CBN Brasil-logo

CBN Brasil

Grupo Globo

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Language:

Portuguese


Episodes

'MDB deve caminhar no sentido do candidato que defende democracia e diversidade', diz Helder Barbalho

10/3/2022
O político de MDB foi reeleito governador do Pará com 70,41% dos votos. Em entrevista ao CBN Brasil, Helder Barbalho afirmou que seu partido 'não deve se omitir no segundo turno presidencial', que será disputado por Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Duration:00:10:16

Mercado reage bem ao resultado no primeiro turno

10/3/2022
Luiz Gustavo Medina faz análise sobre alta no mercado financeiro. 'Ideia de talvez hoje ter um governo de esquerda que caminhe para o meio, em um congresso do meio para a direita, que obrigue o governo a dialogar, talvez seja uma combinação melhor do que a que gente imaginou que teria na semana passada', diz o comentarista.

Duration:00:04:35

'Se essa eleição seria um plebiscito sobre Bolsonaro, o Brasil o deu uma segunda chance'

10/3/2022
Vera Magalhães analisa o resultado das eleições em que aliados do presidente conseguiram a preferência do eleitorado nos principais centros do país. No Rio, Eduardo Pazuello foi eleito o segundo deputado federal mais votado. Em São Paulo, Ricardo Salles teve o triplo de votos de Marina Silva. Vera destaca a força da direita no Congresso a partir de 2023: 'muito forte e orgulhosa do resultado do governo Bolsonaro'.

Duration:00:10:59

Eleição tem urnas e apurações em bom funcionamento, mas biometria deixa a desejar

10/3/2022
No CBN Tecnologia, Thássius Veloso fala sobre o atestado de segurança e confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, características observadas no primeiro turno. Ele destaca, contudo, os atrasos causados nas seções por conta da inauguração da biometria. 'Não sei se a tecnologia usada no leitor biométrico é da melhor qualidade', pontua. 'Também faltou um pouco de orientação dos mesários.'

Duration:00:04:19

'A conclusão mais clara é o avanço da extrema-direita'

10/3/2022
Míriam Leitão faz uma análise dos resultados do primeiro turno. Ela destaca que nem tudo que é vitória de Bolsonaro é vitória do bolsonarismo. 'O PL existia antes de Bolsonaro'. Comentarista destaca ainda as disputas estaduais.

Duration:00:10:39

Nikolas Ferreira foi o deputado federal mais votado do país em 2022

10/3/2022
Ele teve quase 1,5 milhão de votos. Com grande apelo nas redes sociais e apoio do presidente Jair Bolsonaro, ele foi eleito ao primeiro cargo político em 2020, sendo o segundo vereador mais votado da história de Belo Horizonte. Nikolas Ferreira perde apenas em votação para Eduardo Bolsonaro, Enéas Carneiro e Celso Russomanno, ou seja, é o quarto mais votado da história das eleições no Brasil para deputado federal.

Duration:00:04:16

Reeleito em Minas Gerais, Zema diz que apoio a Bolsonaro 'tem tudo para dar certo'

10/3/2022
O governador Romeu Zema (Novo) confirmou à TV Globo que está em diálogo com o partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), que elegeu nove deputados para a Assembleia Legislativa de Minas. Zema afirmou que uma definição sobre as conversas deve sair em breve.

Duration:00:02:59

PDT deve apoiar Lula no 2º Turno; MDB tende a liberar bancada para decisão de apoio

10/3/2022
Após a definição do 2º Turno, as campanhas de Lula e Bolsonaro articulam apoios para a disputa presidencial. Enquanto o PDT, de Ciro Gomes, deve apoiar o petista, o MDB, de Simone Tebet, tende a liberar a bancada para eventuais apoios. Isso, mesmo que Tebet se posicione a favor de Lula. Ciro e Tebet somaram, juntos, sete milhões de votos. O União Brasil, de Soraya Thronicke, deve assumir posição neutra.

Duration:00:06:20

'A esquerda brasileira ainda não entendeu que a sociedade mudou'

10/3/2022
Merval Pereira analisa os resultados do primeiro turno da eleição de 2022. Ele destaca que a esquerda não compreendeu as mudanças 'da sociedade brasileira' e também não entendeu que os eleitores de Bolsonaro 'querem algum lugar que possam representar seus anseios'. Merval também comenta a queda drástica do PSDB.

Duration:00:07:08

TCU aumenta plantão de auditores em 50% para acelerar verificação dos boletins de urna

10/2/2022
O Tribunal de Contas da União realiza uma auditoria paralela das urnas eletrônicas. O presidente em exercício, ministro Bruno Dantas, informa que para acelerar a consolidação dos boletins de voto, a partir das 17h, estará aumentado em 50% o contingente dos auditores. Com isso, a verificação do TCU deverá ser concluída poucos minutos depois que o TSE liberar a totalização de cada seção.

