CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

'Resultado de um processo de desmonte de toda a política ambiental', diz ex-presidente do Ibama

7/2/2022
A ex-presidente do Ibama, Suely Araújo, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que os dados que indicam o maior registro de desmatamento na Amazônia nos últimos sete anos são o resultado de um processo de desmonte de toda a política ambiental brasileira. A área devastada no primeiro semestre, 3.750 km2, equivale a mais duas cidades de São Paulo.

Duration:00:17:01

Organizações públicas estão um passo atrás na questão dos canais de denúncias, diz advogada

6/30/2022
A advogada Luciana Terra, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que as organizações privadas estão um passo adiante das públicas no trato com as questões de assédio moral e sexual contra mulheres. Diretora do 'Me too Brasil' e líder do projeto Justiceiras, ela lembra que essas iniciativas oferecem um canal aberto gratuito com assistência psicológica e jurídica para que as vítimas possam denunciar.

Duration:00:20:42

‘Uma política deliberada do governo Bolsonaro de armas para todos’, diz especialista em segurança pública

6/29/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, Daniel Cerqueira, conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destaca que o aumento de 474% no total de pessoas com registro de armas de fogo nos últimos três anos faz parte de uma política deliberada de ‘armas para todos’ por parte de Jair Bolsonaro. Para Daniel Cerqueira, estamos contratando uma calamidade para o presente e o futuro do Brasil.

Duration:00:22:04

'Movimento de Bolsonaro é de absoluta radicalização', diz cientista político

6/28/2022
O cientista político Francisco Tavares, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o anúncio feito por Jair Bolsonaro de que o general Braga Netto deve ser o candidato a vice na chapa à Presidência mostra uma absoluta radicalização para fortalecimento das bases do espectro político ideológico de extrema-direita. Francisco Tavares ressalta que há quem diga que se trata de uma estratégia de quem está pensando em colocar em questão a credibilidade do pleito, caso não seja vitorioso. Tavares diz...

Duration:00:20:05

OMS estuda declarar estado de epidemia para a varíola dos macacos

6/25/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o infectologista Roberto Focaccia falou sobre a análise da Organização Mundial de Saúde para a doença. O livre-docente pela USP ainda explicou como acontece a transmissão da varíola. Diferentemente da Covid-19, a doença se dá pelo contato e não pelo ar.

Duration:00:20:11

'Passa a ideia de sustentação do pleito ucraniano por independência diante da Rússia', diz especialista

6/24/2022
O mestre em Relações Internacionais Tanguy Baghdadi, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o início do processo de integração da Ucrânia à União Europeia mostra que a Europa sustenta o pleito ucraniano por independência em relação à Rússia. Segundo especialista, o movimento não deve provocar o agravamento das tensões com o Kremlin, que já admitia essa situação.

Duration:00:15:23

Prisão de ex-ministro terá impacto significativo na campanha de Bolsonaro, diz cientista político

6/23/2022
O cientista político Rafael Cortez, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro terá impacto significativo na campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Segundo professor do IDP-SP, o presidente já enfrenta uma agenda negativa nos planos econômico e social e, se uma CPI for criada, a situação fica ainda pior para Bolsonaro.

Duration:00:19:15

'Parece que a população esqueceu que as vacinas são método extremamente eficiente de proteção contra doenças'

6/22/2022
O imunologista Dewton Vasconcelos, em entrevista ao CBN Madrugada, alerta que quem não realiza o esquema completo de vacinação contra a Covid tem de 11 a 20 vezes mais chances de desenvolver formas graves da doença ou ir a óbito. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 111 milhões de doses de vacina já poderiam ter sido aplicadas em indivíduos aptos.

Duration:00:20:31

'Mesmo com troca de comando, possível guinada na maneira de administrar não deve ocorrer'

6/21/2022
O economista Igor Lucena, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que a Petrobras não deve dar nenhuma guinada e a mudança do sistema de preço de paridade de importação não vai ocorrer. Segundo ele, como uma empresa de economia mista, a companhia tem regras próprias e não responde apenas ao governo.

Duration:00:18:18

Ômicron está mais transmissível, mas perdeu a capacidade de comprometer o pulmão, diz infectologista

6/18/2022
O infectologista Evaldo Stanislau de Araújo, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que as novas cepas da variante Ômicron, da Covid, BA4 e BA5, ignoram a imunidade da vacina, mas não tem provocado mortes em quem está completamente imunizado. Segundo o diretor da Sociedade Paulista de Infectologia, a Ômicron está mais transmissível, mas perdeu a capacidade de penetrar nos pulmões.

