CBN Brasil-logo

CBN Brasil

Grupo Globo

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Language:

Portuguese


Episodes

Críticos de vinhos têm 'papel de criar referência para o consumidor'

5/19/2022
No Momento do Brinde, Jorge Lucki comenta a importância e as funções de um crítico de vinhos. Segundo ele, os comentários e notas são fundamentais para nortear consumidores e ajudá-los a escolher o melhor custo-benefício. Ele conta que o pioneiro da crítica, Robert Parker, é responsável por criar o sistema de notas.

Duration:00:04:33

Para não se indispor com Bolsonaro, 'Aras não deve botar as mãos' em ação contra Moraes

5/19/2022
Na tarde desta quarta-feira, quando o STF rejeitou pedido do presidente para investigar o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que 'vai haver eleições e quem ganhar vai levar.' Bolsonaro, então, encaminhou o pedido à PGR. 'Me soou como se estivesse fazendo um teste de fidelidade', avalia Vera Magalhães. 'Mas há grande possibilidade de Aras não botar as mãos no assunto.' Para ela, o assunto deve ser engavetado em despacho...

Duration:00:08:02

Deu a louca nas bolsas

5/19/2022
As principais bolsas de valores do mundo tem oscilado com frequência nos últimos dias. Teco Medina conta que, nesta terça-feira, a americana, por exemplo, teve 'queda homérica' de cerca de 4%. 'Para os padrões dos EUA, é variação de mês ou talvez de ano', pontua. Ele atribui o movimento à alta dos juros no país.

Duration:00:04:50

Como diferenciar fatos de opiniões?

5/19/2022
Uma ouvinte professora diz estar assustada com a dificuldade dos jovens em fazer esta diferenciação e interpretar textos. Primeiramente, Leny explica que fatos são acontecimentos, enquanto opiniões são pontos de vista a respeito destes fatos. 'Com o aumento da disseminação de informações, precisamos ter um rigor muito maior para analisar e refletir sobre elas', pontua.

Duration:00:15:40

Dinâmicas da temática ESG no setor bancário brasileiro

5/19/2022
Rosana Jatobá faz uma prévia do podcast CBN Sustentabilidade deste domingo, no qual entrevista a gerente sênior de sustentabilidade do Bradesco, Fabiana Costa Tolentino. Na conversa, elas tratam, por exemplo, da atuação no banco no fomento a investimentos em projetos sustentáveis. A partir de 2023, a comentarista lembra, instituições financeiras do Brasil terão de reportar questões sociais, climática e ambientais, por exigência do Banco Central. 'Ainda há um bom caminho pela frente para...

Duration:00:05:35

Em atitude equilibrista, Aras deve 'sentar no prazo' de queixa-crime de Bolsonaro contra Moraes

5/19/2022
Após ter sua queixa-crime rejeitada pelo STF contra o ministro Alexandre de Moraes, o presidente a ajuizou também na Procuradoria-Geral da República. 'Aras vai ter que uma atitude de equilibrista, porque ele tem vários processos contra o Bolsonaro e nunca deu curso a nenhum deles; e quando deu, arquivou', destaca Merval Pereira. Sem prazo para resposta, o comentarista acredita que o PGR não aprecie a ação tão cedo.

Duration:00:03:54

Projeto de lei para limitar alíquota do ICMS 'não vai conter a inflação'

5/19/2022
Míriam Leitão comenta o PL em discussão na Câmara dos Deputados para limitar o ICMS cobrado sobre diversos itens importantes para a população, assim como para a arrecadação dos estados. No Twitter, Lira afirmou que a lei classificará combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes como serviços essenciais, com cobrança de ICMS máxima de 17%. Míriam acredita que a medida não deve surtir grandes efeitos.

Duration:00:09:06

Em meio à crise institucional, Guedes defende Bolsonaro e diz que ministros cometem 'excessos'

5/19/2022
Em evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, negou que existam riscos à democracia no Brasil. Segundo ele, 'Bolsonaro tem maus modos e xinga mesmo', mas é 'torcedor'. Ele afirmou ainda que o presidente 'atravessa a linha' de vez em quando, mas atribuiu a mesma atitude aos ministros do STF. De acordo com Guedes, eles também cometem excessos e precisam 'voltar para a caixinha'. A fala vem após acirramento dos ânimos entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes na Justiça.

Duration:00:03:24

O assunto é fundos imobiliários

5/18/2022
Luiz Gustavo Medina fala sobre a decisão da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) de liberar a distribuição de 'lucro caixa'. O comentarista afirma que a CVM mudou o entendimento sobre o assunto e explica que, basicamente, os imóveis arrecadam o dinheiro dos aluguéis, pagam as despesas e dividem os lucros para os cotistas. 'A CVM entende que o fundo pode e deve distribuir o lucro em forma de dividendos desta maneira'.

