Carlos Alberto Sardenberg (podcast)-logo

Carlos Alberto Sardenberg (podcast)

Talk >

More Information

Location:

Maringa, Brazil

Language:

Portuguese


Episodes

Petrobras vende Pasadena por um quarto do valor investido na refinaria

1/31/2019
More
Valor fechado foi de US$ 572 milhões. A transação da compra foi um dos estopins da operação Lava-jato. Após investigação, CVM concluiu que a ex-presidente Dilma está entre as pessoas que falharam na negociação.

Duration:00:06:41

Caso da Vale mostra que é preciso privatizar o privado e estatizar o estatal

1/30/2019
More
O governo não pode mandar na Vale, mas uma vez que o presidente da empresa é sancionado pelo da República, existe uma possibilidade de fazer pressão. Ao mesmo tempo, o lobby das mineradoras influencia uma série de decisões do Congresso de acordo com seus interesses.

Duration:00:05:24

Todas as responsabilidades devem ser devidamente apuradas no caso de Brumadinho

1/29/2019
More
A Vale tem a maior parcela de culpa porque é obrigação da empresa manter todas as instalações funcionando. No entanto, o Congresso também falhou ao aprovar, em 2017, MP que deixava fiscalização a cargo das empresas mineradoras.

Duration:00:08:32

'Modo de operar a mineração no Brasil terá que ser revisto'

1/28/2019
More
A Vale sustenta que cumpriu todas as normas e regulamentos. Para Carlos Alberto Sardenberg, se a companhia seguiu todas as normas, isso significa que elas 'não prestam'. Ele acrescenta que a mineração é uma atividade econômica importante, mas que vai precisar de adequação.

Duration:00:05:27

Há muitos órgãos para fiscalizar barragens, mas pouca gente

1/28/2019
More
Para Carlos Alberto Sardemberg, isso leva a crer que há um problema administrativo. Faltam pessoas e equipamentos na linha de frente. Por outro lado, há a necessidade de as companhias, de algum modo, serem mais responsáveis. Isso se faz com a criação de regras e punições muito duras.

Duration:00:05:22

O bom momento da economia brasileira no início de 2019

1/25/2019
More
Dados divulgados durante a semana mostram inflação baixa, crescimento do emprego e aumento da arrecadação, recorda Sardenberg. Em Davos, a atuação de Paulo Guedes no Fórum Econômico Mundial agradou investidores. No Brasil, após novo recorde, a bolsa se aproxima dos 100 mil pontos.

Duration:00:07:19

'Paulo Guedes tem autoridade e pretende fazer uma reforma da Previdência grande'

1/24/2019
More
Para Carlos Alberto Sardenberg, o ministro Paulo Guedes tem se articulado para promover uma reforma da previdência ampla apesar de enfrentar resistência dentro do governo. Sardenberg acrescenta que as propostas de Guedes são bem vistas pelo mercado. 'Ele tem uma pauta de globalização vinculada ao liberalismo', avalia.

Duration:00:07:24

‘Risco é de um banho de sangue na Venezuela’

1/23/2019
More
A população está indo às ruas se manifestar, mas o governo resiste. Para Carlos Alberto Sardenberg, para evitar tragédia, a saída é Nicolás Maduro reconhecer que perdeu tudo e deixar o país. É uma tristeza que termine assim essa história da Venezuela. O povo está esmagado pelas péssimas condições econômicas.

Duration:00:09:16

‘Bolsonaro precisa anunciar o plano de governo na área econômica’

1/21/2019
More
Os participantes do Fórum de Davos esperam ouvir duas coisas: a proposta dele para eliminar o problema das contas públicas brasileiras e como moldar o crescimento econômico. Ele precisa anunciar propostas que sejam favoráveis à abertura de investimentos.

Duration:00:06:33

Bolsonaro será uma atração no encontro em Davos

1/21/2019
More
Na avaliação de Carlos Alberto Sardenberg, há um clima de muito otimismo nos meios financeiros em relação ao governo Bolsonaro. É preciso olhar para o investidor em infraestrutura, indústria e comércio. "Esse pessoal não pode ir embora no dia seguinte. Então, para fazer investimento, é preciso uma garantia de longo prazo". Esse tipo de investimento ainda não chegou. A espera é para o andamento da política econômica do governo. É isso que Bolsonaro precisa mostrar.

