Míriam Leitão (podcast)-logo

Míriam Leitão (podcast)

Talk >

More Information

Location:

Sao Paulo, Brazil

Language:

Portuguese


Episodes

'Decisão do Ministério do Meio Ambiente pode trazer grandes estragos'

1/16/2019
More
Ministério suspendeu convênios e parcerias com ONGs por 90 dias. Míriam Leitão analisa que o ministro Ricardo Salles parte do pressuposto que tudo que é dinheiro público é entregue a ONGs e, em grande parte, é o contrário." É dinheiro que vem do setor privado para o governo", diz a comentarista. Ela avalia que o programa ARPA (Programa Áreas Protegidas da Amazônia) sofre um grande risco. "As unidades de conservação precisam desse apoio e hoje são muito dependentes desses recursos".

Duration:00:08:28

'Se governo não enfrentar desigualdades dentro do sistema, não será uma reforma da Previdência'

1/15/2019
More
Na discussão sobre a reforma da Previdência, todo mundo começou a dizer que sua categoria tem que ser diferente. Na avaliação de Míriam Leitão, se não tivermos um sistema básico para todo mundo, a conta não fecha. É muito assustador porque sempre acaba vencendo esse lobby corporativista. E assim a gente eterniza privilégios de alguns setores. Para que o governo enfrente isso, é preciso acabar com essas regras. De que forma? É o que vamos ver do que o governo é capaz.

Duration:00:07:38

'Brasil tem que ter uma política externa que trate de questões reais, não hipotéticas'

1/14/2019
More
Míriam Leitão interpreta que 'alinhamento automático' de Bolsonaro com Trump impede discussão quanto a sanções impostas pelo governo americano à indústria brasileira. Para a comentarista, possíveis restrições da União Europeia a produtos siderúrgicos brasileiros teriam impacto significativo na economia do país.

Duration:00:06:37

Resolução que aperta regras para fundos de pensão de estatais 'é parte de um processo longo'

1/14/2019
More
Míriam Leitão explica que essa é uma resolução de dezembro, do governo Temer e que o objetivo é acabar com os desiquilíbrios nos fundos de pensões das estatais. O que eles querem combater são os planos de benefício definido.

Duration:00:06:39

'Começar um governo com inflação e juros baixos é um bom caminho'

1/11/2019
More
Míriam Leitão diz que anúncio do IPCA de 2018 em 3,75% reforça as expectativas de que a inflação em 2019 também seja baixa. Para ela, o número apresenta possibilidades para a retomada de investimentos. Entre outros assuntos da semana, a comentarista analisa as discussões envolvendo a reforma da Previdência e a posse de Nicolás Maduro.

Duration:00:11:04

Fusão de Embraer e Boeing não será desnacionalizar empresa brasileira

1/11/2019
More
Míriam Leitão lembra que maior parte do capital da Embraer está em fundos americanos. Para ela, não há impedimentos para o negócio porque, entre os 80% da companhia adquiridos pela empresa americana, não estão as áreas de interesse militar brasileiro. Apesar de Embraer ser privada, governo tem 'golden share' que dá poder de veto.

Duration:00:08:54

Qual é a proposta de educação do governo Bolsonaro?

1/10/2019
More
O projeto não foi explicado na campanha e nem na transição. As aulas vão começar e o país vai enfrentar mais um ano escolar. Além da ideia de ser contra inimigos imaginários, o que mais o governo quer? Na educação não se pode perder um minuto.

Duration:00:09:12

Incertezas sobre proposta de reforma da Previdência ainda afastam investidores externos

1/10/2019
More
Grande desafio de Paulo Guedes é apresentar projeto que diminua o déficit. A oscilação positiva da bolsa de valores, que atingiu pontuação recorde, acima de 93 mil pontos, é puxada pela expectativa de aprovação de reforma. Os investidores, porém, são do mercado interno.

Duration:00:04:28

Bisneto de italiano, Bolsonaro tira o Brasil de pacto migratório

1/9/2019
More
Vittorio Bolzonaro migrou para o país com os pais em 1888, fugindo de crises europeias. Somos um país construído pelos migrantes e sair do pacto de imigração da ONU é equivocado. "Se controlamos quem deixamos entrar em nossas casas, por que faríamos diferente com o nosso Brasil?", escreveu o presidente nas redes sociais.

