O Mundo em Meia Hora-logo

O Mundo em Meia Hora

News >

More Information

Location:

São Paulo, Brazil

Genres:

News

Language:

Portuguese


Episodes

'Declaração de chefe de gabinete acaba com linha de defesa de Trump'

10/19/2019
More
O jornalista Guga Chacra estreou no Mundo em Meia Hora com Roberto Nonato. Eles abordaram diferentes assuntos internacionais, entre eles, Brexit, eleições na Bolívia, protestos no Líbano, atentado no Afeganistão e Donald Trump que continua as voltas com o processo de impeachment.

Duration:00:27:09

'Governo do Equador não parece ter solução fácil nem a curto prazo para crise'

10/12/2019
More
O cientista político e professor de Relações Internacionais da UERJ Paulo Velasco disse que a organização da comunidade indígena tem sido firme nas críticas e protestos contra a gestão de Lenín Moreno. Ele explicou que o governo deu uma guinada muito clara para a direita e frustrou boa parte da população equatoriana. Ouça o programa completo

Duration:00:26:37

Pivô da crise no Peru é questão do combate à corrupção

10/5/2019
More
O professor de Relações Internacionais da PUC-SP, Tomáz Paolielo, disse que tema ganhou força a partir do momento em que consequências da operação Lava-jato chegaram lá. País foi um dos mais impactados, além do Brasil. Sobre a relação entre Trump e Ucrânia, o cientista político Creomar de Souza disse que os democratas procuravam há tempos um escândalo do presidente norte-americano para promover evento político que pudesse ocasionar pedido de impeachment.

Duration:00:25:56

EUA: 'haverá muito veneno nessa corrida eleitoral'

9/28/2019
More
Lourival Sant’Anna analisa o pedido de abertura do processo de impeachment contra Trump. A decisão partiu de uma conversa por telefone entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Na conversa, Trump pediu que Zelensky investigasse o filho de Joe Biden. 'A estratégia é manter essa discussão dentro da Câmara o máximo possível para 'sangrar' Trump nos próximos dois meses'. Lourival Sant’Anna destaca que 'o que vai acontecer é um desgaste político do presidente que vai 'atirar' de...

Duration:00:26:15

'Os países árabes somados são o sexto maior importador de produtos brasileiros'

9/21/2019
More
Lourival Sant’Anna faz um balanço da viagem da ministra Tereza Cristina ao Oriente Médio. Ela visitou quatro países com o objetivo de restabelecer relações do Brasil com esses países. Muito simbolicamente, ela começou pelo Egito, país que cancelou delegação de empresários depois que o presidente Bolsonaro falou em transferir a embaixada do Brasil de Tel-Aviv para Jerusalém. 'O Egito é um país que lidera o mundo árabe'. Depois ela esteve na Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos...

Duration:00:27:23

'Trump tem feito uma série de movimentos na direção contrária ao que Bolton queria'

9/14/2019
More
Roberto Nonato e Lourival Sant’Anna conversaram sobre vários temas, entre eles, a saída do conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton. Lourival Sant’Anna destaca que Bolton quer guerra e o Trump está iniciando sua corrida eleitoral. Eles também falaram sobre a aprovação da emergência alimentar na Argentina, a falta de energia que afeta o abastecimento de água em hospitais na Venezuela, o debate democrata nos EUA, Coreia do Norte e Brexit.

Duration:00:27:18

Relação Brasil - Argentina: 'esperamos que o pragmatismo se instale depois das eleições'

9/7/2019
More
Lourival Sant’Anna analisa o acordo automotivo entre Brasil e Argentina que foi assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo o ministro de Produção e Trabalho da Argentina, Dante Sica, durante evento no Rio. Lourival destaca a eleição na Argentina, no mês que vem, e tudo indica que a oposição vencerá. 'A relação Brasil - Argentina tende a mudar'.

Duration:00:25:49

Macri tenta apoio de Fernández para estender dívida com FMI

8/31/2019
More
Argumento é de que o atual presidente vai entregar um país destroçado para o candidato da oposição, que é o favorito nas eleições. Cristina Kirchner diz que ela está sendo culpada pela crise na Argentina, mas candidata a vice-presidência tem boa parte da culpa sim.

Duration:00:26:56

Macron usa situação na Amazônia para reforçar ideia de que acordo UE - Mercosul pode não sair

8/24/2019
More
Lourival Sant’Anna falou sobre o impacto internacional das queimadas na Amazônia e os possíveis reflexos para o Brasil. Ele destacou que ‘a questão passa por outros interesses e, por isso, as reações são diferentes’. Lourival explica que a França sempre resistiu ao acordo União Europeia - Mercosul porque há um forte lobby do mundo agrícola francês contra a entrada de produtos brasileiros.

