CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

'É hora de retração e não de flexibilização', diz infectologista

1/20/2022
O pediatra e infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que é um despropósito defender qualquer evento que provoque aglomeração neste momento da pandemia. Segundo o infectologista, não se pode pensar em flexibilizar nada agora.

Duration:00:17:26

'É muito difícil um presidente se reeleger em um contexto de crise econômica extrema', diz cientista política

1/15/2022
A cientista política Graziella Testa, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que Jair Bolsonaro deve fazer muito uso de verba pública nos próximos meses para agradar o centrão e tentar reverter a queda nas pesquisas. A cientista política refere-se à medida que transfere do Ministério da Economia para a Casa Civil o controle final sobre as verbas do Orçamento.

Duration:00:22:15

'Zona de convergência do Atlântico Sul explica chuvas significativas em Minas e na Bahia', diz meteorologista

1/14/2022
A quantidade de chuvas que caíram no Vale do Jequitinhonha, no sudeste de Minas Gerais, somente em dezembro do ano passado, foi quase o mesmo que a média histórica anual na região. Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia, o fenômeno foi decorrente das zonas de convergência do Atlântico Sul.

Duration:00:14:56

'Faz muito sentido vacinar crianças contra a Covid-19 o quanto antes', ressalta especialista

1/14/2022
Um pouco de febre é uma resposta comum, normal, à vacinação nas crianças, alerta o infectologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo, Evaldo Stanislau. O primeiro lote de vacinas infantis chegou ao Brasil nesta quinta-feira.

Duration:00:19:30

Quebra de cadeias produtivas ao longo da pandemia se reflete em cenário inflacionário, diz economista

1/12/2022
O economista da Valor Investimentos, Davi Lelis, avalia que o Banco Central segurou os juros baixos por muito tempo, o que dificultou o combate à inflação. Em carta aberta divulgada nesta terça-feira, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, citou a pandemia e a crise hídrica como fatores que pressionaram os preços para cima.

Duration:00:17:08

'Autorização para uso do autoteste da Covid é absolutamente necessária', diz infectologista

1/11/2022
A infectologista Raquel Stucchi, professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca a importância da autorização para uso do autoteste da Covid-19, principalmente neste momento em que os casos da doença estão aumentando. A infectologista diz, no entanto, que o ideal seria que o material fosse distribuído gratuitamente à população, como política pública.

Duration:00:14:45

'Péssima notícia no momento em que o mundo pede mais transparência de dados ambientais', diz diretora de Ciência do IPAM

1/7/2022
A diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ane Alencar, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que o Brasil tem potencial para liderar uma agenda de sustentabilidade em todo o mundo, mas não com a política ambiental que temos atualmente. Nesta quinta-feira, o Inpe anunciou que, por falta de verba, vai desmobilizar a equipe que monitora o desmatamento no Cerrado.

Duration:00:16:54

'Postura do Ministério da Saúde em relação à vacinação das crianças é lamentável', diz epidemiologista

1/6/2022
A epidemiologista Carla Domingues, em entrevista ao CBN Madrugada, fala sobre o Ministério da Saúde que recomenda aos pais para que procurem um médico antes da imunização. Para Carla Domingues, isso coloca em dúvida a necessidade de vacinação.

Duration:00:15:48

'Consulta pública foi só para empurrar com a barriga a vacinação de crianças', diz infectologista

1/5/2022
O infectologista Carlos Starling, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que a demora em autorizar a vacinação de crianças no Brasil é mais uma atitude negacionista e criminosa. Segundo Carlos Starling, a consulta pública promovida pelo Ministério da Saúde foi uma das coisas mais absurdas vistas nessa pandemia.

Duration:00:18:42

'Flurona não é uma novidade e há casos relatados desde 2020 no mundo', diz infectologista

1/4/2022
A infectologista do Hospital Sírio Libanês, Mirian Dal Ben, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que houve um aumento expressivo dos atendimentos a pacientes com sintomas de gripe ou Covid nas últimas duas semanas, mas o índice de internação continua baixo. Segundo a médica, o não agravamento dos casos evidencia o importante papel da vacinação.

Duration:00:14:24

'Inflação desorganiza ambiente econômico e político', diz Roberto Padovani

12/31/2021
O economista-chefe do banco BV, Roberto Padovani, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que o ano de 2022 deve trazer um ambiente instável para o mercado financeiro, com alta de juros em boa parte do mundo e valorização do dólar, o que faz aumentar a procura por investimentos de renda fixa. Segundo Roberto Padovani, a questão eleitoral também assusta os investidores.