Duration:00:08:32

Regime de capitalização é um ponto que une Onyx Lorenzoni e Paulo Guedes

1/9/2019
More
Ambos acham que é preciso fazer um regime para durar nas próximas décadas. A dificuldade é definir a partir de quando isso pode valer. Esse tipo de regime é o sonho de todos os economistas porque, por si só, não tem déficit.

Duration:00:08:15

Com demissão de servidores, Onyx desestruturou Casa Civil

1/8/2019
More
Com 'despetização', ministro demitiu servidores importantes para o funcionamento da pasta. Alguns quadros bons foram integrados por outros ministérios. Confusão envolvendo IOF é reflexo de desorganização da Casa Civil, que é responsável pelo aval jurídico de medidas do presidente.

Duration:00:05:01

Nem todas as mudanças anunciadas pela equipe econômica são novidades

1/8/2019
More
Muita coisa que foi dita na posse dos presidentes do BNDES, BB e Caixa Econômica já está em curso. Os presidentes dos bancos federais já podem escolher seus diretores há três anos, por exemplo. A notícia boa é que o esforço deve continuar.

Duration:00:08:11

'Manutenção de indicações técnicas para cargos em bancos públicos é um bom sinal'

1/7/2019
More
A promessa de Bolsonaro de colocar fim às indicações políticas nos bancos públicos é um sinal de continuidade da autonomia conquistada pelas instituições no governo Michel Temer. Cerimônia de posse foi usada para mostrar sintonia entre o presidente e Paulo Guedes após desencontros sobre IOF.

Duration:00:09:22

Teremos uma crise por semana se o secretário da Receita tiver que corrigir o presidente

1/7/2019
More
O desmentido de Marcos Cintra à declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre aumento de IOF mostra que o governo deve se comunicar de forma mais consistente. A trapalhada do governo traz uma dúvida ao mercado: como são tomadas as decisões econômicas?

Duration:00:08:36

Nos dois discursos, Bolsonaro disse coisas que mais dividiam do que somavam

1/4/2019
More
Na cerimônia de posse, o novo presidente prometeu libertar o país de coisas das quais ele não está prisioneiro, como o socialismo. Tivemos um governo de esquerda e, agora, um de direita. Nunca fomos socialistas.

Duration:00:18:20

'É difícil entender o que o presidente quis dizer sobre a reforma da Previdência'

1/4/2019
More
Proposta de Bolsonaro prevê idade mínima de 62 anos para homens e 57 para mulheres. Se for para entrar em vigor agora, seria mais rigorosa do que a proposta escalonada do governo Temer. Se for com um período longo de transição, enfraquece a proposta da reforma.

Duration:00:07:16

'Onyx diz que vai despetizar a pasta, mas o governo que ele sucede é do MDB'

1/3/2019
More
É um erro excluir alguém pela sua militância, pois o critério tem que ser o da competência. Além disso, medida pode ser um tiro no pé e causar paralisia na máquina pública, pois todos saem ao mesmo tempo e se perde a memória das ações.

Duration:00:09:31

Para euforia do mercado continuar, governo tem que partir para ações concretas

1/3/2019
More
É difícil fazer previsões, mas é possível que esse seja o ambiente a curto prazo. Continuidade de Wilson Ferreira Júnior na Eletrobras e confirmação de projeto de privatização da empresa contribuíram para alta de ações.

Duration:00:06:25

Inversões hierárquicas causam mal estar no Itamaraty

1/2/2019
More
Nova gestão nomeou para cargos de direção diplomatas que não chegaram ao topo da carreira. Outra crítica que a nova configuração de ministérios já sofre é em relação às atribuições da pasta da Agricultura - ela não deveria ter o poder de demarcar terras indígenas, por exemplo.

Duration:00:14:15

Faltou a questão do desemprego no discurso de Bolsonaro

1/2/2019
More
O presidente se concentrou em promessas vagas, como livrar o Brasil do socialismo. Mas, o país nunca viveu um regime socialista. Ele mencionou reformas estruturantes, mas de forma genérica.

Duration:00:07:01