CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

Entenda o câncer de pulmão com metástase no cérebro

2/2/2023
Em entrevista ao CBN Madrugada, Artur Malzyner, oncologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein explicou as condições que vitimaram Glória Maria

Duration:00:17:03

'O dia 1 de fevereiro foi o anti-dia 8 de janeiro'

2/2/2023
Em entrevista ao CBN Madrugada, o doutor em Ciência Política pela UFMG Francisco Tavares analisou o dia político em Brasília, com a retomada dos trabalhos no Supremo Tribunal Federal, os discursos das autoridades e as eleições para os comandos das casas do Congresso

Duration:00:23:47

‘Brasil enfrenta um desafio de reconstruir um equilíbrio político’

2/1/2023
O cientista político Rafael Cortez, em entrevista ao CBN Madrugada, afirma que a democracia não se sustenta sem que haja um comportamento das elites políticas e sociais afinado com o respeito à alternância de poder. O cientista político refere-se à declaração de Valdemar Costa Neto de que ele e outros interlocutores de Jair Bolsonaro tinham, em suas casas, propostas semelhantes à minuta do golpe, encontrada com Anderson Torres.

Duration:00:20:01

'É positiva a decisão do uso do Fundo Amazônia para proteger as comunidades indígenas'

1/31/2023
O climatologista Carlos Nobre, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o anúncio do aporte de 200 milhões de euros pelo governo da Alemanha reflete a percepção dos países europeus de que o novo governo mudou radicalmente a postura em relação às questões ambientais. O ambientalista cita, por exemplo, a busca por soluções sustentáveis que protejam a Amazônia, o combate ao crime organizado e a proteção das comunidades indígenas.

Duration:00:17:47

'Forças Armadas não podem jamais servir a questões ideológicas político-partidárias', diz cientista político

1/28/2023
O cientista político Rodrigo Prando, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que há indícios fortes de conivência das forças de segurança com os manifestantes que atacaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília. Para o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, houve uma captura de uma parcela dos militares pela ideologia bolsonarista.

Duration:00:16:25

'A decisão é absolutamente acertada', diz infectologista sobre plano de vacinação contra Covid

1/27/2023
O infectologista Renato Kfouri, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a retomada da vacinação contra a Covid em fevereiro, com utilização do imunizante bivalente da Pfizer, é absolutamente acertada. O médico afirma, no entanto, que ainda é cedo para afirmar se haverá necessidade de vacinação periódica universal, ou seja, também para pessoas jovens e saudáveis.

Duration:00:15:28

Quais os principais cuidados na hora de comprar um pacote de viagem?

1/26/2023
O advogado Sergio Tannuri, em entrevista ao CBN Madrugada, orienta que pesquisar o passado das empresas contratadas nos sites de reclamações é uma boa forma de evitar problemas na hora de fechar viagens. Segundo o advogado especialista em direito do consumidor, a multa para quem compra um pacote turístico e desiste da viagem não pode ser abusiva, mas algo em torno de 5% a 10%.

Duration:00:15:06

Questões políticas e ideológicas dificultam avanço do Mercosul, diz cientista político

1/25/2023
O cientista político Marcelo Suano, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a colocação de questões políticas e ideológicas à frente dos aspectos técnicos e econômicos é o que dificulta o avanço do Mercosul. Para o professor de Relações Internacionais do IBMEC/SP, a alternância de vieses ideológicos, de acordo com quem está no poder em cada país, cria brigas políticas que atrapalham a integração da região.

Duration:00:19:49

Vacina da Moderna deve estar disponível em breve e é 'extremamente segura e eficaz'

1/21/2023
Estudos mostram que as pessoas vacinadas com imunizantes bivalentes têm 56% a mais de proteção contra o coronavírus, afirma a infectologista Mirian Dal Ben. A médica do hospital Sírio Libanês estima que a nova vacina da Moderna deve estar disponível para os brasileiros ainda no primeiro semestre.

Duration:00:14:18

Instalação de uma CPI para investigar os atos golpistas é mais do que necessária, diz cientista político

1/19/2023
O cientista político Rui Tavares Maluf, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o papel do Congresso não é apenas fiscalizar e produzir leis, mas também investigar tudo aquilo que ameaça à soberania do país e o funcionamento das instituições públicas democráticas. Em entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira, o presidente Lula disse que a instalação de uma CPI pode criar uma 'confusão tremenda'.

