SEMANA DOS CONVIDADOS-logo

SEMANA DOS CONVIDADOS

RFI France

Neste programa, passamos em revista os melhores momentos dos convidados que nos acompanharam ao longo da semana.

Neste programa, passamos em revista os melhores momentos dos convidados que nos acompanharam ao longo da semana.
More Information

Location:

Paris, France

Genres:

Podcasts

Networks:

RFI France

Description:

Neste programa, passamos em revista os melhores momentos dos convidados que nos acompanharam ao longo da semana.

Language:

Portuguese


Episodes

A semana em que os EUA avaliaram Trump

11/10/2018
More
Nesta semana, focamos o nosso olhar sobre as eleições de meio mandato nos Estados Unidos, um escrutínio que teve valor de teste para Donald Trump. Também evocamos a situação de São Tomé e Príncipe com o seu primeiro-ministro, Patrice Trovoada, durante a sua passagem por Paris e, noutro aspecto, debruçamo-nos sobre a situação dos migrantes no norte de França, com o testemunho de uma guineense que vive há cinco anos na zona de Dunkerque.

Duration:00:06:55

A semana da transição para Angola

9/15/2018
More
Esta semana ficou marcada pela transição no seio do partido no poder em Angola, o MPLA. Poucos dias depois de ser eleita a nova direcção desta formação, Álvaro Sobrinho, antigo dirigente do banco BES Angola, acusou certos antigos membros do Bureau político do MPLA de estar por detrás da falência do banco em 2014, declarações desmentidas pelos antigos accionistas da instituição. Também em destaque esta semana esteve a Guiné-Bissau cujos preparativos das legislativas de 18 de Novembro estão...

Duration:00:07:57

Uma semana de olhos postos sobre a China

9/8/2018
More
Esta semana, focamos o nosso colhar sobre a China que acolheu o 3°fórum China/África, uma cimeira durante a qual Pequim prometeu um envelope de 60 mil milhões de Dólares de apoio suplementar ao continente.Também em foco esteve o congresso extraordinário do MPLA este Sábado bem como a mini-remodelação ministérial da passada terça-feira aqui em França.

Duration:00:08:41

Merkel e May apostadas em África

9/1/2018
More
O périplo africano das dirigentes alemã e britânica esteve em destaque na nossa antena. Falámos também do olhar da ONU em relação à Guiné-Bissau, sem deixar de destacar Moçambique para voltarmos a visitar o Grande Hotel da Beira e abordar o rapto há dois anos de um empresário português. Comentámos ainda as declarações do Papa cuja última visita teve lugar na Irlanda.

Duration:00:06:03

Moçambique e o pós Dlhakama

5/5/2018
More
A morte em Moçambique do líder da Renamo, mas também a revolução na Arménia e as mexidas no governo britânico foram os temas em foco. Destacámos também a preparação do congresso em Angola do MPLA e o dia da liberdade de imprensa.

Duration:00:06:21

Semana histórica na península coreana

4/28/2018
More
Os líderes das duas Coreias protagonizaram um encontro inédito na zona desmilitarizada. Em Paris uma conferência debateu o financiamento do terrorismo, a França que tem na forja uma nova política de imigração. E isto enquanto o presidente esteve em visita oficial aos Estados Unidos. Enquanto isso Moçambique acolhia na sua capital o segundo simpósio africano sobre a figura masculina na sociedade.

Duration:00:07:21

A semana em que a Guiné-Bissau se dotou de um novo PM

4/21/2018
More
Esta semana, os nossos convidados evocaram connosco a actualidade da Guiné-Bissau que se dotou de um novo Primeiro-Ministro e marcou as suas legislativas para o dia 18 de Novembro, a transição de poder em Cuba e os bombardeamentos dos Estados Unidos, Reino Unido e França na Síria no passado fim-de-semana tendo sido outros dos aspectos analisados nos últimos dias.

Duration:00:07:25

A semana em que Angola recuperou 500 milhões de Dólares

4/14/2018
More
Esta foi a semana em que Angola confirmou ter recuperado 500 milhões de Dólares que tinham sido transferidos para o exterior numa operação ilícita, os últimos dias tendo sido igualmente marcados pela visita a França do Príncipe herdeiro da Arabia Saudita no intuito de estreitar os laços económicos e diplomáticos com Paris.

Duration:00:08:50

A semana em que Winnie Mandela e Jaka Jamba partiram

4/7/2018
More
Esta semana partiram Winnie Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela e como ele activista anti-apartheid, assim como Jaka Jamba, dirigente histórico da Unita na oposição angolana e um dos negociadores do Acordo de Alvor que estabeleceu os parâmetros da partilha do poder no pós-independência.Também marcou a actualidade a decisão da justiça brasileira de colocar Lula na prisão ou ainda a angariação de 2 mil milhões de Dólares de ajuda urgente ao Iémen cuja situação humanitária é considerada a...