Duration:00:07:05

Ano saiu pior do que o esperado, especialmente no quesito crescimento econômico

12/21/2018
More
Houve perda de capacidade política pelo governo Temer, a greve dos caminhoneiros e a incerteza do período eleitoral. Para 2019, estamos esperando um crescimento em torno de 2,5%, com o dólar comportado e inflação abaixo de 4%. É um cenário que parece bom. Reforma da Previdência será um ponto crucial.

Duration:00:06:42

Além da liminar polêmica Marco Aurélio, outros 'canetaços' causaram prejuízos para o país

12/20/2018
More
Na quarta-feira, houve decisões que já estão valendo e causando prejuízos. Ministro Lewandowski repetiu golpe que deu no ano passado e aproveitou o último dia de sessões no STF para assinar uma liminar garantido reajuste dos servidores. Rodrigo Maia, que assumiu interinamente a Presidência da República, sancionou a lei que perdoa municípios que estouraram as contas com gastos de pessoal. Já Marco Aurélio Mello, em uma de suas canetadas, proibiu a Petrobras de vender ativos.

Duration:00:07:14

'É um absurdo que um juiz, em decisão individual, suspenda uma decisão coletiva do Supremo'

12/19/2018
More
E uma decisão que está sendo rediscutida com data já marcada. Essa decisão do ministro Marco Aurélio não tem o menor cabimento, não tem o menor sentido político, ético, jurídico, ético.

Duration:00:14:35

'Regras para auxílio-moradia ficaram mais razoáveis'

12/18/2018
More
Sardenberg comenta a decisão do CNJ, que aprovou o pagamento do auxílio-moradia para juízes: 'ficou mais razoável. Ao deslocar um funcionário para outra cidade, é normal pagar um benefício até que a pessoa encontre uma casa definitiva. Isso existe em qualquer lugar e é bem razoável. Agora, o que estava errado era o que estava acontecendo: pagar auxílio até para quem morava em casa própria. Era um golpe que o ministro Fux aplicou'.

Duration:00:12:45

Fala de Guedes sugere que reforma do Sistema S pode, finalmente, acontecer

12/18/2018
More
Pauta já passou incólume pelo governo Dilma e pela reforma trabalhista. Mudança é defendida desde os anos 1990 pelos economistas mais liberais que argumentam que o dinheiro de impostos financia atividade tocada e controlada por sindicatos patronais.

Duration:00:07:20

Apesar do resultado vir praticamente zero, IBC-Br veio acima das expectativas

12/17/2018
More
Índice que é considerado prévia do PIB ficou em 0,02% em outubro, em relação a setembro. Considerando os últimos 12 meses, resultado mostra que a economia brasileira está melhor, ainda que a recuperação esteja muito lenta.

Duration:00:06:32

Congresso pode entrar em recesso mesmo sem votar orçamento para 2019

12/17/2018
More
Caso isso aconteça, governo tem limite de gastar 1/12 do que está previsto. É possível que semana se encerre sem que nada seja votado. Mas governo Bolsonaro não vai sair do zero, já que vários projetos estão encaminhados.

Duration:00:05:55

'Não há problemas em trazer capital estrangeiro'

12/14/2018
More
Pelo contrário. É até muito bom. Traz mais competitividade e isso é melhor para os passageiros. Temer assinou MP que libera até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras.

Duration:00:04:04

Taxa básica de juros deve seguir 'comportada' em 2019

12/13/2018
More
BC manteve a taxa básica de juros em 6,5% ao ano, nível baixo há muitos meses. Mas o mais importante foi o comunicado do Copom sobre o assunto. A conclusão a que se chega é que a taxa vai permanecer neste patamar ao longo de todo o ano que vem.

Duration:00:03:35

Dos dois lados, tem gente se preparando para o fracasso do acordo entre Mercosul e UE

12/13/2018
More
Se acordo fracassar, seria lamentável porque ele está sendo preparado por mais de 20 anos. Angela Merkel disse que não será fácil chegar ao entendimento com o governo Bolsonaro. Se o presidente eleito disser que é a favor do acordo, ele tem condições de andar. Mas, por enquanto, nada foi dito.

Duration:00:08:09