Kennedy Alencar (podcast)-logo

Kennedy Alencar (podcast)

Talk >

More Information

Location:

Sao Paulo, Brazil

Language:

Portuguese


Episodes

Escolhido para Relações Exteriores chamou PT de ‘partido terrorista’ em artigo

11/14/2018
More
No texto que virou uma espécie de norte da campanha de Bolsonaro, Ernesto Araújo mistura religião e diplomacia, fala em geopolítica e ‘teopolítica’. Diz também que Trump é um líder que ‘poderia salvar o Ocidente’. No texto, o escolhido de Bolsonaro para as Relações Exteriores ainda chama o PT de ‘partido terrorista’. Também diz que há um domínio do ‘marxismo cultural globalista’, uma coisa que ninguém sabe o que seja.... Me parece má filosofia.

Duration:00:19:36

'Um militar no Ministério da Defesa é um retrocesso institucional'

11/13/2018
More
Ministério da Defesa foi criado para ser ocupado por um civil. Militar agindo politicamente é ruim em qualquer democracia avançada. Nesta terça, Bolsonaro indicou o nome do general Fernando Azevedo e Silva para o Ministério da Defesa.

Duration:00:13:20

Mercado gosta do Levy, que é um técnico respeitado

11/12/2018
More
A experiência do futuro presidente do BNDES, Joaquim Levy, no governo do então presidente Lula, foi boa. Já na gestão de Dilma Rousseff no Planalto, ele foi mal sucedido, em grande parte porque foi desautorizado muitas vezes por ela.

Duration:00:19:09

Congresso pode deixar ‘herança maldita’ do ponto de vista fiscal

11/8/2018
More
Parte deste Congresso, que não foi reeleita, pode se ver tentada a aprovar medidas com impacto negativo, piorando as finanças ainda mais. Este Rota 2030, por exemplo, dá incentivos fiscais ao setor automotivo. O lobby do setor é muito forte no Brasil e muito resistente a entregar um produto do mesmo nível que o exterior. Neste caso, renúncia fiscal pode chegar a R$ 2 bilhões.

Duration:00:29:05

Bastidores de Brasília: aprovar Previdência este ano é inviável

11/7/2018
More
O atual e o futuro presidente, que se encontraram em Brasília nesta quarta, captaram resistência na Câmara dos Deputados para aprovar a medida. O discurso oficial, de que é possível aprovar a matéria ainda este ano, é ‘para inglês ver’. Fato é que nos bastidores o entendimento é de que não será mesmo votada em 2018, já que não passaria.

Duration:00:35:17

Há muita convergência de pensamento entre Moro e Bolsonaro

11/6/2018
More
Na entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, o juiz Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça, fez questão de dizer que o presidente eleito é ‘ponderado’, numa clara suavização da imagem de Bolsonaro. Ele concorda, inclusive, em falar na flexibilização do porte de armas e em tratar de redução da maioridade penal em alguns casos. Fato: existe uma sintonia de ideias.

Duration:00:28:19

A controversa história do cancelamento de agenda brasileira no Egito

11/5/2018
More
É claramente um sinal de contrariedade com a fala do presidente eleito Jair Bolsonaro de que poderá transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Avi para Jerusalém. Visita de comitiva do atual ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes seria de 8 a 11 de novembro. Acompanhe esse e outros assuntos em relação ao governo de transição nos comentários de Kennedy Alencar.

Duration:00:29:06

Escolha de Moro foi boa para o Bolsonaro; ele fez o gol

11/1/2018
More
A questão é saber agora se o juiz Sérgio Moro concorda com defesas do futuro presidente sobre segurança pública, como autorização para policiais serem mais letais. Também questões ligadas a minorias, a indígenas... Sabemos que Bolsonaro é um político de extrema-direita e o Moro, ao aceitar o cargo, se coloca no campo ideológico da direita.

Duration:00:17:08

Cresceram as chances de Moro ser o ministro da Justiça de Bolsonaro

10/31/2018
More
Ao que parece, existem chances claras de o juiz Sérgio Moro aceitar a vaga. Se fosse para dizer simplesmente não ao convite feito pelo futuro presidente, talvez ele não pegasse um voo, como vai fazer, para ir até o Rio de Janeiro se encontrar com o Bolsonaro.

Duration:00:28:47

Futuro governo pode chegar a 17 ministérios com cortes e fusões

10/30/2018
More
Do ponto de vista da racionalidade administrativa, há prós e contras. Fazenda e Planejamento, por exemplo, têm funções distintas e o futuro presidente quer unir as duas pastas. Como isso se dará no dia a dia? Redução muito drástica do ponto de vista administrativo será boa? Um fato é certo: unir Agricultura e Meio Ambiente, por tudo que o futuro presidente já falou sobre a questão ambiental, claro que será prejudicial. Sobre o juiz Sérgio Moro cotado para um ministério ou para o STF, muita...

