CBN Brasil-logo

CBN Brasil

Grupo Globo

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.

Language:

Portuguese


Episodes

'Fala de Lula sobre Israel foi um completo desastre em todos os fronts'

2/20/2024
Vera Magalhães continua analisando a declaração do presidente, que comparou os ataques israelenses em Gaza ao holocausto. Para ela, a fala de Lula não cumpre possíveis objetivos em nenhum âmbito: nem no internacional, nem no doméstico. Além disso, pode contribuir para levar mais pessoas ao ato organizado por Jair Bolsonaro.

Duration:00:08:51

A nova geografia do café se expande com produtoras mulheres

2/20/2024
Cassiano Ribeiro, editor da Globo Rural, traz Isadora Camargo, repórter da Globo Rural, para falar sobre a nova geografia do café. O cultivo está se expandindo para estados fora do eixo Minas—ES. E isso acontece pelas mãos de grupos de mulheres, produtores agroflorestais e até de comunidades quilombolas e indígenas, no Norte.

Duration:00:10:24

G20: Antony Blinken quer conversar com o Brasil sobre a situação na Venezuela

2/20/2024
Miriam Leitão comenta agenda de reuniões do G20. O ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos desembarcou hoje no Brasil. Antony Blinken tem grande interesse em discutir com o Brasil a situação na Venezuela, uma vez que acredita que o país possa ter uma boa relação com Nicolás Maduro.

Duration:00:05:53

Apoio formal do Hamas isola Lula e inviabiliza papel na negociação de cessar-fogo em Gaza

2/20/2024
Com ataque iminente de Israel a Rafah, no sul de Gaza, Carlos Alberto Sardenberg lamenta situação 'dramática' da população que 'não tem para onde fugir' com as fronteiras fechadas. O jornalista pontua como a crise diplomática com Israel prejudica a relação do Brasil com outros países, como o Egito, enquanto Lula assume a presidência do G20 e dificulta mediação para devolução de reféns e pausa humanitária no conflito.

Duration:00:04:37

Como está a repercussão da fala de Lula na política brasileira?

2/20/2024
Merval Pereira faz uma análise da repercussão na política nacional do pronunciamento de Lula, que comparou a situação em Israel ao Holocausto, episódio em que os nazistas assassinaram mais de 6 milhões de judeus. Comentarista destaca que a fala do presidente fortaleceu a oposição, pois, Bolsonaro era apoiador do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Mais de 100 deputados pedem o impeachment de Lula após o comentário, que foi feito na Etiópia.

Duration:00:05:23

Senado aprova projeto que permite pagamento de pedágio por cartões, PIX e QR Code

2/20/2024
O Senado aprovou o projeto de lei que permite o pagamento da tarifa de pedágio por meio de cartões de crédito e débito, além de PIX, QR code e outros pagamentos digitais. O texto foi aprovado com 17 votos, por unanimidade entre os senadores presentes na comissão de assuntos econômicos do Senado Federal.

Duration:00:02:40

Israel bombardeia Gaza antes de votação no Conselho de Segurança da ONU

2/20/2024
Nas primeiras horas desta terça (20), testemunhas relataram que bombardeios e combates noturnos atingiram o leste da cidade de Gaza e Khan Younis, no sul. Já são 29.092 mortos em Gaza, a maioria mulheres, adolescentes e crianças, segundo o Ministério da Saúde do território, controlado pelo movimento islâmico.

Duration:00:02:40

Abílio Diniz foi um dos grandes empresários que o Brasil já teve, o rei do varejo

2/19/2024
Em "O Assunto é Dinheiro" de hoje, Luiz Gustavo Medina homenageia o fundador do Pão de Açúcar e comenta os destaques da vida e da carreira do empresário. O colunista comenta que Abílio Diniz vai fazer muita falta, sobretudo pela sua dedicação e atuação. Ele lembra que já teve a oportunidade de entrevistar o administrador. O empresário morreu neste domingo (18), aos 87 anos.

Duration:00:04:24

Comparação de conflito entre Israel e Palestina com holocausto foi 'descabida'

2/19/2024
Vera Magalhães repercute a crise desencadeada com Israel após o presidente Lula comparar a guerra com a Palestina com o holocausto. Para a comentarista, a comparação foi 'descabida'.

