Comissão Política-logo

Comissão Política

News & Politics Podcasts

Podcast da secção de política do Expresso. A análise por jornalistas da redação do jornal de temas da atualidade - e do que não lhes sai da cabeça...

Location:

Portugal

Description:

Podcast da secção de política do Expresso. A análise por jornalistas da redação do jornal de temas da atualidade - e do que não lhes sai da cabeça...

Language:

Portuguese


Episodes
Ask host to enable sharing for playback control

O estranho caso da estratégia socialista

7/16/2024
O PS navega entre a disponibilidade para negociar o Orçamento e o aviso de que o chumbará. Nesta Comissão Política, à boleia do Estado da Nação e do anúncio de Montenegro de que pode governar em duodécimos, perguntamos: mas, afinal, qual é a estratégia do PS? Pedro Nuno Santos pediu diálogo sobre orçamento, mas logo se afastou do Governo, criticando a sua estratégia fiscal. Ao mesmo tempo, surgem vozes no PS a sugerir a viabilização do Orçamento, senadores a elogiar medidas apresentadas por Montenegro e artigos sem nomear fontes a criticar a estratégia socialista. A dúvida é: que estratégia? Esta Comissão Política tem comentários de João Pedro Henriques, Liliana Valente e João Diogo Correia, sonoplastia de João Luís Amorim e ilustração de Carlos Paes — com ajuda de Inteligência Artificial. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:40:30

Ask host to enable sharing for playback control

Lucília a defender o quartel na sua redoma: rescaldo da entrevista à PGR na Comissão Política

7/9/2024
Ao fim de quase seis anos no cargo de procuradora-geral da República, Lucília Gago deu a sua primeira entrevista. Razão que justifica a espera por esta edição da Comissão Política do Expresso. Os comissários, os politcal junkies e os operadores da Justiça sentaram-se, segunda-feira à noite, para assistir a tão importante momento.Ouvida a PRG na RTP, reúne-se a Comissão Política para comentar a entrevista em que se falou sobretudo do caso Influencer, com Lucília Gago a dizer que há uma “campanha orquestrada” contra o Ministério Público e que não terá desculpas a pedir a António Costa no caso de arquivamento. Ouça o novo episódio de Comissão Política. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:49:15

Ask host to enable sharing for playback control

Cavaco quer fazer a História rimar

7/2/2024
O ex-primeiro-ministro escreveu um texto no Expresso a dizer que os portugueses só conseguirão prosperar se o Governo tiver maioria absoluta ou houver um Bloco Central. O ex-Presidente da República gostava muito que a sua história entre 1985 e1987 se repetisse e o Governo de Luís Montenegro passasse de maioria relativa a absoluta em eleições antecipadas, mas Marcelo Rebelo de Sousa já avisou que "não estamos em 1985"... O problema é que a realidade de hoje é muito diferente em termos de contexto partidário, mas também quanto à margem que os governos têm para levar a cabo as políticas económicas. Enquanto Cavaco abana o sistema, Montenegro ganha lastro como homem de Estado com o apoio a António Costa para presidente do Conselho Europeu: 20 anos depois de Durão Barroso ter chegado a presidente da Comissão Europeia durante o Euro-2004, António Costa chega a presidente do Conselho Europeu durante o Euro-2024. A história não se repete, de facto, mas às vezes rima... Este episódio conta com os comentários de João Pedro Henriques, jornalista do Expresso, Liliana Valente, coordenadora de Política e Eunice Lourenço, editora de Política, com a moderação de Vítor Matos. A sonoplastia é de Tomás Delfim e a ilustração é da autoria de Carlos Paes. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:43:56

Ask host to enable sharing for playback control

A justiça é cega e muda, mas não é surda

6/25/2024
A divulgação de escutas entre António costa e João Galamba no âmbito do processo Influencer, mas cujo conteúdo não terá relevância para o caso, veio trazer mais uma vez a discussão sobre o recurso a escutas para a praça pública. Políticos de PS e PSD até compararam a situação a práticas da PIDE.Já os líderes partidários, além da condenação imediata de Mariana Mortágua, demoraram a fazer-se ouvir. Ou nem sequer se quiseram pronunciar. Judicialização da política ou politização da justiça? Estão os políticos com medo? E de quê ou de quem? Perguntas para a conversa na Comissão Política desta semana que conta com a participação de Rui Gustava, jornalista do Expresso que acompanha questões judiciais, João Pedro Henriques, jornalista da secção de Política , e David Dinis, diretor adjunto do Expresso e comissário residente. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:48:04