Duration:00:09:00

Rússia no centro das atenções

3/17/2018
More
Esta semana vista pelos nossos convidados foi dominada pela Rússia onde decorre este Domingo a primeira volta das presidenciais. Também em foco tem estado a Síria que completou o triste aniversário de sete anos de guerra, bem como a China que adoptou uma emenda constitucional que dá luz verde a uma presidência vitalícia de Xi Jinping.

Duration:00:08:08

Demissão do Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

1/20/2018
More
Esta semana de actualidade vista pelos nossos convidados foi marcada nomeadamente pela demissão do Primeiro-Ministro guineense, a eleição atribulada dos juízes do recém-criado Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe ou ainda o primeiro aniversário da investidura de Trump como Presidente dos Estados Unidos.

Duration:00:08:33

Novas mudanças em Angola

1/13/2018
More
Cabo Verde debate código de conduta no audiovisual público, enquanto em Angola o Fundo soberano tem nova administração e o novo presidente protagonizou uma inédita conferência de imprensa. Em São Tomé e Príncipe houve contestação ao Tribunal constitucional. Por seu lado na Ásia as duas Coreias protaganizaram negociações inéditas.

Duration:00:05:30

Salah no apogeu do futebol africano

1/6/2018
More
A agitação social no Irão e a situação tensa no Médio Oriente, bem como a posição do presidente francês em relação à imprensa são os temas que abordámos. Sem esquecer o prémio de melhor futebolista africano do ano e o record em termos de segurança na aviação civil.

Duration:00:05:38

A semana em que o ANC escolheu o seu líder

12/23/2017
More
Nesta semana vista pelos nossos convidados, o destaque vai para a eleição do novo líder do ANC, mas também o relatório sobre os esquadrões da morte nas imediações de Luanda ou ainda as eleições regionais na Catalunha das quais saíram vitoriosos os separatistas.

Duration:00:08:20

Trump reconheceu Jerusalem capital de Israel

12/9/2017
More
Esta semana, uma das questões dominantes foi a decisão do Presidente americano reconhecer Jerusalem capital de Israel, a entrada em vigor do polémico decreto anti-imigração de Donald Trump tendo sido outro prato forte da actualidade. Nos últimos dias, também se evocou o primeiro acordo sobre o Brexit, bem como a crise política na Guiné-Bissau e as ameaças de se instalar um governo paralelo naquele país.

Duration:00:08:19

Europeus e Africanos sob o choque líbio

12/2/2017
More
Em foco esteve essencialmente a cimeira reunindo na Costa do Marfim a União Africana e a União Europeia. Enquanto isso o Papa esteve em visita a Myanmar e ao Bangladesh, na Ásia.

Duration:00:06:18

Onda de choque perante a escravatura na Líbia

11/25/2017
More
No recapitulativo desta semana de actualidade vista pelos nossos convidados, focamos o nosso olhar sobre a Líbia e a onda de choque depois de imagens da venda de escravos naquele país percorrerem o mundo. Também em foco esteve o Zimbabué que virou uma página de 37 anos após Robert Mugabe se ter demitido das suas funções de Presidente. Ainda em destaque esteve Angola com o Presidente João Lourenço a dar continuidade à série de mexidas que tem efectuado nos lugares cimeiros das entidades...

Duration:00:07:53

Isabel dos Santos perde Sonangol

11/18/2017
More
Angola tem nova gestão para companhia petrolífera, com vários filhos do antigo chefe de Estado dos Santos a serem exonerados dos respectivos cargos. No Zimbabué a semana foi de movimentações militares. Já em França assinalaram-se dois anos sobre os atentados de 13 de Novembro.

Duration:00:05:46

Fundo soberano angolano também nos "Paradise Papers"

11/11/2017
More
Neste recapitulativo da semana vista pelos nossos convidados, focamos o nosso olhar sobre os "Paradise Papers", em particular sobre Angola, os últimos dias tendo sido igualmente marcados pelo ataque numa localidade do Texas que custou a vida de 26 pessoas ou ainda, noutro aspecto, a vasta operação anti-corrupção organizada na Árabia Saudita.

Duration:00:08:16

Nova Iorque de novo alvo de atentados

11/4/2017
More
Um atentado em Nova Iorque matou pelo menos oito pessoas, dirigente catalão destituído deslocou-se para Bruxelas enquanto em França chegava ao fim o estado de emergência. Na Guiné-Bissau foram retomadas as emissões de rádio e televisão da estação portuguesa RTP. E Portugal prepara-se para acolher o Websummit, conferência internacional de tecnologias ligadas à Internet.

Duration:00:06:16