CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

'Movimento de Bolsonaro é de absoluta radicalização', diz cientista político

6/28/2022
O cientista político Francisco Tavares, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o anúncio feito por Jair Bolsonaro de que o general Braga Netto deve ser o candidato a vice na chapa à Presidência mostra uma absoluta radicalização para fortalecimento das bases do espectro político ideológico de extrema-direita. Francisco Torres ressalta que há quem diga que se trata de uma estratégia de quem está pensando em colocar em questão a credibilidade do pleito, caso não seja vitorioso. Torres diz...

Duration:00:20:05

OMS estuda declarar estado de epidemia para a varíola dos macacos

6/25/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o infectologista Roberto Focaccia falou sobre a análise da Organização Mundial de Saúde para a doença. O livre-docente pela USP ainda explicou como acontece a transmissão da varíola. Diferentemente da Covid-19, a doença se dá pelo contato e não pelo ar.

Duration:00:20:11

'Passa a ideia de sustentação do pleito ucraniano por independência diante da Rússia', diz especialista

6/24/2022
O mestre em Relações Internacionais Tanguy Baghdadi, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o início do processo de integração da Ucrânia à União Europeia mostra que a Europa sustenta o pleito ucraniano por independência em relação à Rússia. Segundo especialista, o movimento não deve provocar o agravamento das tensões com o Kremlin, que já admitia essa situação.

Duration:00:15:23

Prisão de ex-ministro terá impacto significativo na campanha de Bolsonaro, diz cientista político

6/23/2022
O cientista político Rafael Cortez, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro terá impacto significativo na campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Segundo professor do IDP-SP, o presidente já enfrenta uma agenda negativa nos planos econômico e social e, se uma CPI for criada, a situação fica ainda pior para Bolsonaro.

Duration:00:19:15

'Parece que a população esqueceu que as vacinas são método extremamente eficiente de proteção contra doenças'

6/22/2022
O imunologista Dewton Vasconcelos, em entrevista ao CBN Madrugada, alerta que quem não realiza o esquema completo de vacinação contra a Covid tem de 11 a 20 vezes mais chances de desenvolver formas graves da doença ou ir a óbito. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 111 milhões de doses de vacina já poderiam ter sido aplicadas em indivíduos aptos.

Duration:00:20:31

'Mesmo com troca de comando, possível guinada na maneira de administrar não deve ocorrer'

6/21/2022
O economista Igor Lucena, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que a Petrobras não deve dar nenhuma guinada e a mudança do sistema de preço de paridade de importação não vai ocorrer. Segundo ele, como uma empresa de economia mista, a companhia tem regras próprias e não responde apenas ao governo.

Duration:00:18:18

Ômicron está mais transmissível, mas perdeu a capacidade de comprometer o pulmão, diz infectologista

6/18/2022
O infectologista Evaldo Stanislau de Araújo, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que as novas cepas da variante Ômicron, da Covid, BA4 e BA5, ignoram a imunidade da vacina, mas não tem provocado mortes em quem está completamente imunizado. Segundo o diretor da Sociedade Paulista de Infectologia, a Ômicron está mais transmissível, mas perdeu a capacidade de penetrar nos pulmões.

Duration:00:16:59

Aumento da Selic era esperado, mas ainda insuficiente para conter a inflação, diz economista

6/17/2022
O economista Reginaldo Nogueira, diretor-geral do Ibmec São Paulo, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que o Banco Central poderia ter aumentado ainda mais os juros básicos para tentar conter a inflação. Para o economista, a Selic em 13,25% ao ano ainda não é suficiente, principalmente por causa das pressões do cenário internacional.

Duration:00:17:36

'Situação deflagra o quanto a política ambiental do Brasil está abandonada'

6/16/2022
Em entrevista ao CBN Regiane Bressan, professora de RI da Unifesp, destaca que o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips estremece as relações do Brasil com a União Europeia. Ela ressalta que essa é mais uma situação que se soma a dificuldade da imagem do Brasil no exterior.

Duration:00:12:35

'Uma declaração infeliz de Bolsonaro; Bruno nunca fez nenhum tipo de aventura'

6/16/2022
O assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, Yura Marubo, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que Bruno Pereira nunca fez nenhum tipo de aventura, como alegou o presidente Bolsonaro. Segundo ele, o indigenista sempre ajudou muito as forças de segurança, apontando os problemas da região.