Duration:00:18:40

'A gente tem que se manter vacinado e se manter cuidadoso', diz infectologista sobre Ômicron

12/30/2021
O infectologista do hospital Beneficência Portuguesa, João Prats, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que a vacinação das crianças contra a Covid-19 é importante não só pela proteção dos menores, mas também porque ajuda a criar uma barreira vacinal que protege aqueles que não podem receber o imunizante. Segundo o médico, pessoas vacinadas transmitem o vírus por menos tempo.

Duration:00:17:39

'Brasil precisa retomar a política de inclusão social adotada em governos anteriores', diz ex-ministro da Educação

12/29/2021
O ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que a diferença nas notas de redação do Enem entre candidatos brancos e os declarados indígenas, pretos e pardos revela a falta de oportunidade e a injustiça de nossa sociedade com as populações mais vulneráveis.

Duration:00:18:12

Consulta pública 'é mais falsa que nota de três reais e mais inútil do que um enxugador de gelo', diz epidemiologista

12/28/2021
O epidemiologista Pedro Hallal, em entrevista ao CBN Madrugada, fala da consulta pública sobre a vacinação contra Covid em crianças. Ele destaca que as decisões em relação às imunizações no país sempre foram tomadas com base na ciência. Pedro Hallal ressalta que o objetivo da consulta é difundir as ideias negacionistas que circulam no governo federal.

Duration:00:16:58

'Quanto maior o número de pessoas vacinadas contra a Covid, menor a possibilidade de transmissão', diz pediatra

12/18/2021
A pediatra Ana Escobar, em entrevista ao CBN Madrugada, diz que não há nenhuma necessidade de ouvir outras pessoas para o início da vacinação de crianças contra a Covid, como defendeu o ministro da Saúde. Segundo a pediatra, a autorização da Anvisa é uma garantia de que o imunizante é eficaz e seguro.

Duration:00:14:44

'Chapa Lula-Alckmin seria vantajosa para o ex-presidente', diz cientista político

12/18/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, o cientista político Rodrigo Prando disse que uma eventual chapa entre os dois seria vantajosa para Lula, pois significaria um aceno ao centro político e a uma parcela mais conservadora do eleitorado. O cientista político afirma, no entanto, que é cedo para cravar que o ex-tucano será candidato a vice. Para Prando, Alckmin ainda deve analisar as chances de voltar a ser governador de São Paulo.

Duration:00:19:43

'É preciso meter a colher em briga de marido e mulher', diz promotora de Justiça

12/16/2021
A promotora de Justiça, do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica, Fabiola Sucasas, em entrevista ao CBN Madrugada, diz que é preciso meter, sim, a colher em briga de marido e mulher. Fabiola Sucasas ressalta a importância de ficarmos atentos aos sinais que indicam um relacionamento abusivo. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram a ocorrência, em 2020, de um feminicídio a cada seis horas e meia, no Brasil.

Duration:00:22:18

'Mudanças nos padrões climáticos vão custando as vidas das pessoas', afirma secretário do Observatório do Clima

12/15/2021
O secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que as tragédias climáticas recentes, nos Estados Unidos e no Brasil, mostram a força da natureza e o quanto devemos mudar os rumos do que estamos fazendo no planeta na questão do clima. Marcio Astrini diz ser possível que o Brasil cumpra as metas estabelecidas na COP-26, mas adverte que, quanto à redução da emissão de carbono, continuamos na direção oposta.

Duration:00:15:34

'Quanto mais dificuldade para a entrada de pessoas infectadas no país, melhor’, afirma infectologista

12/14/2021
O infectologista Marcos Boulos, professor sênior da Faculdade de Medicina da USP, destaca que a exigência do comprovante de vacinação para entrada no país já deveria ter sido adotada há muito tempo. Segundo Boulos, como todo o mundo está fazendo isso, caso a medida não seja adotada, o Brasil acabaria se tornando o destino turístico das pessoas não vacinadas.

Duration:00:12:51

2021 é o período de maior retrocesso na luta contra a corrupção no Brasil, afirma procurador

12/11/2021
Em 9 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional Contra a Corrupção. Para falar sobre o tema, o CBN Madrugada recebeu o procurador de Justiça Roberto Livianu, doutor em Direito pela USP, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. Para ele, 2021 entra para a história como o período com o maior nível de retrocessos na agenda. Livianu cita, como principal exemplo, o que chamou de 'esmagamento' da lei de improbidade.

Duration:00:24:28