CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

Máscara deveria ser obrigatória no transporte, avalia infectologista

11/23/2022
Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da USP, lembra que o nível de infecção era menor quando a proteção era obrigatória em ônibus e trens. O infectologista acrescenta que os agentes de saúde deveriam ir atrás das pessoas que ainda não tomaram pelo menos as duas da vacina.

Duration:00:16:20

É raro um artista ter a unanimidade de Erasmo Carlos

11/22/2022
Segundo o escritor Rodrigo Faour, autor do livro "História da Música Popular Brasileira sem preconceitos", Erasmo Carlos era querido por todos os gêneros da música. Em entrevista ao CBN Madrugada, o jornalista compartilhou histórias pessoais e contou curiosidades da trajetória do cantor e compositor

Duration:00:25:32

Há motivo para comemorar sinal de valorização da pauta climática

11/16/2022
Para Adriana Ramos, assessora de política do Instituto Socioambiental, após quatro anos de um governo negacionista, o discurso do presidente eleito na COP27 anima. Ela ressalta que a fala de Lula não foi só um afago à comunidade internacional, já que ele cobrou o financiamento dos países ricos e também uma reformulação do Conselho de Segurança da ONU.

Duration:00:24:05

Mercado esperava que Lula tivesse mais responsabilidade fiscal

11/10/2022
Para a economista Juliana Inhasz, professora do Insper, os investidores temem que Lula tome medidas adotadas no governo Dilma, que não geraram igualdade social e criaram problemas fiscais que permanecem até hoje. Ela avalia que soa estranho que Lula critique a reação do mercado à sua fala que questiona a estabilidade fiscal.

Duration:00:26:47

Menescal lembra discussão com Gal: 'Ela pegou um sapato e jogou em mim'

11/9/2022
O músico Roberto Menescal, que era diretor artístico da Polygram, contou que sugeriu que Gal Costa transformasse seu guarda-roupa para as apresentações. "Mas eu nunca usei salto alto", respondeu Gal. Ouça essa e outras histórias na entrevista ao CBN Madrugada.

Duration:00:23:50

Economistas liberais na transição indicam que gastos serão mais comedidos

11/8/2022
Para o economista Gilberto Braga, a presença de Pérsio Arida e André Lara Resende na equipe de transição provoca efeito positivo no mercado e nas empresas. O especialista avalia que Pérsio Arida tem maior experiência de governo e seria um bom nome para o Ministério da Fazenda.

Duration:00:19:41

Não espere o teste positivo para evitar a propagação de vírus respiratórios

11/7/2022
Renato Kfouri, pediatra infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, comentou no CBN Madrugada a atual situação da pandemia no país. Ele também disse que o Ministério da Saúde falha em não garantir testagem para idosos e pacientes imunocomprometidos e no fornecimento de vacinas para crianças.

Duration:00:19:26

Ocupações em áreas de risco triplicam desde 1985

11/5/2022
Um levantamento do MapBiomas feito com imagens de satélite mostra que 15% das favelas foram construídas em áreas de risco. Manaus apresentou o maior crescimento no período. A coordenadora do mapeamento de Áreas Urbanizadas do MapBiomas, Mayumi Hirye, falou sobre o assunto no CBN Madrugada.

Duration:00:20:17

Bloqueios chegaram a aumentar preços de alimentos na Ceagesp

11/4/2022
Segundo Thiago Oliveira, chefe da seção de economia da Ceagesp, maior entreposto de alimentos da América Latina, os mais afetados foram tomate, berinjela, chuchu, pepino e abobrinha. A feira de flores na terça também foi prejudicada. Ele espera que os preços se normalizem até segunda-feira.

Duration:00:23:31

Desaquecimento da economia americana vai afetar o Brasil em 2023

11/3/2022
O economista Igor Lucena, doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, comentou no CBN Madrugada a elevação da taxa de juros nos Estados Unidos. Ele relatou que lojas na Flórida estão fechando mais cedo por redução nas vendas.