Duration:00:37:35

É #FAKE que eleitores estariam comemorando vitória de Bolsonaro na Austrália

10/2/2022
Circula nas redes sociais um vídeo em que eleitores com a bandeira do Brasil estariam comemorando, neste domingo (2), a vitória do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) nas votações da Austrália. É #FAKE.

Duration:00:03:21

Vice de Lula, Alckmin vota em São Paulo e espera 'consolidação da democracia'

10/2/2022
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a vitória de sua chapa trará ao país um governo solidário, de paz, amor, civilidade e oportunidade para todos. Segundo ele, a eleição de Lula consolidará a democracia brasileira por retomar as instituições, constantemente atacadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Duration:00:02:34

Com filas quilométricas, votação de brasileiros em Paris não tem previsão para terminar

10/2/2022
A eleição na capital da França, que deveria terminar às 17h do horário local, teve falhas em urnas eletrônicas que causaram esperas de até quatro horas e uso de voto impresso. Mais de uma hora depois do término adequado, ainda não há expectativa de quando o pleito será encerrado. Funcionários da embaixada estão distribuindo senhas para agilizar o processo. Paris tem mais de 22 mil eleitores registrados neste ano.

Duration:00:01:38

Votação para Presidência da República é encerrada em 59 países, informa TSE

10/2/2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a votação para presidente da República já foi encerrada em 59 países. Entre as nações que encerraram a votação até o início da tarde estão Austrália, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Malásia, Turquia e Nova Zelândia. A divulgação oficial dos resultados só ocorrerá a partir das 17h, no horário de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país. Os resultados de cada seção eleitoral, no entanto, podem ser conferidos pelos próprios...

Duration:00:02:15

Filas extensas nas zonas eleitorais demonstram que 'comparecimento está muito alto'

10/2/2022
Por todo o país, eleitores relatam filas muito longas e até horas de espera para votar. Míriam Leitão conta que nunca viu filas tão grandes. Para ela, o cenário se explica pelo maior senso de comprometimento do eleitor. 'Isso reafirma a força da democracia e a confiança em um sistema eleitoral tão atacado ultimamente', pontua. 'Mesmo muitas pessoas cujo voto não é obrigatório vieram votar.' A comentarista fala ainda das perspectivas do resultado final, polarizado entre Lula (PT) e Bolsonaro...

Duration:00:12:35

'A dúvida é se a eleição termina em primeiro ou segundo turno'

10/2/2022
Merval Pereira faz uma análise das diferentes campanhas no primeiro turno das eleições. Ele destaca que o PT está confiante em fechar a eleição no primeiro turno, mas também está cauteloso. ‘Tudo indica que, se Lula não ganhar no primeiro turno, dificilmente ele perde no segundo turno’. Merval também destaca a situação de Simone Tebet e o tamanho que ela sairá da campanha. Comentarista destaca que Ciro Gomes sai da eleição menor do que já esteve. 'Ciro sai da eleição enfraquecido e sem muito...

Duration:00:07:00

Eleitor é preso após colar colocar supercola nos dígitos da urna em Campo Grande (MS)

10/2/2022
O jovem de 22 anos, identificado como Gabriel Scherer da Costa, conseguiu sair do local de votação antes de ser descoberto, mas foi preso pela Polícia Federal pouco tempo depois na própria casa. Ele colou as teclas no momento do voto. O crime foi identificado pelo próximo eleitor que acessou a cabina. O caso gerou filas de mais de 30 minutos na seção eleitoral. A urna irá passar por perícia.

Duration:00:02:54

Candidatos ao governo do Distrito Federal votam em Brasília

10/2/2022
O governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB) depositou seus votos na manhã deste domingo no Lago Sul e disse que 'não faz muita diferença' se o pleito for decidido no primeiro ou no segundo turno. Ele alfinetou adversários por suposta ausência de propostas. O segundo colocado nas pesquisas, Leonardo Grass (PV) reforçou sua confiança em chegar ao segundo turno e defendeu construção de frente ampla para derrotar Ibaneis Rocha no dia 30 de outubro.

Duration:00:02:44

Acompanhado de Marcelo Aro, Romeu Zema vota em Araxá, em MG

10/2/2022
O governador e candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) votou em Araxá, no Triângulo Mineiro. Ele estava acompanhado ao candidato ao Senado na chapa, Marcelo Aro (PP). Em comunicado, Zema disse que 'é um prazer exercer o direito como cidadão', afirmou que teve uma campanha 'limpa e propositiva' e disse que está confiante de que, caso eleito, terá um segundo governo muito melhor, porque não terá um estado 'caótico como recebeu'. O segundo colocado nas pesquisas ao...

Duration:00:02:28

Após derrota na final da Sul-Americana, Ceni diz que vai pensar sobre seu futuro

10/1/2022
'Tricolor' foi derrotado por 2 a 0 pelo Independiente Del Valle, em Córdoba, no Estádio Mario Kempes.

Duration:00:04:02