Academia CBN - Mario Sergio Cortella-logo

Academia CBN - Mario Sergio Cortella

Philosophy Podcasts >

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.
More Information

Location:

United States

Description:

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Language:

English


Episodes

A súplica por aquilo que se deveria desejar

7/18/2019
More
Mario Sergio Cortella fala sobre o sofrimento que algumas pessoas passam quando não conseguem fazer aquilo que deveria ser feito. Segundo ele, esse desconforto grande aparece quando se idealiza uma maneira de agir, seja por causa de uma percepção religiosa, numa relação afetiva ou mesmo no modo de fazer negócios.

Duration:00:02:27

O fosso entre o discurso e a prática

7/17/2019
More
Mario Sergio Cortella fala sobre as pessoas que têm uma 'crença fraturada' porque acabam dividindo dentro de si aquilo que é seu modo de pensamento e a ação que desenvolve, ou seja, dizem uma coisa e agem de forma diferente. Mas, como disse Nathaniel Hawthorne, 'ninguém pode, por muito tempo, ter um rosto para si mesmo e outro para a multidão sem, ao final, confundir qual deles é o verdadeiro'.

Duration:00:02:23

A tática de esconder parte da informação por conveniência

7/16/2019
More
Mario Sergio Cortella diz que isso pode acontecer num relacionamento, no trabalho ou mesmo nas instituições republicanas. Nesse último caso, segundo ele, é preciso ter muita cautela para não confundir informações tidas como 'segredo de Estado' com ações indecentes ou que rompem com a regra do convívio democrático.

Duration:00:02:30

'Não existem meias-verdades'

7/15/2019
More
Frase do escritor francês Georges Bernanos ressalta que 'não dá pra disfarçar o indisfarçável'. Para Mario Sergio Cortella, muita gente tenta dissimular aquilo que é muito evidente, colocando a verdade numa penumbra, mas modo de agir é hipócrita ou cínico.

Duration:00:02:30

A palavra de honra pode ser apenas uma promessa vazia

7/11/2019
More
Quem, quando criança, não disse "eu dou minha palavra"? Uma das maneiras até de se fazer o juramento era cruzar os dedos para não ter que cumprí-lo. A ideia de palavra de honra, nem sempre tem força. "As palavras de honra custam pouco".

Duration:00:02:23

Melhor maneira de divulgar uma informação é pedindo segredo

7/10/2019
More
Quando se pede segredo, é quase certo que esse segredo deixará de sê-lo. “O modo mais seguro de divulgar a todos alguma coisa, é cochilá-la no ouvido de um amigo, suplicando-lhe para não contá-la a ninguém”.

Duration:00:02:28

A decência ética é difícil, mas é possível

7/9/2019
More
Aristóteles deixou pensamento muito citado e correto: 'embora ambos (Platão e a verdade) nos sejam caros, o dever moral nos impõe preferir a verdade'.

Duration:00:02:32

O esforço em esconder o que é nulo é maior que aquele para ocultar o que é ruim

7/8/2019
More
Mario Sergio Cortella comenta que muitas pessoas se veem melhores do que realmente são e, mesmo sendo vazias em sua condição de ação, se mostram poderosas. E lembra a frase do americano Eric Hoffer: 'a coisa mais difícil de esconder é aquilo que não existe'.

Duration:00:02:26

Convivência e isolamento são escolhas que fazem parte da natureza humana

7/5/2019
More
Mario Sergio Cortella afirma que o homem é um 'animal gregário', que vive de maneira concentrada e interdependente, e que isso é o que permite a sobrevivência da própria espécie. No entanto, ele lembra que, em algumas circunstâncias, precisamos da paz da solidão: 'é muito bom estar com outras pessoas, mas, em algumas situações, é melhor ficar sozinho'.

Duration:00:02:26

Há pessoas que são capazes de piorar a própria natureza

7/4/2019
More
Cervantes adverte que 'cada um é como Deus o fez, e muitas vezes, até pior', o que, para Mario Sergio Cortella, significa que muitos conseguem degradar aquilo que com elas veio como genética ou que ganharam de 'fonte divina'.

