CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

Quase 5 milhões de beneficiários do INSS precisam fazer prova de vida

9/18/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, a advogada previdenciária Vanessa Vidutto explicou que quem não fizer a prova de vida poderá perder o benefício. O procedimento foi suspenso em 2020 por causa da pandemia, mas foi retomado em junho de 2021. Confira o calendário abaixo.

Duration:00:18:21

Governo deve pensar em racionamento de energia e volta do horário de verão

9/17/2021
Segundo o professor Adilson de Oliveira, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, as medidas adotadas pelo governo até agora não foram suficientes para diminuir a demanda por energia, que deve aumentar com a chegada do verão. O especialista, que atuou na crise de 2001, afirma que o governo deve pensar em adotar cortes localizados de energia para evitar um colapso.

Duration:00:21:04

Parecer aponta provas de crimes cometidos na pandemia por Bolsonaro

9/16/2021
Para o advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho, o parecer apresentado por juristas à CPI da Pandemia é um documento histórico minucioso. Em entrevista ao CBN Madrugada, o especialista explicou que os crimes comuns possivelmente cometidos por Bolsonaro configuram crime de responsabilidade que justificaria um pedido de impeachment.

Duration:00:26:12

Pesquisadores estudam canabidiol para tratamento de síndrome pós-covid

9/15/2021
O cardiologista Edimar Bocchi, diretor da Unidade Clínica de Insuficiência Cardíaca do Instituto do Coração de São Paulo, coordena a pesquisa no Brasil. Em entrevista ao CBN Madrugada, ele explicou como o componente da maconha poderá ajudar a tratar sequelas da covid-19, como fadiga, fraqueza muscular, insônia, dores de cabeça e problemas psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Duration:00:20:53

Bolsonaro atinge a menor popularidade digital desde o início do governo

9/14/2021
O Índice de Popularidade Digital avalia variáveis como número de seguidores, comentários, curtidas, compartilhamentos e reações positivas e negativas às postagens. Em entrevista ao CBN Madrugada, o cientista político Felipe Nunes, professor da UFMG e diretor da consultoria Quaest, explicou que a militância bolsonarista ficou frustrada com o recuo do presidente em relação às ameaças ao STF no dia 7 de Setembro.

Duration:00:22:30

Desmatamento no Cerrado afeta abastecimento de água no Brasil

9/11/2021
Neste Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, o CBN Madrugada ouviu a professora da Academia de Ação Climática da Plataforma 2811, Flavia Bellaguarda. A especialista em sustentabilidade explicou que a agropecuária é a grande responsável pelo desmatamento no cerrado e alertou que faltam ações de fiscalização por parte do governo.

Duration:00:22:26

'Responsabilidade do governo pela alta dos preços é grande'

9/10/2021
Para o economista Nelson Marconi, a inflação em agosto ficou dentro do esperado, mas acima do que deveria ser. Em entrevista ao CBN Madrugada, o professor da FGV disse que o governo pode tomar atitudes para controlar os preços sem promover congelamentos. Além disso, as crises provocadas pelo presidente Jair Bolsonaro contribuem para a fuga de dólares e a consequente desvalorização do real.

Duration:00:16:43

Novo medicamento contra covid-19 contribui para reduzir casos graves

9/9/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, a infectologista Raquel Muarrek, da Rede D'Or, comentou a aprovação pela Anvisa do uso emergencial do sotrovimabe para o tratamento da covid-19. Sobre a pandemia, a especialista ressaltou que o mais importante agora é aumentar a vacinação com segunda dose e usar máscara.

Duration:00:16:55

Carga tributária no Brasil não vai cair enquanto não houver reforma administrativa

9/3/2021
A avaliação é do advogado Douglas de Oliveira. Mestre e doutorando em direito comercial, ele lembra que o texto da reforma do Imposto de Renda aprovado na Câmara reduz os impostos para pessoa física, mas cria outras taxações, como a cobrança de tributos sobre dividendos.

Duration:00:15:37

Texto-base da reforma do IR alivia carga tributária de quem tem renda menor e extingue benefícios setoriais

9/2/2021
A avaliação é do economista-chefe da Valor Investimentos. Paulo Duarte diz, no entanto, que é cedo para avaliar qualquer resultado. Ele lembra que, historicamente, o primeiro projeto votado no Congresso não é, necessariamente, o que será aprovado no final.