Ask host to enable sharing for playback control

Montenegro, Pedro Nuno e a TPE, tensão pós-europeias

6/18/2024
Todos pedem negociação, mas no pós-eleições europeias Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos parecem esticar a corda da tensão política. A legislatura terá futuro? Esta Comissão Política conta com comentários de Liliana Valente, João Diogo Correia e Eunice Lourenço, sob moderação de David Dinis. A sonoplastia é de João Martins e a ilustração de Carlos Paes — com recurso a Inteligência Artificial. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:38:03

Ask host to enable sharing for playback control

E agora? A derrota de Ventura e a vitória de Pedro Nuno seguram Montenegro

6/11/2024
Na noite de domingo houve vencedores e vencidos e vencedores que perderam e derrotados que tiveram vitórias, mas também houve um vencedor que correu por fora: António Costa, o antigo primeiro-ministro que ouvir Montenegro sinalizar a sua candidatura a presidente do Conselho Europeu e prometer apoio e trabalho nesse sentido. Há novo episódio de Comissão Política no rescaldo das eleições Europeias, ouça o podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:54:08

Ask host to enable sharing for playback control

Europa com mais ou menos fronteiras e um Governo a meter-se na campanha

6/4/2024
Os partidos andam pelo país a apelar ao voto, mas esta segunda-feira pararam em Lisboa para o Debate das Rádios. No dia em que o Governo ia apresentar as suas mudanças de política, a imigração foi o tema dominante e levou a uma espécie de aliança anti-Chega. Com o início do período oficial de campanha, os líderes partidários vão marcando presença quase diária nas caravanas e é cada vez mais notório que o resultado de domingo terá uma leitura nacional por muito que os candidatos tentem negar. É de tudo isto que vamos falar hoje com os comissários residentes – David Dinis e Vítor Matos – e a coordenadora de Política do Expresso, Liliana Valente. A sonoplastia é do Gustavo Carvalho e a ilustração é do Tiago Pereira Santos. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:50:25

Ask host to enable sharing for playback control

Sebastião, és um bom partido?

5/29/2024
Primeiro episódio da segunda temporada de Bom Partido, uma minissérie de sete conversas, com a Catarina, o Francisco, o João, o João, a Marta, o Pedro e o Sebastião. Todos os depoimentos que aparecem ao longo dos episódios são fictícios. Em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Nota: Todos os partidos com assento parlamentar foram convidados. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:01:28:59

Ask host to enable sharing for playback control

A Madeira e as europeias: Swift político à vista?

5/27/2024
O Chega não ganha sempre, o PS pode ir à frente, a ingoverabilidade alastra. Em fim de semana inundado de ‘swifties’, as eleições regionais trouxeram surpresas e as europeias pré-anunciam outras possíveis. Nesta Comissão Política analisamos as duas eleições, sem termos visto a Luz, nem ouvido a música. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:44:46

Ask host to enable sharing for playback control

O efeito Chega: a linguagem dos deputados deve ter limites?

5/21/2024
A não advertência de José Pedro Aguiar-Branco a André Ventura , depois de este dizer que os turcos não são trabalhadores, gerou um debate nacional sobre a liberdade de expressão dos deputados. O presidente da Assembleia da República deve advertir os parlamentares quando fazem comentários, racistas, xenófobos ou ofensivos? Ou deve deixar as reações e as críticas para os partidos? Há democracias com regras mais apertadas do que Portugal. Um debate sobre o policiamento das palavras e os limites da linguagem política. Os comentários são de João Pedro Henriques, jornalista do Expresso, Eunice Lourenço, editora de Política, David Dinis, diretor-adjunto, com moderação de Vítor Matos. A sonoplastia é de João Martins e a ilustração é da autoria de Carlos Paes. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:47:34