Duration:00:26:14

Economia da Argentina tende a se deteriorar com perspectiva de vitória de Kirchner

8/17/2019
More
Medidas de Macri para tentar reverter derrota nas primárias, como aumento do salário mínimo e abono salarial, também pioram quadro econômico do país.

Duration:00:27:31

Guerra comercial entre EUA e China entra em uma nova etapa

8/10/2019
More
Roberto Nonato e Lourival Sant’Anna analisam o acirramento da guerra comercial entre os dois países. Houve uma desvalorização grande do yuan, a moeda chinesa. O Tesouro americano acusou a China de manipulação da moeda e disse que vai adotar novas medidas retaliatórias.

Duration:00:27:01

Paraguai é instável porque é fácil fazer impeachment do presidente

8/3/2019
More
O país cancelou o acordo com o Brasil que provocou ameaça de impeachment. Decisão foi aceita formalmente pelo Brasil. O cancelamento reduz pressão por afastamento do presidente Mario Abdo Benítez.

Duration:00:26:36

Em ato considerado hostil, avião militar da Venezuela faz 'sombra' sobre aeronave da Marinha americana

7/27/2019
More
O governo dos Estados Unidos informou que o avião estava em um voo reconhecido, aceito e programado sobre o Mar do Caribe. Já o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, disse que o avião estava com equipamento de reconhecimento e que foi interceptado dentro da zona econômica exclusiva da Venezuela. O avião americano teria invadido espaço venezuelano.

Duration:00:30:44

Um ex-presidente preso, um traficante condenado e um Trump 'sem freio'

7/20/2019
More
Entre os destaques de um mundo cada vez mais em ebulição, programa fala da prisão do ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo; das negociações na Venezuela entre oposição e situação e da condenação do traficante mexicano El Chapo. Em debate também a nova 'controvérsia Trump', navios iranianos retidos no Paraná, entre outros assuntos.

Duration:00:25:43

A conexão Brasil-EUA que pode colocar por terra uma tradição da nossa diplomacia

7/13/2019
More
Programa tratou de alguns destaques da semana, como a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos EUA, a tentativa de deportar em massa no país de Donald Trump e os imbróglios envolvendo Irã e o Reino Unido. Sobre a nova polêmica no clã Bolsonaro, Lourival afirma que a proposta ventilada pelo presidente, de indicar o próprio filho para o cargo, é um caso raro no Brasil. 'É uma pena esta possível perda de tradição de indicar alguém de carreira'.

Duration:00:27:12

A controversa Coreia do Norte vive esperança por avanços na economia

7/6/2019
More
Lourival Sant'Anna comenta os assuntos que concentraram as atenções nesta semana. Destaque para a segunda viagem do analista à Coreia do Norte, país que desperta curiosidade em muita gente. Um local extremamente fechado, mas que vive momento de esperança por medidas econômicas que melhorem a vida do país. Ele fala ainda sobre o que vai pelas negociações entre EUA e Irã, analisa a visita de candidato a presidente da Argentina ao ex-presidente Lula, entre outros assuntos.

Duration:00:26:21

'Acordo é um repúdio ao protecionismo articulado pelo governo Trump'

6/29/2019
More
O acordo entre o Mercosul e União Europeia foi um dos destaque do Mundo em Meia Hora. Participaram da conversa com Roberto Nonato, o professor de Relações Internacionais da FGV em São Paulo, Oliver Stuenkel, e o professor de Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida, Tanguy Baghdadi. Eles falaram sobre pacto comercial firmado no G20. Para Tanguy Baghdadi, 'o governo Bolsonaro deu um jeito de ter esse acordo para mostrar certa credencial no plano internacional'. Para Oliver...

Duration:00:23:24

Há 'pouca informação' sobre decisões tomadas no encontro entre Xi Jinping e Kim Jong-Un

6/22/2019
More
Lourival Sant'anna fala sobre a visita do presidente chinês ao líder norte-coreano. Encontro serviu para os dois reforçarem os laços entre os dois países e mostrar que a China continua apoiando a Coreia do Norte diante de impasse com os EUA. Entretanto, poucos detalhes foram dados.

Duration:00:28:32

Hong Kong adia polêmico projeto de lei de extradição após protestos

6/15/2019
More
Proposta que permite extradição para a China inicialmente seria votada em 20 de junho, mas a líder do governo anunciou a 'suspensão' do processo até novo aviso.

Duration:00:26:36

Não dá para juntar em moeda única países que estão com a economia desequilibrada

6/8/2019
More
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na sexta-feira que foi dado o primeiro passo para uma moeda única para o Brasil e a Argentina, que se chamaria peso real. No entanto, a Argentina gasta mais do que arrecada e o Brasil precisa resolver os problemas da previdência.

Duration:00:23:36