Estúdio CBN-logo

Estúdio CBN

Grupo Globo

Programa jornalístico de entrevistas e debates, que mescla informação e informalidade. Repórteres trazem, ao vivo, as principais notícias do Brasil e do mundo que serão analisadas por nossos comentaristas e convidados no estúdio.

Programa jornalístico de entrevistas e debates, que mescla informação e informalidade. Repórteres trazem, ao vivo, as principais notícias do Brasil e do mundo que serão analisadas por nossos comentaristas e convidados no estúdio.

Location:

São Paulo, Brazil

Genres:

News

Networks:

Grupo Globo

Description:

Programa jornalístico de entrevistas e debates, que mescla informação e informalidade. Repórteres trazem, ao vivo, as principais notícias do Brasil e do mundo que serão analisadas por nossos comentaristas e convidados no estúdio.

Language:

Portuguese


Episodes

Deputados devem votar PEC que altera composição do Conselho Nacional do MP na terça-feira

10/17/2021
Preocupados em perder autonomia, promotores e procuradores se articulam para frear medida. Para ser aprovada na Câmara, a PEC precisa de pelo menos 308 votos. Proposta aumenta participação legislativa na formação do conselho.

Duration:00:02:55

Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 fala de 'um futuro que seria ótimo se fosse o futuro do Brasil'

10/15/2021
Michel Alcoforado fala sobre o pavilhão brasileiro na Expo Dubai 2020 e sobre o que ele tem a dizer a respeito do futuro. A feira existe há mais de 170 anos, com o objetivo de os países demonstrarem seus avanços e perspectivas. Hoje, mais do que um lugar para falar de futuro, a exposição celebra a ideia de que vivemos em uma aldeia global. Segundo Michel, 'o pavilhão brasileiro mostra que as ideias do nosso país continuam fora do lugar'. Um exemplo disso é que a exposição brasileira chama...

Duration:00:10:19

'Viva o professor brasileiro!'

10/15/2021
A aglomeração virtual do Estúdio CBN no Dia dos Professores presta uma homenagem a estes profissionais tão importantes. Professor Pasquale também recebe os parabéns dos demais comentaristas. O bate-papo ainda aborda, como sempre, os destaques do esporte e da cultura.

Duration:00:33:04

'De maneira geral, o comportamento dos 'sommelier de vacinas' foi pautado pelo complexo de vira-latas'

10/15/2021
Maria Cristina Fernandes fala sobre a confirmação do governo americano de que todos os viajantes com as duas doses de vacinas aceitas pela OMS vão poder entrar no país. Ela também comenta o fenômeno do 'sommelier de vacinas', termo usado para designar os brasileiros que escolhiam o posto de vacinação para o qual se dirigiam em função do imunizante oferecido.

Duration:00:06:14

'Deserto Particular', de Aly Muritiba, vai representar o Brasil na disputa por vaga no Oscar 2022

10/15/2021
A edição oficial da premiação acontece em março do próximo ano. O longa foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema entre outras 14 produções, entre elas o favorito '7 Prisioneiros', filme da Netflix, dirigido por Alexandre Moratto, com Rodrigo Santoro no elenco. Outro que também estava na disputa era 'Medida Provisória', dirigido por Lázaro Ramos.

Duration:00:01:52

Comitê nos EUA recomenda aplicação de dose de reforço da vacina da Janssen

10/15/2021
Um comitê consultivo independente da agência reguladora de medicamentos norte-americana recomendou hoje uma dose de reforço para a vacina da Janssen contra a Covid-19. O imunizante, desenvolvido para aplicação de dose única foi produzido pela empresa Johnson & Johnson. A recomendação do comitê dos Estados Unidos é que a dose extra seja aplicada dois meses após a primeira.

Duration:00:01:01

'Língua portuguesa atravessou o oceano e encontrou, aqui, uma nova cadência'

10/15/2021
Ouvinte pergunta: 'o réu quedou-se inerte' ou o réu se quedou inerte'? Professor Pasquale esclarece que o verbo 'quedar-se' é mais comum em espanhol, mas também existe em português, como sinônimo, nesse caso, de 'ficou'. Ele tira a dúvida, ressaltando que, no Brasil, usamos os pronomes de forma um pouco diferente da que adotam os portugueses.

Duration:00:11:10

Governo Bolsonaro traz 'ameaças demais para não fazermos um alerta já'

10/15/2021
Em entrevista ao Estúdio CBN, Míriam Leitão fala sobre seu novo livro, 'A democracia na armadilha'. A obra reúne uma série de colunas, publicadas no Jornal O Globo, que alertam para o risco que a democracia corre durante o governo Bolsonaro. Míriam avalia, ainda, que sua experiência de vida e início de carreira em meio à ditadura militar ajudam a perceber a gravidade do momento. 'Experiência dolorosa do passado me traz uma visão mais clara do que não podemos perder: nossa principal...

Duration:00:45:41

Butantan iniciará nova etapa de pesquisa dos efeitos da CoronaVac em Serrana (SP)

10/15/2021
Nesta etapa, que acontece a partir deste sábado, os pesquisadores pretendem entender o impacto da CoronaVac no controle da pandemia da Covid-19 e avaliar a imunidade a longo prazo nos moradores da cidade após a vacinação com as duas doses. A última avaliação aconteceu em julho deste ano. O Instituto Butantan reforça a importância de que todos os voluntários analisados anteriormente participem novamente do estudo.