Ask host to enable sharing for playback control

Muita Europa, alguma demagogia e todos à conquista dos jovens

5/14/2024
A contagem final para as eleições europeias já arrancou, com os debates entre cabeças de lista a marcarem a semana.No primeiro, só com partidos europeístas – PS, AD, IL e Livre - , houve vários consensos, mas também muitas divergências – basicamente todos gostam da União Europeia, mas discordam de como a gerir.Para debater o debate, a Comissão Política desta semana conta com Pedro Cordeiro, editor de internacional do Expresso, Martim Silva, diretor adjunto, e Cláudia Monarca Almeida, jornalista da secção de Política do Expresso. A sonorização é de Ana Salomé Rita e a ilustração é de Carlos Paes. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:52:01

Ask host to enable sharing for playback control

Estará Montenegro sequestrado pela Assembleia? Ou quer sequestrar a oposição?

5/7/2024
Em poucas semanas, PSD e CDS viram a oposição ameaçar o seu Governo por duas vezes, no IRS e portagens. O Governo que prometeu negociar “com todos” parece agora não ter parceiros. Estratégia ou falhanço? E o que se segue? Esta Comissão Política conta com comentários de João Pedro Henriques, Eunice Lourenço e Vítor Matos, com sonoplastia de Gustavo Carvalho e ilustração de Tiago Pereira Santos, com uso de IA. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:44:09

Ask host to enable sharing for playback control

De Montenegro a Lucília Gago, os juízos (e aflições) do Presidente Marcelo

4/30/2024
Em menos de uma hora, a Comissão Política desta semana tenta debater as quatro horas de conversa de Marcelo com correspondentes estrangeiros, o arranque da AD para as europeias e a pressão crescente sobre Lucília Gago. Na Comissão Política desta semana, os comissários residentes Vítor Matos e David Dinis, e a jornalista Ângela Silva analisam as sentenças presidenciais, que também são sinal das suas aflições. Nesta edição, com um cheirinho final a 25 de Abril, começamos pelas eleições europeias para comentar o lançamento da campanha da AD e as primeiras sondagens. Ouça o novo episódio do podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:51:44

Ask host to enable sharing for playback control

Demitir a PGR ou não... eis a questão

4/23/2024
Quando faltam apenas cinco meses para a Procuradora-Geral da República (PGR) terminar o mandato, o Presidente da República deve sugerir a sua demissão? Uma saída prematura teria consequências, assim como terá a sua permanência. Tudo o que se fizer, não vai reverter a demissão do primeiro-ministro por causa do famoso parágrafo ou das buscas em São Bento que, segundo o acórdão do Tribunal da Relação, se basearam num alegado crime inexistente. Mas sem a Operação Influencer, o CDS continuaria fora do Parlamento e longe do poder, um partido que se reuniu em Congresso este fim-de-semana para produzir pensamento, mas ainda assim sem se definir completamente. De resto, quem se definiu foi Paulo Portas, quando respondeu a Passos Coelho: "Quem não se sente, não é filho de boa gente..." See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:53:31

Ask host to enable sharing for playback control

Um choque de IRS: o erro do Expresso e a teia em que o Governo se meteu

4/15/2024
Foi a primeira medida anunciada por Montenegro, mas a redução do IRS, afinal, não era o que parecia ser. Com isso, o Expresso errou uma manchete, a oposição saltou em críticas e até os comentadores mais à direita consensualizaram na crítica. Afinal, onde errou o Expresso? E o Governo? Este episódio tem a participação de Elisabete Miranda, jornalista do Expresso que assinou o texto sobre a redução de IRS na edição de sexta-feira. Mas também de Eunice Lourenço, editora de política, e de Vítor Matos. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:49:46

Ask host to enable sharing for playback control

A missão impossível de Montenegro

4/9/2024
Marcelo Rebelo de Sousa disse não acreditar que a missão deste Governo fosse impossível, sublinhando exatamente a impossibilidade da missão, no discurso na cerimónia de posse. Nessa ocasião, Luís Montenegro quis amarrar o PS à viabilização do seu Governo por quatro anos, o que, naturalmente, Pedro Nuno Santos rejeitou, classificando o ultimato do primeiro-ministro como “chantagem”. Mesmo assim, escreveu-lhe uma carta a dizer que aprova um retificativo com medidas para as carreiras da Função Pública, como forma de evitar o aparecimento de um Orçamento do Estado armadilhado com essas decisões, em outubro. Neste contexto, a missão de aguentar um Governo por “quatro anos e meio” não parece assim tão possível. Este episódio da Comissão Política tem comentários de João Vieira Pereira, diretor do Expresso, de Eunice Lourenço, editora de Política e de David Dinis, diretor-adjunto, com a moderação de Vítor Matos. A sonoplastia é da responsabilidade de Gustavo Carvalho e a ilustração é da autoria de Tiago Pereira Santos. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:53:11