Duration:00:04:45

Escolha de vinhos para tomar com sopa 'pode ir pelo caminho da harmonização ou da vontade'

5/18/2022
Com as baixas temperaturas pelo país, sopas e caldos são uma boa pedida para se aquecer. Jorge Lucki explica como escolher o melhor vinho para combinar com o prato e um pouco de pão italiano. 'Em termos de compatibilidade, vinho branco é o melhor para sopas em geral, porque equilibra as características de um com o outro', conta. 'Mas se um vinho tinto vai te dar mais prazer, tudo bem.' Nesse caso, ele recomenda um pinot noir.

Duration:00:04:03

Memorando oficializa parceria entre Justiça Eleitoral e Telegram 'de olho no pleito deste ano'

5/18/2022
De acordo com o documento, o TSE terá um canal eletrônico direto para se comunicar com os representantes do Telegram, por onde serão encaminhadas denúncias feitas ao tribunal. 'O aplicativo está se comprometendo a modificar seus sistemas para poder se adequar às necessidades do Brasil', conta Thássius Veloso. Uma das funcionalidades será a marcação de publicações e canais que contenham informações imprecisas.

Duration:00:04:35

'Não deveremos ter solução para a terceira via hoje, como prometido'

5/18/2022
A expectativa era que fosse definida, nesta quarta-feira, a chapa que vai representar a terceira via na corrida pela presidência da República. Mesmo assim, está mantida uma reunião entre os presidentes do PSDB, MDB e Cidadania. Vera Magalhães conta que a Executiva da sigla tucana decidiu que, caso João Doria parta para as vias judiciais, ele não terá direito aos recursos do fundo eleitoral.

Duration:00:07:40

Blue Origin anuncia que o voo espacial com brasileiro foi adiado

5/18/2022
A viagem estava prevista para sexta-feira. Entre os tripulantes está o brasileiro Victor Correa Hespanha, que é de Minas Gerais e foi escolhido para a missão. Em post nas redes sociais, afirmou que o adiamento aconteceu após a checagem no foguete que será usado no passeio espacial.

Duration:00:00:52

Após queixa-crime de Bolsonaro contra Moraes, Fachin defende colega do STF: 'não teme ataques'

5/18/2022
Durante a apresentação do programa de combate à desinformação do STF, o presidente do TSE e ministro da Corte, Edson Fachin, defendeu Alexandre de Moraes, alvo de queixa-crime do presidente Bolsonaro, por abuso de autoridade. 'Moraes deve ser admirado e respeitado por não temer ataques, atuando com dedicação às causas públicas', afirmou Fachin. O presidente do STF, Luiz Fux, e o próprio Moraes também estavam no evento.

Duration:00:03:07

Toffoli rejeita pedido de Bolsonaro para investigar Moraes por abuso de autoridade

5/18/2022
Bolsonaro havia entrado com notícia-crime contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, mas o relator, o também ministro Dias Toffoli, afirmou que o pedido do presidente é juridicamente 'imprestável'. Segundo ele, o fato de Moraes ser relator do inquérito das fake news não é motivo para acusá-lo de abuso de autoridade.

Duration:00:01:36

'O mundo do trabalho está mudando muito e o Brasil está no meio de uma crise de falta de emprego'

5/18/2022
Míriam Leitão faz uma análise da queda do emprego com carteira assinada, com base em uma reportagem do G1. Em um período de oito anos, caiu de 43% para 38,1% o número de trabalhadores com carteira assinada. Comentarista destaca que algumas pessoas entram no empreendedorismo por necessidade e outras querem, de fato, empreender. 'Nem todo mundo tem vocação para empreendedor'.

Duration:00:08:16

Serra Gaúcha registra sensação térmica de -11°C com passagem da tempestade Yakecan

5/18/2022
Os termômetros da cidade de São José dos Ausentes mediram 0°C e sensação térmica de -11°C; Cambará do Sul também registrou temperaturas próximas de zero e neve. A ventania na serra do Rio Grande do Sul, por conta da passagem do ciclone Yakecan, atingiu 91 km/h. A capital Porto Alegre ficou em alerta. As autoridades fecharam o comércio mais cedo nesta terça-feira e aulas presenciais estão suspensas nesta quarta.

Duration:00:03:19

Briga só facilita a vida de Lula e Bolsonaro

5/18/2022
Merval Pereira fala da pressão que Doria está recebendo do PSDB para desistir do Planalto, em reunião da Executiva Nacional. Ele acredita que o capítulo final será na Justiça.

Duration:00:04:28

Deputados dão ultimato e cobram de Sachsida solução para reajustes na conta de luz

5/18/2022
Deputados deram um ultimato ao ministro de Minas e Energia para que se chegue a uma solução em relação aos reajustes na conta de luz dos brasileiros. Adolfo Sachsida tem uma semana para resolver o impasse. A Aneel autorizou alguns aumentos, conforme o prazo de cada distribuidora. Em alguns estados, o reajuste ultrapassou 20%.

Duration:00:03:13

O que os críticos consideram ao dar notas para os vinhos?

5/17/2022
Primeiramente, Jorge Lucki lembra que 'vinho não é uma ciência exata' e que podem haver diferenças de abordagens entre os diferentes críticos. O comentarista lembra um deles: Robert Parker, que, hoje em dia, já está aposentado. 'A nota dele era definitiva', ressalta.

Duration:00:05:52