CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

Pesquisa Ipec joga 'balde de água fria' na campanha de Bolsonaro, afirma cientista político

9/27/2022
De acordo com o cientista político e professor do Mackenzie, Rodrigo Prando, todo o esforço do presidente, como auxílio Brasil, diminuição do preço dos combustíveis e auxílio para taxistas e caminhoneiros não se reverteu em votos para a reeleição.

Duration:00:22:25

Desemprego e desigualdade salarial são maiores entre as pessoas com deficiência

9/24/2022
A CEO da Ação Social para Igualdade das Diferenças, Isabela Bonêt, repercute os dados do IBGE que indicam que o rendimento médio das pessoas com deficiência é cerca de mil reais abaixo das demais. 'As diferenças salariais e de participação no mercado de trabalho entre pessoas com ou sem deficiência são resultado das dificuldades na educação e profissionalização, além do preconceito', avalia Isabela.

Duration:00:16:41

Voto útil deve aparecer com mais força na semana anterior à eleição, diz cientista política

9/23/2022
É preciso esperar a próxima pesquisa para identificar se a oscilação de dois pontos de Lula no Datafolha é ou não uma tendência de alta, afirma a cientista política Graziella Testa. A professora da FGV acrescenta que o chamado 'voto útil' tende a se tornar mais agudo na semana que antecede a eleição.

Duration:00:16:57

Manutenção da taxa Selic após altas consecutivas ainda não abre debate sobre redução dos juros

9/22/2022
Não há segurança ainda para falar em redução dos juros, apesar da manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano depois de 12 altas consecutivas, avalia Nicola Tingas. Segundo o economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, o buraco fiscal para 2023 é muito grande, o que pressiona a inflação.

Duration:00:17:40

Confiabilidade das pesquisas só pode ser confirmada no segundo turno, diz cientista político

9/20/2022
É preciso esperar o resultado do primeiro turno para verificar se as recentes pesquisas para a presidência da República são confiáveis, afirma o cientista político Carlo Cauti. Segundo o professor de relações internacionais do Ibmec, as diferentes metodologias fazem com que a diferença entre Lula e Bolsonaro varie entre 6 e 15 pontos percentuais.

Duration:00:17:41

'Aumento da parcela de estudantes que não sabe ler e escrever já era esperado'

9/17/2022
O aumento da parcela de estudantes do 2º ano do ensino fundamental que não sabem ler e escrever, entre 2019 e 2021, já era esperado, afirma a professora Tereza Perez. Segundo a diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, o processo de alfabetização demanda muita interação, o que não ocorreu por causa da pandemia.

Duration:00:18:39

As injustas investidas contra o Supremo

9/16/2022
A nova presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, tem razão quando afirma que o Supremo tem sido vítima de ataques injustos por suposto ativismo judicial, avalia o advogado Flávio de Leão Bastos. Para o professor do Mackenzie, o STF atua com protagonismo maior por causa da omissão dos outros poderes.

Duration:00:17:33

A cristalização dos números nas pesquisas eleitorais gera indefinição sobre segundo turno

9/16/2022
A mais recente pesquisa Datafolha mostra um quadro de absoluta estabilidade na disputa pela presidência da República, afirma o cientista político Francisco Tavares. Para o professor da UFG, ainda é difícil estabelecer um prognóstico se haverá ou não segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Duration:00:19:13

Pessoas com fatores de risco devem manter o uso da máscara em locais fechados e no transporte público

9/14/2022
Apesar de não ser obrigatório, isto é ideal para manter a segurança, orienta infectologista Rosana Richtmann. Segundo a médica, já se discute como será a vacinação contra a Covid-19 nos próximos anos. Para ela, será impraticável no Brasil, por exemplo, imunizar toda a população a cada seis meses.

Duration:00:17:14

'Ainda existe uma franja do eleitorado que não tomou decisão e pode mudar de voto', diz cientista político

9/10/2022
O cientista político Murilo de Aragão, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que um provável segundo turno para as eleições presidenciais promete ser muito disputado. Para o professor adjunto da Universidade de Columbia, a tendência é de que os votos de Ciro Gomes caminhem para Lula, mas isso não seria uma garantia.