Ask host to enable sharing for playback control

Serviço governamental obrigatório: os maus e os bons sinais da nova legislatura

4/2/2024
“Esses eram os dias em que sonhávamos com todas as grandes coisas que faríamos” ouve-se, numa adaptação, na música que encerra esta edição da Comissão Política. Estes são os dias em que os novos ministros sonham com o pretendem fazer. Mesmo que não saibam bem como, nem até quando. Está aberta a XVI legislatura e a comissão política mantém-se em funções. Sem acordos revogados, nem desentendimentos de cavalheiros. Aqui mantém-se o regular funcionamento das instituições ainda que num ritmo de permanente desatualização. Enquanto esperamos pela posse dos ministros e pelo fim do prolongamento silêncio de Luís Montenegro, reunimos os comissários habituais e convidamos o João Diogo Correia, jornalista do Expresso que acompanha o PSD, para analisar o início da legislatura e a difícil eleição de Aguiar-Branco. Nesta edição, também avaliamos o governo que, como todos, se quer se combate. Para os political mais junkies ficam, a sua pedido, as recomendações de livros deixadas pelo comissário David Dinis; Faces Of Moderation, The Art Of Balance In An Age Of Extremes de Aurelian Craiutu; Age of Revolutions: Progress and Backlash from 1600 to the Present, de Fareed Zacaria; e Gradual: The Case for Incremental Change in a Radical Age, de Greg Berman. Esta edição tem a sonoplastia de João Martins e a ilustração de Tiago Pereira Santos See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:54:39

Ask host to enable sharing for playback control

Afinal, a herança de Costa é boa ou má?

3/26/2024
Costa deixou um excedente recorde, mas as reações já não são o que eram: o PS partiu-se, a AD desconfia. Marcelo despediu-se com elogios, à espera dos nomes de Montenegro. Será saudade? Esta Comissão Política teve moderação de David Dinis e comentários de Eunice Lourenço, Liliana Valente e Vítor Matos. A sonoplastia é de Salomé Rita e a ilustração de Carlos Paes — e uma ajuda de Inteligência Artificial. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:51:50

Ask host to enable sharing for playback control

Montenegro vai desviar-se dos obstáculos ou vai ao choque?

3/19/2024
Luís Montenegro continua em silêncio, a preparar uma equipa que se espera de valores seguros para ser rápido e eficaz na ação, porque não se sabe quanto tempo pode o Governo sobreviver. Em modo de "combate" ou de "sobrevivência", pairam ainda todas as incertezas sobre o líder do PSD: leva a IL para o Executivo? Vai negociar com o Chega, no meio das conversas sobre o orçamento com os outros partidos? Vai querer aguentar a legislatura ou precipitar eleições? O caminho do líder do PSD está cheio de obstáculos: resta saber quando os vai evitar e quando procurará o confronto. Ouça o novo episódio de Comissão Política. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:54:09

Ask host to enable sharing for playback control

O furacão Ventura e o desaparecimento dos comunistas no Alentejo

3/11/2024
O Chega quadruplicou os seus votos nas eleições legislativas e tornou-se incontornável na formação de maiorias parlamentares. Por outro lado, o PCP desceu ainda mais a sua representação, passado de seis para quatro deputados e perdendo o deputado eleito por Beja precisamente para o Chega. Na edição desta semana da Comissão Política do Expresso os comissários residentes – Vitor Matos e David Dinis – debatem com o editor de Internacional do Expresso, Pedro Cordeiro, o crescimento da direita radical que segue uma tendência europeia, assim como a diminuição de influência dos partidos comunistas. Ouça o novo episódio sobre os resultados da noite eleitoral de 2024. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:52:15