez, o comentarista detalha algumas das provas que ocorrem na atração e serão conduzidas por ele. O evento acontece nos dias 3 a 5 de junho, no Jockey Club Brasileiro, no Rio; e de 9 a 11 de junho, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

Duration:00:04:53

Preço do carro usado subiu 22% em 2021

5/25/2022
Luiz Gustavo Medina comenta o aumento peculiar do valor dos carros usados. 'Foi uma das coisas que mais ficou fora do lugar na inflação', reflete. 'O brasileiro médio empobreceu 11%.' Em abril, pela primeira vez em quase dois anos, não houve aumento. A alta é puxada também, lembra Teco, pela queda na produção de carros novos devido à falta de chips e outras peças.

Duration:00:04:44

Simone Tebet é lançada 'como candidata do que restou da terceira via'

5/25/2022
O MDB lançou oficialmente a pré-candidatura de Simone Tebet para a presidência da República, nesta terça-feira. Vera Magalhães observa que, na 'foto de lançamento', aparecem o presidente do partido, Baleia Rossi, e Roberto Freire, representando o Cidadania - porém, não havia ninguém do PSDB. Enquanto isso, a comentarista afirma que a sigla tucana está em 'DR coletiva, em que não consegue decidir o que fazer'.

Duration:00:08:05

Internet 5G é conhecida por 95% dos brasileiros, mas processo de instalação está atrasado

5/25/2022
De acordo com Thássius Veloso, a Anatel prevê mais dois meses até que todas as capitais do Brasil tenham rede 5G disponível. Segundo levantamento da IDC Brasil, 95% dos entrevistados conhecem a tecnologia. 'Não seria diferente, considerando-se que o leilão da Anatel ocorreu em outubro do ano passado', lembra Thássius. Apenas 22% dos consumidores brasileiros, contudo, pretendem migrar para um plano 5G nos próximos 12 meses. 'É muito pouco', afirma o comentarista, explicando os detalhes de seu...

Duration:00:03:25

Mudanças na Petrobras são feitas 'como se já não tivessem tentado tudo isso antes'

5/25/2022
Alexandre Schwartsman repercute a nova mudança no comando da Petrobras, em mais uma tentativa da gestão Bolsonaro de derrubar o preço dos combustíveis. O comentarista ressalta que estão sendo sugeridas soluções antigas para a questão, como fazer o alinhamento com os valores internacionais de maneira espaçada. 'A gente está essencialmente repetindo as propostas que vieram do governo de Dilma Rousseff', pontua.

Duration:00:13:39

Executivos da Petrobras comunicam ao governo federal a possível falta de diesel

5/25/2022
Míriam Leitão repercute a notícia divulgada pelo comentarista da Globo News, Valdo Cruz, em seu blog. 'A Petrobras não é capaz de suprir integralmente o mercado. Ela supre 70% do diesel. Então, se o preço fica mais baixo do que deveria estar, quem importaria, não importa', explica Míriam. A comentarista ainda contextualiza a tentativa de Bolsonaro em controlar os preços dos combustíveis: 'só para o período eleitoral'.

Duration:00:07:18

Paulo Guedes confirma reajuste de 5% para funcionários públicos

5/25/2022
O ministro da Economia disse que este é o aumento possível para repor a inflação do período, sem levar em conta perdas passadas. No Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ele afirmou que 'o mundo inteiro perdeu' e garantiu que o Brasil vai superar a inflação antes dos países desenvolvidos.

Duration:00:02:23

'Para conseguir apoio, Simone Tebet tem que aparecer nas pesquisas em movimento de alta'

5/25/2022
Merval Pereira fala sobre a pré-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, e a terceira via. Merval destaca que ela não tem apoio unânime nem dentro do próprio partido. 'Ela só vai conseguir ter esse apoio se começar a pontuar nas pesquisas’. Tudo vai depender da atuação dela no próximo mês. 'Ela é muito interessante como candidata. É mulher, muito assertiva, fala muito bem e conhece política'.

Duration:00:05:13

Oficializada como pré-candidata do MDB, Tebet reconhece não ter unanimidade do partido

5/25/2022
Em entrevista coletiva, a senadora Simone Tebet agradeceu o apoio do presidente da sigla, Baleia Rossi, mas admitiu não ter unanimidade dos membros do MDB, muito rachado entre Lula e Bolsonaro. Ela afirmou que haverá unanimidade e unidade nas convenções e disse ter certeza que o PSDB estará com ela. Segundo Tebet, sua candidatura vai conversar com todos os partidos do centro democrático, tenham candidato à presidência ou não.

Duration:00:03:16

'Vinhos de Portugal 2022' acontece em junho no Rio e em São Paulo

5/24/2022
O evento volta ao formato 100% presencial em 2022 e é evento organizado pelos jornais O Globo, Valor e o diário português Público. A atração ocorre nos dias 3 a 5 de junho, no Jockey Club Brasileiro, no Rio; e de 9 a 11 de junho, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. 'Não é porque é da casa, mas é o melhor e mais bem organizado evento de vinho no Brasil', avalia Jorge Lucki.

Duration:00:05:14

Troca na Petrobras pode sinalizar tentativa de mudar política de reajustes no estatuto

5/24/2022
Luiz Gustavo Medina fala sobre as possíveis intenções de Bolsonaro com a nova troca no comando da estatal petrolífera. Segundo ele, 'o problema que mais incomoda o presidente é o reajuste dos combustíveis', que consta no estatuto da empresa. Para mudar a política, seria necessário alterar questões internas. 'É ruim para a Petrobras, uma empresa enorme e importante, mas que fica numa acelera e freia sem saber direito o que está acontecendo', critica Teco.