Duration:00:02:18

Fiocruz defende medidas como passaporte de vacinação e uso de máscaras para todo o país

10/15/2021
Segundo estudo do Observatório Covid-19, além do avanço da cobertura vacinal, a manutenção das regras sanitárias vai garantir o controle da pandemia. Os pesquisadores citaram casos como o da Inglaterra, onde a volta às escolas fez os números da Covid-19 crescerem muito.

Duration:00:02:15

Rogério Ceni é 'escolha que faz sentido' para o São Paulo

10/14/2021
Gabriel Dudziak e Rafael Marques comentam retorno de Rogério Ceni ao comando do São Paulo. Para eles, escolha é justificável, já que Ceni é um ídolo do clube, além de ser o atual campeão brasileiro. No entanto, os comentaristas lembram que o técnico já passou por problemas de relacionamento com jogadores em outros times.

Duration:00:13:05

O mistério por trás do som agudo ao final de P.Y.T

10/14/2021
No 'Pegadas Musicais' desta quinta-feira, João Marcello comenta a música P.Y.T, de Michael Jackson. 'Ela tem um efeito no final que eu sempre achei que fosse um sampler da voz do Michael', conta ele. Mas o que parece ser o recurso de um sintetizador, é, na verdade, a voz do cantor em uma velocidade mais rápida na gravação das fitas analógicas da época. João desacelerou a fita e é possível entender o que Michael Jackson cantava.

Duration:00:10:44

Maid: 'é um drama pesado, baseado numa história real'

10/14/2021
Patrícia Kogut comenta sobre a série, disponível na Netflix. É um drama pesado, baseado numa história real, publicada primeiro em livro. A trama tem início com a fuga da protagonista e de sua filha de um casamento abusivo. 'É uma crítica contra o Estado americano, que não protege mulheres desamparadas. 'Uma série que rompe com várias ideias', diz a comentarista.

Duration:00:08:14

'Se for usar nozes, você tem que comer a noz'

10/14/2021
A ouvinte Rubia Menezes pergunta se existe plural para a palavra 'nós', e o professor Pasquale responde.

Duration:00:10:11

Grupo Globo e a Globo terão novas lideranças a partir de 1º de fevereiro

10/14/2021
O atual presidente do conselho de administração, João Roberto Marinho, assume a presidência do Grupo Globo, formado pela Globo, pela Editora Globo, que publica jornais como o Globo e o Valor, pelo Sistema Globo de Rádio, que transmite a CBN, pela Globo Ventures e pela Fundação Roberto Marinho. Paulo Marinho, hoje diretor de canais de televisão da empresa, vai comandar a Globo, que reúne o canal de TV aberta, 26 canais de TV por assinatura, o GloboPlay, o G1, o GE e o GShow, entre outros. Os...

Duration:00:01:12

Chamar as Forças Armadas para resolver problemas 'talvez não seja o caminho'

10/14/2021
A Justiça Militar condenou, nesta madrugada, oito militares envolvidos nas mortes do músico Evaldo Rosa e do catador Luciano Macedo. Evaldo teve o carro fuzilado por militares após ter o carro confundido, no Rio. Maria Cristina Fernandes avalia que condenação pode começar a abalar a crença de que as Forças Armadas devem lidar com problemas como a segurança pública das cidades, que deveria estar a cargo das polícias.

Duration:00:05:49

Lira faz duro discurso contra presidentes de associações de integrantes do MP

10/14/2021
O presidente atacou as instituições ao dizer que vai continuar dialogando com a PEC que altera a estrutura do Conselho Nacional do MP até terça-feira que vem, mas que 'não dá mais para sentar a mesa' com o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta e com o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta.

Duration:00:02:33

Filme mostra a coletividade do universo LGBT+ 'que quase nunca aparece no cinema'

10/14/2021
Érica Sarmet, diretora e roteirista de 'Uma paciência selvagem me trouxe até aqui', conta que quis destacar os 'laços afetivos que se dão em comunidade', e não apenas entre casais. Bruna Linzmeyer, Camila Rocha e Lorre Motta, que compõem o elenco do filme - ao lado da cantora Zélia Duncan -, descrevem seus personagens.

Duration:00:44:33

Votação da PEC que pode modificar Conselho Nacional do MP fica para semana que vem

10/14/2021
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decidiu adiar para a próxima terça-feira a votação da PEC que altera a estrutura do Conselho Nacional do Ministério Público. O adiamento ocorreu devido a falta de acordo entre os membros do MP. Procuradores e promotores são contrários ao texto.

Duration:00:01:31

Corte de verba para ciência pode afetar construção do Centro Nacional de Vacinas, em MG

10/14/2021
A Universidade Federal de Minas Gerais teme que a construção do Centro Nacional de Vacinas, em Belo Horizonte, seja afetada pelo corte de R$ 600 milhões em verbas destinadas ao financiamento de pesquisas. A informação foi revelada pelo pró-reitor da universidade, ouvido pela CBN. O Centro Nacional espera receber R$ 50 milhões do Governo Federal para a construção do local. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, já adiantou que a construção do espaço pode ser afetada.

Duration:00:03:40