Duration:00:19:56

Fórum Econômico de Davos pode ajudar a abrir portas que estavam fechadas, diz especialista

1/17/2023
O doutor em Relações Internacionais, Guilherme Frizzera, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a mudança de governo no Brasil traz de volta uma boa vontade da comunidade internacional em relação ao país. Para o coordenador do curso de Relações Internacionais da UNINTER, o Brasil volta a ser considerado um ator importante, principalmente, nas questões ambientais.

Duration:00:20:00

Decisão de Moraes vai remeter a uma investigação detalhada sobre atos de Bolsonaro, diz advogada

1/14/2023
A advogada Vera Chemin, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia a competência para julgar os inquéritos do ex-presidente Bolsonaro deve ser de um juiz de primeira instância, mas é pouco provável que os processos saiam do Supremo Tribunal Federal. Ela afirma, no entanto, que não se pode descartar que haja uma contestação por parte da defesa de Bolsonaro, alegando que o STF não teria competência para julgar o ex-presidente.

Duration:00:20:35

'Sinal ruim em um momento de tendência positiva de aumento de participação de brasileiros na Bolsa'

1/13/2023
O economista Joelson Sampaio, em entrevista ao Jornal da CBN, avalia que o episódio envolvendo as Lojas Americanas é um balde de água fria na tendência de aumento do número de investidores na bolsa brasileira verificada nos últimos anos. Segundo o professor da FGV, a empresa de auditoria independente não foi capaz de captar a discrepância no balanço, o que traz desconfiança.

Duration:00:21:05

'A Justiça vai dar sua resposta para caso individualmente', diz promotor sobre presos em atos golpistas

1/12/2023
O promotor de Justiça Clever Vasconcelos, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que as pessoas presas em Brasília pelos atos do último domingo poderão ser enquadradas não só por terrorismo, mas também por crimes de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e, eventualmente, organização criminosa. Segundo o professor de direito constitucional do Ibmec, cada um será avaliado na medida de sua culpabilidade.

Duration:00:16:28

'Encontro marca grande pacto em defesa da democracia’, diz cientista político

1/10/2023
O cientista político Eduardo Grin, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a reunião dos chefes dos Três Poderes e dos governadores, em Brasília, nesta segunda-feira, tem um significado político de enorme relevância. Para o professor da FGV, o encontro marca um grande pacto em defesa da democracia contra os atos criminosos ocorridos na capital federal.

Duration:00:20:31

'Não há dúvida de que a conduta política do ex-presidente estimulou os atos', diz advogado

1/9/2023
O advogado constitucionalista Oscar Vilhena, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o prato de crimes de Jair Bolsonaro está bastante cheio, mas em relação aos atos deste domingo, somente as investigações poderão confirmar se o ex-presidente poderá ou não ser responsabilizado penalmente. Segundo o professor da FGV, será necessário averiguar se Bolsonaro, por exemplo, se comunicou de alguma forma com os responsáveis pelos ataques antidemocráticos.

Duration:00:23:02

Combate à corrupção no Brasil passa por mudança de postura da sociedade como um todo

1/7/2023
A avaliação é do cientista político Rodrigo Prando. Para o professor da Universidade Presbiterana Mackenzie, há no país um caldo de cultura política que favorece a proliferação das pequenas e grandes corrupções, portanto, segundo ele, cada um de nós tem de fazer a sua parte.

Duration:00:20:00

'Processo de reindustrialização é vital para que Brasil volte a crescer e volte a ser uma grande economia'

1/5/2023
O economista Alessandro Azzoni, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a redução da carga tributária, requalificação da mão de obra e desoneração da folha de pagamentos são medidas que poderiam acelerar a reindustrialização do Brasil. O economista afirma ainda que fatores externos e pressões inflacionárias dificultam a queda da taxa de juros, que ajudaria na retomada da atividade econômica.

Duration:00:15:19

'Alckmin tem capacidade de diálogo e é alguém que sabe fazer muito esse bastidor', diz cientista político

1/3/2023
O cientista político Luiz Bueno, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a grande capacidade de articulação de Geraldo Alckmin será fundamental para que Lula mantenha a coesão na Frente Ampla de apoio ao novo governo. Para o professor de filosofia política da FAAP, o petista vai encontrar no novo Congresso uma franca oposição que nunca enfrentou.

Duration:00:19:33

Marina Silva é o nome mais adequado para o Meio Ambiente, defende ecologista

12/24/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, Paulo Moutinho, pesquisador-sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, destacou que no período em que Marina comandou a pasta, entre 2003 e 2008, houve queda de 80% no desmatamento na Amazônia. Segundo ele, a atuação dela à frente do ministério lhe credencia para assumir o cargo novamente.

Duration:00:19:50