Duration:00:11:56

'Emissões de gases do efeito estufa no Brasil decorrem, principalmente, do desmatamento'

6/15/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o ambientalista João Paulo Capobianco destaca que as emissões de gases do efeito estufa não têm nada a ver com desenvolvimento econômico. Membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, ele afirma que mais de 40% das emissões, no Brasil, são oriundas do desmatamento. Dados divulgados nesta segunda-feira mostram que entre os 10 municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa, oito estão na Amazônia.

Duration:00:17:50

'Durante a pandemia houve uma modificação do padrão de consumo de álcool em algumas pessoas'

6/15/2022
As mortes totalmente atribuíveis ao álcool cresceram 24% em 2020 na comparação com 2019, segundo dados do SUS revelados pelo Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool. Em entrevista ao CBN Madrugada, o presidente executivo do CISA, Arthur Guerra, destaca que ainda não há como afirmar, cientificamente, que isso tem relação com a pandemia. O psiquiatra diz, no entanto, que não há dúvidas de que algumas pessoas passaram a consumir mais álcool neste período.

Duration:00:15:09

Bolsonaro transformou o Brasil em um pária internacional, aponta professor

6/11/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o professor de Relações Internacionais da Facamp, Pedro Costa Júnior, criticou as posturas do governo brasileiro em relação às políticas internacionais. No entanto, segundo ele, este efeito de 'pária', é passageiro. Para Costa, a bagagem estrutural, geográfica, populacional e cultural do Brasil permanece no longo prazo.

Duration:00:22:27

'Terceira via vai funcionar como moeda de troca para eventual segundo turno', diz cientista político

6/10/2022
O cientista político Paulo Ramirez, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que a candidatura de Simone Tebet é uma tentativa de MDB, PSDB e Cidadania ampliarem suas moedas de troca num possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Para o professor da ESPM, se a chapa atingir 5% dos votos, ganha peso nas negociações para a composição do futuro governo.

Duration:00:18:15

'Custo elevado e benefício incerto', diz economista sobre proposta para reduzir ICMS

6/9/2022
O economista Daniel Couri, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado, em entrevista ao CBN Brasil, destaca que a proposta do governo federal de ressarcir os estados por perdas com ICMS tem custo bem elevado e benefícios incertos. Segundo o economista, se for implementada, a mudança vai ampliar ainda mais o déficit da União.

Duration:00:12:42

'Imprensa é fundamental para que tenhamos a democracia oxigenada', diz procurador de Justiça

6/8/2022
O procurador de Justiça Roberto Livianu, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que o Brasil ocupa uma posição constrangedora no ranking de liberdade de expressão publicado pela Repórteres Sem Fronteiras. Segundo o presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, à exceção da imprensa bajuladora da Presidência da República, os outros veículos vivem momentos espinhosos.

Duration:00:19:16

'Preocupação é grande porque estamos indo para uma nova onda de casos', diz infectologista

6/7/2022
O infectologista Estevão Urbano, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que o aumento do número de casos de Covid gera preocupação porque mostra que estamos indo para uma nova onda da doença. O presidente da Sociedade Mineira de Infectologia acrescenta que há ainda uma subnotificação, pois boa parte dos que fazem o autoexame nas farmácias não comunica a infecção às autoridades sanitárias.

Duration:00:19:08

Volta das máscaras mostra que o momento ainda é de cautela em relação à Covid, afirma infectologista

6/3/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o infectologista Carlos Magno falou sobre a volta da recomendação das máscaras em São Paulo. Ele informa que a decisão do comitê que assessora o governo do Estado foi unânime em favor do uso da proteção. Magno alerta que o momento ainda é cautela em relação à Covid-19.

Duration:00:13:15

Urbanista alerta para a falta de políticas públicas para o reassentamento de moradores de encostas

6/1/2022
No CBN Madrugada, Renato Anelli refletiu sobre os seguidos desastres naturais que têm vitimado a população no Brasil, como os recentes casos de Sergipe e Petrópolis (RJ). Ele alerta para a falta de políticas públicas para o reassentamento de moradores em áreas de risco. Segundo o professor do Mackenzie, a situação ainda vai piorar, por causa dos efeitos do clima, com a incidência cada vez maior de eventos extremos.

Duration:00:18:46

Apesar da constante queda, cerca de 20 milhões de pessoas ainda são fumantes no Brasil

5/31/2022
A redução do percentual de fumantes no Brasil é resultado de diversas políticas de combate ao tabagismo realizadas nas últimas décadas, afirma o pneumologista Ricardo Meirelles. O médico cita a proibição de propagandas e do fumo em locais fechados e ainda a inserção de advertências nos maços. Meirelles alerta que existem 50 doenças provocadas pelo tabagismo.

Duration:00:22:30