Duration:00:33:12

Eleições 2018: o perde e ganha do resultado das urnas

10/29/2018
More
O primeiro vencedor, obviamente, é o presidente eleito Jair Bolsonaro, do PSL. Também os partidos pequenos, como o mesmo PSL, o Novo e o PSC, por exemplo. Vitória também para a Operação lava-jato, que, de certa forma, abriu espaço para a vitória do próprio Bolsonaro. A classe política tradicional como um todo sai derrotada. PSDB perde.

Duration:00:35:45

Bolsonaro se elege às custas de representar uma ruptura, mas faz parte desse sistema há muitos anos

10/28/2018
More
Na campanha e nos discursos deste domingo, não vimos o que ele pretende fazer com o país; a proposta não está clara.

Duration:00:01:38

Bolsonaro adota estratégia cautelosa nos estados e tenta evitar riscos

10/25/2018
More
Além de discurso mais ameno, evitando o ‘já ganhou’ público, o presidenciável do PSL já admite recuar em fusão de ministérios, por exemplo. A mudança de tom fica clara até em relação às afirmativas constantes sobre a Venezuela.

Duration:00:38:21

No tenso cenário eleitoral, uma série de incômodos bate à porta do STF

10/24/2018
More
Os últimos dias foram marcados por uma onda de ameças e críticas ao STF e a integrantes de tribunais do Judiciário brasileiro. No último caso, um homem, coronel da reserva do Exército (foto), gravou em vídeo ameaças à presidente do TSE Rosa Weber e ao ministro do STF Gilmar Mendes. O discurso em tom raivoso de Bolsonaro no domingo e falas do filho dele, Eduardo, sobre ‘fechar’ o Supremo, também estão levando incômodo aos ministros.

Duration:00:29:05

É preciso controlar os guardas da esquina

10/23/2018
More
Uma suposta vitória eleitoral, por expressiva que seja, não dá direito a ninguém de questionar a convivência em sociedade. O Jair Bolsonaro deveria vir a público e condenar desmandos como o que ficou público nesta terça-feira. Circula nas redes sociais um vídeo em que um apoiador do presidenciável do PSL ameaça o TSE e a sua presidente Rosa Weber, caso seja aberto processo contra o candidato. O homem é identificado como coronel da reserva do Exército. Entenda e ouça mais comentários do dia...

Duration:00:35:09

‘Eduardo Bolsonaro é um defensor da ditadura’

10/22/2018
More
Quando Eduardo Bolsonaro, já com mandato de deputado federal, votou a favor da abertura do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, ele disse que dava aquele voto ‘pelos militares de 64 hoje e sempre’. A fala não surpreende, ele tem uma visão autoritária e mostra despreparo.

Duration:00:26:16

‘Esse pessoal tem muita dificuldade de conviver com a democracia’

10/18/2018
More
Compra de pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT e Fernando Haddad no Whatsapp foi destaque durante todo o dia após reportagem da Folha de S. Paulo. Há, inclusive, especulações sobre a suposta compra de mensagens para as vésperas das eleições. A prática é ilegal e pode configurar caixa 2. Patrícia Campos Melo, autora da reportagem, está sendo alvo de ameaças após a denúncia. É detestável. É covarde. O candidato Jair Bolsonaro e as pessoas da campanha dele deviam dar uma...

Duration:00:48:26

Subiu, e muito, o clima entre os presidenciáveis no horário eleitoral

10/17/2018
More
O petista Fernando Haddad mostrou depoimento de militante que foi torturada na ditadura. Jair Bolsonaro (PSL), por sua vez, expôs as divisões e desentendimentos dentro da chapa de Haddad e a fala de Cid Gomes, criticando militantes petistas de forma veemente.

Duration:00:33:15

Ku Klux Klan: um carimbo incômodo para qualquer candidato

10/16/2018
More
Como o candidato Jair Bolsonaro está em uma estratégia de moderação, faz sentido que ele recuse um elogio vindo do David Duke - representante de movimento supremacista. No entanto, quando Duke diz que o candidato ‘soa como nós’, ele se baseia em declarações feitas pelo próprio Bolsonaro no passado.

Duration:00:30:13

Se Bolsonaro não vai a debates, isso o ajuda a manter vantagem

10/15/2018
More
Enquanto isso, o petista Fernando Haddad enfrenta dificuldades para fechar a chamada Frente Democrática de apoio a sua candidatura. Jair Bolsonaro segue em situação muito confortável, bem à frente nas pesquisas de intenção de voto.

Duration:00:24:56