Duration:00:19:08

Primeira dose da vacina protege muito pouco contra a variante Delta

9/1/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, a infectologista Raquel Stucchi alerta que é fundamental que as pessoas não esqueçam de tomar a segunda dose. A professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia acrescenta que, para a terceira dose, os estudos já demonstram que a troca do fabricante traz proteção ainda maior.

Duration:00:17:07

Atitude do BB e da Caixa de ameaçar sair da Febraban é 'descabida'

8/31/2021
A avaliação é do cientista político Malco Camargos. Segundo o professor da PUC de Campinas, em vez de melhorar suas ações sociais, as instituições adotaram decisões políticas em defesa do presidente da República.

Duration:00:20:54

'Bolsonaro defende o armamento da população em uma perspectiva política'

8/28/2021
O gerente de advocacy do Instituto Sou da Paz, Felipe Angeli, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que o aspecto mais preocupante da fala de Jair Bolsonaro em relação à compra de fuzis é que o presidente deixa claro que defende o armamento da população como instrumento de ação política e não apenas como medida de segurança. Felipe Angeli afirma, no entanto, que o chefe do Executivo nunca escondeu sua política armamentista.

Duration:00:21:32

O país ganha com a validação da autonomia do Banco Central, avalia economista

8/27/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, Joelson Sampaio, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, afirmou que a medida traz menos risco de interferência política nas ações do BC.

Duration:00:16:42

Não há motivo técnico para Ministério da Saúde excluir a Coronavac para terceira dose

8/26/2021
A avaliação é do infectologista do hospital Emílio Ribas, Jamal Suleiman. O médico qualifica como desgastantes os frequentes atritos entre os governos federal e paulista nos assuntos ligados à pandemia. Suleiman acredita, no entanto, que a situação se reverta nas próximas três semanas. 'A Coronavac é uma vacina excepcional', afirma.

Duration:00:17:25

Aras deve ter postura sintonizada com interesses do Planalto quando receber relatório da CPI

8/25/2021
A avaliação é do cientista político Humberto Dantas, que levou em consideração o histórico do procurador-geral da República. head de educação do Centro de Liderança Pública admite, no entanto, que ainda há muita especulação sobre os resultados da comissão.

Duration:00:17:20

'A única forma de coibir a soltura de balões é com penas bem mais severas'

8/24/2021
A avaliação é de André Siqueira, diretor-presidente da ONG ECOA, Ecologia e Ação. Segundo o ambientalista, trata-se de um problema crônico.

Duration:00:18:20

Algumas medidas de flexibilização em SP não passaram pelo Centro de Contingência do Coronavírus

8/21/2021
A afirmação é do ex-integrante do grupo, Marcos Boulos. Segundo o professor sênior da Faculdade de Medicina da USP, as recomendações dos especialistas já não vinham sendo atendidas na totalidade. Para Boulos, pressões econômicas, principalmente dos setores de bares e restaurantes, pesaram nas decisões do governador João Doria.

Duration:00:14:17

Recondução do PGR antes do relatório final da CPI pode ser negativa para Bolsonaro

8/20/2021
A avaliação é do cientista político Rafael Cortez. Para o sócio da Tendências Consultoria, se Augusto Aras for reconduzido para mais dois anos, o constrangimento de tentar manter uma boa relação com o chefe de governo pode não mais existir, o que abriria caminho para uma postura mais proativa. Segundo Cortez, as declarações do relator e de outros integrantes da comissão sugerem um relatório ambicioso, com responsabilização de diversos atores, incluindo Jair Bolsonaro.

Duration:00:22:58

Ministro da Educação está despreparado no que tange ao atendimento a estudantes com deficiência

8/19/2021
A afirmação é de Rodrigo Mendes, organizador da obra 'Educação inclusiva na prática'. Mestre em gestão da diversidade humana, ele se refere à fala de Milton Ribeiro de que os alunos com deficiência atrapalham o ensino dos demais. Segundo Rodrigo, trata-se de uma visão de 40 anos atrás. 'Se o Brasil quer fortalecer a democracia, precisa investir em um tipo de escola que acolha todas as pessoas', acrescenta. Acesse a obra em:...

Duration:00:15:48