Estúdio CBN-logo

Estúdio CBN

Grupo Globo

Programa jornalístico de entrevistas e debates, que mescla informação e informalidade. Repórteres trazem, ao vivo, as principais notícias do Brasil e do mundo que serão analisadas por nossos comentaristas e convidados no estúdio.

Programa jornalístico de entrevistas e debates, que mescla informação e informalidade. Repórteres trazem, ao vivo, as principais notícias do Brasil e do mundo que serão analisadas por nossos comentaristas e convidados no estúdio.

Location:

São Paulo, Brazil

Genres:

News

Networks:

Grupo Globo

Description:

Programa jornalístico de entrevistas e debates, que mescla informação e informalidade. Repórteres trazem, ao vivo, as principais notícias do Brasil e do mundo que serão analisadas por nossos comentaristas e convidados no estúdio.

Language:

Portuguese


Episodes

Tentar resolver problemas talvez seja o grande problema das relações

10/3/2022
Carol Tilkian comenta uma pesquisa do psicólogo americano John Gottman que mostra que 69% dos problemas dos casais não são resolvíveis e nosso problema é querer resolver ao invés de conviver.

Duration:00:10:11

Diretamente do Senegal, Baaba Maal

10/3/2022
Hoje é dia de Músicas do Mundo no Estúdio CBN. Desta vez, o país escolhido foi Baaba Maal, do Senegal. Nascido em 1953, seu repertório teve forte influência franscesa, já que o país ainda sob o imperialismo francês. João Marcello Bôscoli apresenta a música do artista chamada 'Yela' e conta mais curiosidades.

Duration:00:09:46

Campanha longa na Sul-Americana não justifica Brasileirão ruim do São Paulo

10/3/2022
No Quatro em Campo, Carlos Eduardo Eboli e Vinicius Moura discutem a situação complicada do São Paulo, que perdeu a final da Sul-Americana e ficou apenas com a disputa do Campeonato Brasileiro, no qual ocupa a 13ª posição. 'O elenco é capaz de muito mais', pontuam os comentaristas. 'A ideia de que o time está mal no Brasileirão porque foi longe na Sul-Americana é só um discurso confortável para técnico e atletas.'

Duration:00:09:34

Televisão ao vivo e em cores ou a cores? Saiba a forma correta da expressão

10/3/2022
No dicionário Houiass, explica o Professor Pasquale, o mais adequado é dizer 'em cores' a fim de usar a mesma preposição da construção 'em preto e branco', consolidada há mais tempo. Todavia, o uso corrente na língua falada da expressão com preposição 'a' justifica sua validade. Em provas e concursos, contudo, Pasquale indica a forma mais tradicional.

Duration:00:11:15

Apoio de Tebet a Lula depende de diálogo direto com o ex-presidente, afirmam aliados

10/3/2022
Aliados da senadora afirmam que colocar intermediários pode atrapalhar negociações para a declaração de apoio no segundo turno.

Duration:00:04:31

'As pesquisas estão sendo instrumentalizadas pelo bolsonarismo', avalia antropóloga

10/3/2022
No Estúdio CBN, Isabela Kalil, professora de Antropologia da FESPSP, pediu cuidado com a condenação dos resultados das pesquisas eleitorais. Ela pondera os erros das amostras, mas contextualiza a instrumentalização delas por parte de Jair Bolsonaro. Kalil destacou que o presidente da Câmara, Arthur Lira, propõe um projeto no Legislativo para criminalizá-las judicialmente. 'As pesquisas estão em disputa', aponta a professora.

Duration:00:20:23

Começa hoje a 6ª Semana Mundial do Investidor

10/3/2022
Ana Leoni, Nathália Larghi e Naiara Bertão falam sobre a campanha, que ocorre em diferentes países para aumentar a conscientização sobre a educação e a proteção dos investidores. O evento é promovido pela Organização Internacional das Comissões de Valores (Iosco) e, no Brasil, é coordenado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Duration:00:08:22

Votação no exterior foi tão polarizada quanto no Brasil

10/3/2022
No Reino Unido e na maioria dos países da Europa, Lula (PT) terminou em vantagem. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, venceu no Japão, em Israel e na maioria das cidades dos Estados Unidos. Fernanda Magnotta comenta os resultados, além da repercussão internacional.

Duration:00:12:11

O resultado surpreendente de Bolsonaro e o 'tsunami' no Congresso

10/3/2022
Maria Cristina Fernandes faz uma análise sobre as eleições de domingo e avalia que o resultado da disputa presidencial 'surpreendeu a todos'. Comentarista também destaca o alto número de parlamentares eleitos que apoiam Bolsonaro. Maria Cristina ressalta ainda que esse cenário chega a ofuscar o fato de Bolsonaro ter sido o primeiro presidente e candidato a reeleição que passa para o segundo turno em desvantagem. Além disso, foi o melhor resultado do PT em um primeiro turno. 'A gente deve...