Duration:00:16:59

Aumento da Selic era esperado, mas ainda insuficiente para conter a inflação, diz economista

6/17/2022
O economista Reginaldo Nogueira, diretor-geral do Ibmec São Paulo, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que o Banco Central poderia ter aumentado ainda mais os juros básicos para tentar conter a inflação. Para o economista, a Selic em 13,25% ao ano ainda não é suficiente, principalmente por causa das pressões do cenário internacional.

Duration:00:17:36

'Situação deflagra o quanto a política ambiental do Brasil está abandonada'

6/16/2022
Em entrevista ao CBN Regiane Bressan, professora de RI da Unifesp, destaca que o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips estremece as relações do Brasil com a União Europeia. Ela ressalta que essa é mais uma situação que se soma a dificuldade da imagem do Brasil no exterior.

Duration:00:12:35

'Uma declaração infeliz de Bolsonaro; Bruno nunca fez nenhum tipo de aventura'

6/16/2022
O assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, Yura Marubo, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que Bruno Pereira nunca fez nenhum tipo de aventura, como alegou o presidente Bolsonaro. Segundo ele, o indigenista sempre ajudou muito as forças de segurança, apontando os problemas da região.

Duration:00:11:56

'Emissões de gases do efeito estufa no Brasil decorrem, principalmente, do desmatamento'

6/15/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o ambientalista João Paulo Capobianco destaca que as emissões de gases do efeito estufa não têm nada a ver com desenvolvimento econômico. Membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, ele afirma que mais de 40% das emissões, no Brasil, são oriundas do desmatamento. Dados divulgados nesta segunda-feira mostram que entre os 10 municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa, oito estão na Amazônia.

Duration:00:17:50

'Durante a pandemia houve uma modificação do padrão de consumo de álcool em algumas pessoas'

6/15/2022
As mortes totalmente atribuíveis ao álcool cresceram 24% em 2020 na comparação com 2019, segundo dados do SUS revelados pelo Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool. Em entrevista ao CBN Madrugada, o presidente executivo do CISA, Arthur Guerra, destaca que ainda não há como afirmar, cientificamente, que isso tem relação com a pandemia. O psiquiatra diz, no entanto, que não há dúvidas de que algumas pessoas passaram a consumir mais álcool neste período.

Duration:00:15:09

Bolsonaro transformou o Brasil em um pária internacional, aponta professor

6/11/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o professor de Relações Internacionais da Facamp, Pedro Costa Júnior, criticou as posturas do governo brasileiro em relação às políticas internacionais. No entanto, segundo ele, este efeito de 'pária', é passageiro. Para Costa, a bagagem estrutural, geográfica, populacional e cultural do Brasil permanece no longo prazo.

Duration:00:22:27

'Terceira via vai funcionar como moeda de troca para eventual segundo turno', diz cientista político

6/10/2022
O cientista político Paulo Ramirez, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que a candidatura de Simone Tebet é uma tentativa de MDB, PSDB e Cidadania ampliarem suas moedas de troca num possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Para o professor da ESPM, se a chapa atingir 5% dos votos, ganha peso nas negociações para a composição do futuro governo.

Duration:00:18:15

'Custo elevado e benefício incerto', diz economista sobre proposta para reduzir ICMS

6/9/2022
O economista Daniel Couri, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado, em entrevista ao CBN Brasil, destaca que a proposta do governo federal de ressarcir os estados por perdas com ICMS tem custo bem elevado e benefícios incertos. Segundo o economista, se for implementada, a mudança vai ampliar ainda mais o déficit da União.

Duration:00:12:42

'Imprensa é fundamental para que tenhamos a democracia oxigenada', diz procurador de Justiça

6/8/2022
O procurador de Justiça Roberto Livianu, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que o Brasil ocupa uma posição constrangedora no ranking de liberdade de expressão publicado pela Repórteres Sem Fronteiras. Segundo o presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, à exceção da imprensa bajuladora da Presidência da República, os outros veículos vivem momentos espinhosos.

Duration:00:19:16

'Preocupação é grande porque estamos indo para uma nova onda de casos', diz infectologista

6/7/2022
O infectologista Estevão Urbano, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que o aumento do número de casos de Covid gera preocupação porque mostra que estamos indo para uma nova onda da doença. O presidente da Sociedade Mineira de Infectologia acrescenta que há ainda uma subnotificação, pois boa parte dos que fazem o autoexame nas farmácias não comunica a infecção às autoridades sanitárias.

Duration:00:19:08