Duration:00:02:27

O mérito precisa de esforço

7/3/2019
More
Mario Sergio Cortella diz que o sucesso, quando advém de um trabalho honroso, tem o mérito provado na prática. Ele lembra, no entanto, que há quem passe o tempo todo desejando a 'coroação' daquilo que faz, sem fazer um esforço muito grande para isso.

Duration:00:02:28

Paciência não pode ser confundida como letargia ou incapacidade de reação

7/2/2019
More
Mario Sergio Cortella diz que, muitas vezes, o que parece calmo e até silencioso, seja dentro ou fora das pessoas, pode ser algo que está apenas retido, e que pode vir à tona a qualquer momento. Ele ressalta que é preciso 'cautela' com pessoas que parecem muito pacientes, porque podem reagir de forma explosiva, e a nossa distração em relação a elas é 'muito perigosa'.

Duration:00:02:21

O tempo corrige ou exalta

7/1/2019
More
Existem coisas que a gente só nota depois que passou. Isso vale em relação a fatos históricos, a apreciação de eventos, invenções, pessoas, etc. “Nunca existiram grandes homens enquanto vivos. É a posteridade que os cria”.

Duration:00:02:28

Leonardo da Vinci e a astrologia

5/31/2019
More
Parece estranho vincular a noção de ciência com a procriação impedida. Mas, em vários momentos da história, alguns pensadores foram capazes de levantar uma ideia de se impedir que algumas pessoas procriassem. No sentido que interromper a descendência daqueles que cumpririam uma função entendida como maléfica. Leonardo da Vinci uma vez escreveu: "Todos os astrólogos serão castrados".

Duration:00:02:25

A audiência excluída

5/30/2019
More
é uma ausência que fica presente de modo silencioso. Uma pessoa excluída de ser ouvida sobre as coisas nas famílias, nas escola, em um relacionamento amoroso ou dentro de uma sociedade. “Uma revolta é a linguagem dos que não foram ouvidos”, escreveu Martin Luther King

Duration:00:02:23

O contraditório do que é bom e do que é ruim

5/29/2019
More
O contraditório foi muito bem analisado um dia por Francis Bacon. Na sua obra mais famosa, chamada Ensaios, ele escreveu: "A prosperidade contém muitos temores e dissabores. E a adversidade contém confortos e esperanças".

Duration:00:02:26

A falta de planejamento pode levar ao fracasso

5/28/2019
More
Algumas pessoas têm incapacidade de antecipar aquilo que farão. Essa ausência de planejamento gera um desencontro de intenções e isso perturba a própria capacidade de se chegar ao que se deseja e ao que é necessário. “O homem inteligente previne”.

Duration:00:02:21

A paciência é decisiva nas ações

5/27/2019
More
Existem algumas coisas que não vêm de repente. Isso vale para o afeto, conhecimento, capacidade de carreira, organização da vida democrácia, etc. Nesse sentido, há um tempo em que chamamos de "gestacional". "Nada do que é grande surge repentinamente. Nem mesmo a uva e nem um filho. Se agora me disseres 'quero um filho', respondo-te: é preciso tempo. Antes de tudo, deixa virem as flores, depois que se desenvolvam os frutos, e que amadureçam".

Duration:00:02:24

A infelicidade é uma das principais características humana

5/24/2019
More
O que marca a expectativa humana é a esperança e a procura incessante para que as coisas tenham um sucesso. No entanto, não é também fora de propósito que a gente tenha que pensar na tristeza que vai se acumulando do que não é bem sucedido. "A Estória é a ciência da infelicidade humana".

Duration:00:02:25

A arrogância é uma estupidez persistente

5/23/2019
More
Há pessoas que são marcadas por uma grande vaidade e têm, de fato, uma estupidez persistente. "Não existe vaidade inteligente", escreveu Louis-Ferdinand Celine. E ele tem razão quando essa característica passa a marcar as ideias, ações e condutas de uma pessoa.

Duration:00:02:25