Duration:00:17:10

Imprensa internacional destaca força de Bolsonaro no 1º Turno das eleições

10/3/2022
A revista americana The Economist afirmou que o ex-presidente Lula teve uma vitória com gosto de derrota. A publicação contextualizou que Bolsonaro se saiu melhor que o esperado e teve aliados eleitos para o Congresso. O jornal britânico The Guardian destacou que o resultado foi um grande golpe para os brasileiros progressistas. Mais duro, o francês Le Monde ressaltou que o Brasil tem tempos sombrios pela frente.

Duration:00:01:55

IBGE confirma adiantem do fim da coleta de dados do Censo Demográfico de 2022

10/3/2022
O encerramento, agora, deve acontecer no início de dezembro. O atraso se deve à falta de recenseadores. Inicialmente, a previsão era encerrar o processo em outubro. Até o momento, o Censo 2022 entrevistou 104.445.750 pessoas. O número corresponde a 49% da população estimada do país.

Duration:00:02:31

Pela primeira vez, Congresso contará com duas deputadas federais transexuais

10/3/2022
Erika Hilton e Duda Salabert, vão representar São Paulo e Minas Gerais na Câmara. Eleições deste ano tiveram recorde de candidaturas trans pelo país: ao todo foram 80, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais.

Duration:00:03:01

Após resultado otimista, campanha de Bolsonaro deve focar agendas no Sudeste

10/3/2022
A estratégia da equipe do presidente Jair Bolsonaro para o segundo turno é também mostrar aos eleitores mais pobres que a alta da inflação é reflexo da pandemia e da guerra na Ucrânia. A campanha busca apontar dados da deflação nos últimos meses e que preços vão cair ainda mais em um eventual segundo mandato de Bolsonaro. De tom mais moderado, o candidato deve ir atrás também daqueles que se abstiveram de votar no primeiro turno.

Duration:00:02:55

Polarizados, Bolsonaro e Lula disputaram votos da camada mais pobre da população

10/2/2022
No Estúdio CBN, o cientista político Cláudio Couto analisou as campanhas de Lula e Bolsonaro para as eleições. Atrás do petista desde o início nas pesquisas, e na tentativa de conquistar a preferência da população de baixa renda, o presidente usou a máquina pública para criar novos programas sociais, como o Auxílio Brasil. Já Lula pautou destacou a excelência do Bolsa Família. Apesar do esforço, Couto avalia que as "cartas" de Bolsonaro não funcionaram: 'muitíssimo pouco resultado'.

Duration:00:32:10

Mara Gabrilli, candidata a vice na chapa com Simone Tebet, vota em São Paulo

10/2/2022
A senadora, candidata à presidência pelo MDB, acompanhou o voto de sua vice. Simone Tebet fez uma avaliação dos meses de campanha e apontou que, embora ainda acredite que possa estar presente no segundo turno, independentemente disso, a sua jornada já cumpriu um papel importante ao representar uma contraposição ao que ele considera um 'clima de ódio instaurado no país'.

Duration:00:03:27

Brasil registra 663 casos de crimes eleitorais

10/2/2022
Até às 15h deste domingo, 250 pessoas foram presas. Entre os crimes mais comuns, 149 eram por boca de urna, 127 por compra de votos e 18 por violar ou tentar violar sigilo do voto, além de 11 armas apreendidas. O Ministro Alexandre de Moraes comentou as ocorrências e disse que, por enquanto, o processo de votação em todo o país segue de forma pacífica, dentro da normalidade.

Duration:00:01:35

'Perseguição religiosa contra cristãos no Brasil é uma falácia', afirma especialista

10/2/2022
O Estúdio CBN recebe a doutora em Ciências da Comunicação, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, Magali Cunha, para falar sobre os aspectos do eleitorado religioso no Brasil. A especialista lembra também que a informação de que Lula supostamente iria fechar igrejas já existe desde 1989, ainda na época da disputa entre Fernando Collor e o petista. Magali comenta como o Partido dos Trabalhadores se articulou para combater fake...

Duration:00:16:35

É #FAKE que vídeo com senador Randolfe Rodrigues mostra briga da cúpula do PT nas eleições de 2022

10/2/2022
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma discussão entre o senador Randolfe Rodrigues (Rede) e outros políticos. Mensagens afirmam que as imagens mostram uma discussão na direção de campanha do PT durante as eleições de 2022. É #FAKE. Ouça a apuração da equipe do Fato ou Fake.

Duration:00:02:28

Em Fortaleza, Ciro Gomes diz que pretende parar após esta eleição e cita alianças no 2º turno

10/2/2022
O candidato do PDT à Presidência votou na manhã deste domingo ao lado de familiares e aliados políticos. À imprensa, ele afirmou que refletiu diversas vezes se valeria a pena disputar uma eleição em 'tempos estranhos' e disse que, provavelmente, está será sua última candidatura. Sobre eventual segundo turno, ele pretende formar alianças.

Duration:00:01:40

Ao votar em Fortaleza, Ciro Gomes indica ser sua última eleição

10/2/2022
O candidato à presidência pelo PDT votou nesta manhã, no Ceará. Ao ser questionado sobre seu futuro político, Ciro Gomes disse: 'Se eu ganhar, eu quero trocar minha reeleição pela reforma que o país precisa ter (...). Se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar as coisas sem a suspeição de uma candidatura'.

Duration:00:01:31