Duration:00:22:41

Presença de Lula na COP27 será sinal de que Brasil está voltando ao jogo

11/2/2022
Para o coordenador técnico do Observatório do Clima, Tasso Azevedo, o mundo estava esperando o Brasil voltar a um papel de protagonismo na economia de baixo carbono. Em entrevista ao CBN Madrugada, o especialista afirmou que as falas do presidente eleito mostram que o futuro governo vai se comprometer com o desmatamento zero, a retomada da criação de áreas protegidas, a proteção das populações indígenas e a intolerância com o desmatamento ilegal.

Duration:00:17:01

Discurso de Lula foi 'sábio e estratégico', diz cientista política

10/31/2022
A cientista política Ana Claudia Farranha, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que o Brasil precisa voltar a discutir política sem puxar uma arma para o outro. Para a professora da UNB, um dos maiores desafios do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, será a reconciliação do país.

Duration:00:27:26

Eleitor terá menos de 30 segundos para votar na cabine no segundo turno

10/29/2022
'A votação neste segundo turno deve ser bem mais rápida do que no primeiro', avalia a coordenadora de gestão de eleições do TRE-SP. Em entrevista ao CBN Madrugada, Luna Chino diz que o tempo estimado para cada eleitor, na cabine, é de menos de 30 segundos. Ouça e entenda.

Duration:00:08:32

A busca de Lula e Bolsonaro deve ser pela redução da abstenção, diz cientista político

10/28/2022
O cientista político Rodrigo Prando, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia o apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Jair Bolsonaro não produziu o efeito eleitoral esperado pelo presidente. O professor do Mackenzie afirma ainda que, devido às características distintas dos eleitores de Bolsonaro e Lula, é muito difícil que um candidato consiga invadir a seara do outro. Para Prando, a busca de ambos deve ser pela redução da abstenção.

Duration:00:22:40

Copom mantém Selic em 13,75%; 'resultado era esperado por 100% dos economistas'

10/27/2022
O economista Marcelo Kfoury, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a fragilização das regras fiscais dificulta a redução dos juros básicos. Segundo o professor da FGV, 100% dos economistas esperavam que a Selic fosse mantida em 13,75% ao ano na penúltima reunião do Copom, em 2022.

Duration:00:17:15

'As mulheres, em geral, estão na ponta de situações de tráfico, sempre na berlinda', diz antropóloga

10/27/2022
A antropóloga Bruna Angotti, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o número de mulheres presas no Brasil quadruplicou desde o ano 2000, principalmente pela severidade da Lei Antidrogas, de 2006. Segundo a professora do Mackenzie, a maioria delas é jovem, negra e de baixa renda.

Duration:00:18:43

'Ninguém sabe o que franjas bolsonaristas são capazes de fazer', diz cientista político

10/25/2022
O cientista político Pedro Costa Junior, em entrevista ao CBN Madrugada, adverte que o episódio Roberto Jefferson pode ser o prenúncio de algo maior que está por vir. Sobre a forma como o político recebeu a Polícia Federal, o professor da Facamp pergunta se a conduta do delegado seria a mesma, caso o fato tivesse ocorrido numa comunidade da periferia.

Duration:00:22:03

'A gente está muito longe de um processo deflacionário', diz economista

10/24/2022
O economista Emerson Marçal, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o Banco Central deve manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano na próxima reunião do Copom, na semana que vem. Segundo o coordenador do curso de economia da FGV-SP, os três meses seguidos de deflação, segundo o IPCA, representam apenas um alívio momentâneo.

Duration:00:16:02

O que está acontecendo no Reino Unido?

10/21/2022
O sociólogo Giorgio Romano, professor de Relações Internacionais da UFABC, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a renúncia de mais uma premiê britânica, com apenas 45 dias de mandato, é resultado de uma confusão que começou em 2016, com a discussão do Brexit. Para o sociólogo, a saída do Reino Unido da União Europeia foi um desastre total.

Duration:00:17:36

'É uma máquina toda do Estado que está sendo colocada a serviço da reeleição', diz cientista político

10/20/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o cientista político Luiz Bueno avalia que as regras do processo eleitoral estão sendo atropelados pelo presidente Jair Bolsonaro com o anúncio de "bondades" a poucos dias das eleições. Segundo o professor de filosofia política da Faap, a institucionalidade está sendo enfraquecida ao desfavor da República e da democracia.

Duration:00:19:41