Duration:00:16:11

'Ato performático, deplorável', diz cientista político sobre Bolsonaro no 7 de Setembro

9/9/2022
O cientista político Paulo Velasco, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que há provas inequívocas de que Jair Bolsonaro violou a legislação eleitoral nas comemorações do 7 de Setembro, mas o TSE não deve decidir pela inelegibilidade do presidente. Para o professor da UERJ, os ministros devem tentar aplacar os ânimos, que estão exaltados.

Duration:00:17:56

'Bolsonaro está dentro do contexto dele que a gente já sabe o que é', diz cientista política

9/8/2022
A cientista política Juliana Fratini, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que os constantes ataques às instituições por parte de Jair Bolsonaro explicam as ausências dos presidentes da Câmara, Senado e STF nas comemorações do 7 de Setembro. Para a cientista política, essas autoridades não podem se deixar levar por narrativas nefastas e por discursos contrários ao sistema político.

Duration:00:22:12

'Lamentavelmente o Brasil não tem uma política pública anticorrupção'

9/7/2022
O procurador de Justiça Roberto Livianu, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o Brasil não tem uma política pública contra a corrupção, o que é desastroso. Para o presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, tal situação dificulta a redução das desigualdades sociais no país, por conta dos desvios de dinheiro público.

Duration:00:11:38

Decisão de Fachin sobre decretos de armas: 'excessos que deveriam ser reparados’, diz especialista

9/6/2022
O gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que os decretos do presidente Bolsonaro que facilitam a compra de armas e munições abrem brechas para o crime organizado. Segundo o gerente do Instituto Sou da Paz, há pelo menos três casos comprovados de integrantes de facção criminosa que adquiriram armamentos por meios legais.

Duration:00:19:50

'Recorde nos focos de incêndio na Amazônia, em agosto, é inaceitável', diz ex-presidente do Ibama

9/3/2022
Para a especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, o aumento das queimadas é explicado por uma mistura de seca, explosão do desmatamento e falta de prevenção por parte de um governo que incentiva ações de degradação.

Duration:00:19:10

'Pesquisa reforça percepção de que haverá segundo turno presidencial', diz cientista político

9/2/2022
O cientista político Bruno Silva, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a mais recente pesquisa DataFolha reforça a percepção de que haverá segundo turno na disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro. Segundo o diretor do Movimento Voto Consciente, não há tempo para mudanças drásticas, a menos que ocorra algum evento externo.

Duration:00:20:51

'Essa é uma peça de ficção marcada por algumas espertezas', diz economista sobre texto do Orçamento

9/1/2022
O economista Leonardo Trevisan, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que a proposta de orçamento enviada pelo governo ao Congresso traz cortes profundos em ciência, tecnologia, educação e saúde, mas mantém a verba secreta destinada aos parlamentares. O texto prevê valor médio de R$ 405 para o Auxílio Brasil, bem abaixo dos R$ 600 prometidos por Jair Bolsonaro.

Duration:00:21:10

'Não está clara tendência de federalização das campanhas para o governo dos estados'

8/31/2022
O doutor em ciência política pela UFMG, professor Francisco Tavares, em entrevista ao CBN Madrugada, faz uma análise da pesquisa Ipec com a disputa ao governo em cinco estados brasileiros. Na avaliação dele, a pesquisa mostra que se comparado à corrida pelo Palácio do Planalto, a disputa nos estados ainda tem muita gente que ainda não definiu o voto.

Duration:00:23:10

'Existe uma apreensão muito grande a respeito do que pode sair do resultado eleitoral no Brasil'

8/30/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o cientista político Guilherme Casarões explica como os países da América do Sul estão acompanhando o processo eleitoral no Brasil e os desafios de quem for eleito para fortalecer os laços com os vizinhos. Guilherme Casarões é professor da FGV e pesquisador do Núcleo América do Sul do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

Duration:00:22:26

'Trata-se de um evento extremo, de grande escala e com inúmeras consequências'

8/27/2022
O climatologista e professor da Universidade Estadual do Ceará, Alexandre Costa, em entrevista ao CBN Madrugada, fala sobre a pior seca vivida pelo continente europeu em 500 anos. Ouça.

Duration:00:24:07