Duration:00:06:17

IBC-Br: "não é um grande crescimento, mas é bom"

2/19/2024
Míriam Leitão analisa o IBC-Br, índice que registrou alta de 2,45% em 2023, segundo dados do Banco Central. A comentarista explica que 2024 começou da mesma forma que o ano passado: com economistas apostando em melhores previsões de crescimento e variação da taxa de juros. Míriam destaca que as projeções têm ficado piores do que a realidade, o que se mostra uma boa notícia para o cenário econômico, e que o IBGE deve apresentar um número maior do que 3%.

Duration:00:06:08

Lula se reúne com ministro Celso Amorim após ser declarado como "persona non grata" por Israel

2/19/2024
Merval Pereira comenta a crise diplomática entre Brasil e Israel. Israel declarou o presidente Lula como "persona non grata" após comparação da crise humanitária em Gaza com o Holocausto. Lula organizou reunião de emergência para discutir a crise.

Duration:00:03:47

Forças de segurança intensificam buscas por fugitivos na divisa entre Rio Grande do Norte e Ceará

2/19/2024
Neste sexto dia de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, forças de segurança intensificaram as buscas pelos fugitivos na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, especialmente na cidade de Baraúna.

Duration:00:01:54

Quais são os impactos do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável nas cidades?

2/18/2024
No CBN Sustentabilidade, Rosana Jatobá recebe a diretora-executiva de impacto da Tembici, Carolina Rivas, para uma conversa sobre mobilidade urbana. Entre os destaques, está o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável nas cidades.

Duration:00:25:25

'A gente já sabia que a troca no Ministério da Justiça viria seguida de muita pressão sobre Lewandowski'

2/16/2024
Vera Magalhães fala sobre os desdobramentos da fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró. 'A gente já sabia que a troca no Ministério da Justiça viria seguida de muita pressão sobre o ministro Ricardo Lewandowski no tema da segurança pública'.

Duration:00:05:45

Herança e doações: projeto quer regulamentar imposto progressivo de até 8% em SP

2/16/2024
Luiz Gustavo Medina explica o assunto e ajuda a entender o que está em jogo.

Duration:00:05:53

Conheça Sora, a nova inteligência artificial da OpenAI

2/16/2024
Ana Letícia Loubak, editora de Celulares no TechTudo fala sobre Sora, a nova inteligência artificial que a OpenAI anunciou ontem (15). A aplicação é capaz de criar vídeos de até 60 segundos a partir de comandos de texto e ainda não está aberta pro público geral.

Duration:00:07:28

Fugitivos de Mossoró: 'É hora de rever todo o sistema e dar uma resposta rápida à sociedade'

2/16/2024
Míriam Leitão fala sobre operação para capturar os fugitivos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que ganha destaque especialmente nos primeiros dias da gestão de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública. 'As explicações sobre as falhas no sistema de segurança até o momento têm sido consideradas insatisfatórias'. Ouça.

Duration:00:07:37

‘O perigo para a democracia do uso distorcido de novas tecnologias é imenso’

2/16/2024
Merval Pereira fala sobre o roteiro do golpe que vem sendo desarticulado na investigação da Polícia Federal. Há indícios do uso de uma rede de disseminação de notícias falsas com a finalidade de desacreditar todo o processo eleitoral e fomentar o caminho para o golpe. ‘Essa atividade paralela do governo Bolsonaro já era percebida há muito tempo, agora nós ficamos sabendo de informações que só confirmam o que estava acontecendo’. Comentarista alerta que, com a Inteligência Artificial, a situação vai piorar nas próximas eleição. ‘Tem que ter uma regulamentação forte sobre isso’.

Duration:00:04:50

Alexandre de Moraes mantém a decisão de proibir contato entre investigados da Operação Tempus Veritatis

2/16/2024
O Ministro do STF manteve a proibição de contato entre os investigados da operação da PF contra os atos antidemocráticos. Moraes explica que medida tem o objetivo de resguardar a investigação.

Duration:00:03:05

Investigadores envolvidos nas buscas por presos que fugiram afirmam que estão recebendo trotes

2/16/2024
Moradores de Mossoró, no Rio Grande do Norte, afirmam ter visto na manhã desta sexta-feira (dia 16) os dois presos que fugiram do presidio federal. A informação é de investigadores do caso. Além disso, na madrugada, roupas, uma toalha e rastros foram encontrados a sete quilômetros da penitenciária. O material e as pegadas estavam em uma área de mata e são os mesmos que foram furtados de uma casa logo após a fuga. As buscas se concentram na região.

Duration:00:04:15