Duration:00:06:09

Bolsonaro e Lula 'se aproximam' ao defender algum controle sobre preço dos combustíveis

5/24/2022
Já na noite desta segunda-feira, foi anunciada a quarta troca no comando da Petrobras, na tentativa de controlar a flutuação do preço dos combustíveis. Vera Magalhães observa que, tanto Lula, quanto Bolsonaro, defendem algum tipo de controle, neste sentido, por parte do governo. Mesmo assim, ela pontua que, até aqui, não há 'fórmula legislativa e nem política' para tal e faz um retrospecto das interferências da gestão Bolsonaro na estatal.

Duration:00:07:55

Preço do trigo sobe mais de 100% em um ano e Brasil pode se tornar exportador

5/24/2022
Cassiano Ribeiro alerta que, apesar de Rússia e Ucrânia serem os maiores produtores de trigo do mundo, o alto valor do cereal preocupa mais que o abastecimento. Na cotação da Bolsa de Chicago, o preço do trigo subiu mais de 100% nos últimos doze meses. Com a Ucrânia impedida pelos russos de escoar cerca de 22 milhões de toneladas de estoque, o Brasil se prepara com uma safra de volume além do usual. Para Cassiano, o país pode despontar como um dos principais exportadores para suprir a...

Duration:00:07:02

Médicos fazem alerta mundial para ecoansiedade ou ansiedade climática

5/24/2022
A ONU divulgou um relatório estimando que, em 2030, teremos cerca de 560 desastres globais por ano. Baseada nestes dados, Rosana Jatoba explica como a crise climática se tornou um problema de saúde pública. Ela conta que a ecoansiedade consiste em um distúrbio psíquico provocado pela preocupação extrema com a crise climática e atinge principalmente os mais jovens.

Duration:00:05:43

Reflexo da pandemia, matrículas em cursos híbridos aumentam 43% nas universidades particulares

5/24/2022
Em 2017, a modalidade era considerada por menos de 20% dos universitários. No primeiro ano da pandemia, o índice passou para 40%. Agora, se tornou alternativa para quase 80% dos alunos no país. No geral, o número de matrículas subiu 35%. Na modalidade presencial, 39%. Os dados são da Educa Insights em parceria com a ABMES e correspondem ao primeiro semestre do ano.

Duration:00:04:17

'Estamos vendo na Petrobras uma intervenção agressiva, indevida, ilegal e que desrespeita a lei'

5/24/2022
Míriam Leitão fala sobre mais uma troca no comando da Petrobras. ‘Foi uma surpresa e, ao mesmo, tempo não’. Caio Paes de Andrade não tem nenhum dos pré-requisitos estabelecidos na lei das estatais e nas normas de governança da Petrobras. Comentarista destaca que Bolsonaro quer congelar o combustível até as eleições, o ‘famoso estelionato eleitoral’. Míriam Leitão acrescenta que Guedes e Sachsida são auxiliares de Bolsonaro nesse projeto. ‘É muito ruim quando a área econômica se envolve dessa...

Duration:00:06:54

'Simone Tebet não vai ter apoio nenhum do MDB, fragmentado entre Lula e Bolsonaro'

5/24/2022
Merval Pereira crê que os partidos da terceira via vão lançar candidatos próprios 'para evitar problemas nos palanques estaduais para Lula e Bolsonaro'. Segundo ele, as 'siglas periféricas' estão se aproximando dos candidatos favoritos e devem fazer campanha por eles. Para Merval, o nome alternativo mais forte no momento, Simone Tebet, não terá apoio do próprio partido, que deve se dividir entre os líderes da pesquisa. 'O único candidato de terceira via é Ciro Gomes', comenta, 'isso se o PDT...

Duration:00:05:44

Inexperiência na área pode gerar judicialização de indicação de Caio Paes de Andrade para a Petrobras

5/24/2022
Indicado do governo para a Petrobras é nome de confiança de Paulo Guedes. Caio Paes de Andrade atuou como secretário de desburocratização do governo federal ligado diretamente ao ministro Paulo Guedes. Ele também foi presidente do Serpro. A chegada dele vem depois de Bolsonaro dizer que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, tinha carta branca para mexer na equipe. Caso a indicação de Caio Paes de Andrade seja aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, ele será o quarto...

Duration:00:04:26

Ação na Vila Cruzeiro visava interceptar líderes de facção, afirma comandante do BOPE

5/24/2022
Em entrevista à CBN, o tenente-coronel Uirá Ferreira, comandante do BOPE, disse que uma ação de inteligência com a PF e a PRF indicou movimentação de bandidos para se unirem em atividade criminosa em algum local do Rio. O grupamento, então, agiu para interceptá-los fora da comunidade. Contudo, um grupo de vigilância teria sido atacado pelos bandidos, causando confronto armado em área de barricadas. No embate, 10 suspeitos morreram, além de uma moradora. Segundo Uirá Ferreira, há fortes...

Duration:00:04:15

B3 revisa fluxo estrangeiro e muda saldo de R$ 71 bilhões para perda de R$ 7 bilhões em 2021

5/23/2022
Luiz Gustavo Medina lembra da primeira revisão, no final do primeiro trimestre, quando a bolsa brasileira apontou a queda do saldo de R$ 94 bilhões para R$ 68 bilhões. 'Isso é muito ruim, porque é um número que mostra o apetite estrangeiro no mercado brasileiro. Todo mundo acabou tomando decisão baseado em um número que estava errado', lamenta Teco.

Duration:00:02:53