Míriam Leitão (podcast)-logo

Míriam Leitão (podcast)

Talk >

More Information

Location:

Sao Paulo, Brazil

Language:

Portuguese


Episodes

Renúncia do presidente do Banco Central argentino surpreende o mercado

9/26/2018
More
O país enfrenta falta crônica de reservas cambiais de dólar. A situação tem piorado e hoje é máxima prioridade. O presidente Mauricio Macri não vai bem após optar por medidas graduais em uma crise de grandes proporções que exigia resposta forte.

Duration:00:07:13

Taxa de juros segue estável, mas com portas abertas para futura alta

9/25/2018
More
O Banco Central fala em flexibilidade, e a maior probabilidade é de que subam em breve se houver impacto do dólar nos preços. O BC fez um excelente trabalho em um ano difícil de incertezas e volatilidade, com eleições, alta do dólar e do petróleo.

Duration:00:05:25

Barril de petróleo pode superar a casa dos US$ 100

9/25/2018
More
O preço superou a casa dos US$ 80, aumento que veio após medidas adotadas pelo presidente americano Donald Trump, que saiu do acordo nuclear com o Irã e impôs sanções ao país, diminuindo sua produção. Bancos de investimentos preveem mais altas.

Duration:00:06:37

Novos dados sobre política e as finanças vão influenciar a semana econômica

9/24/2018
More
A menos de duas semanas das eleições, as pesquisas do Ibope e do Datafolha serão importantes para as análises. Também serão divulgados dados sobre o desempenho fiscal do Tesouro de agosto, e a ata do Comitê de Política Monetária (Copom).

Duration:00:08:05

Mesmo com incerteza política, leilão do pré-sal deve atrair muitos interessados

9/24/2018
More
Investidores avaliam que negócio vale a pena porque o bônus de assinatura é baixo e garante área de exploração. Além disso, petróleo está em alta no mercado internacional, o que provoca onda de investimentos.

Duration:00:04:31

Destaque da semana é debate sobre imposto proposto pela campanha de Bolsonaro

9/21/2018
More
Pouco se sabe sobre essa possível volta da CPMF, levantada pelos economistas do candidato do PSL. Campanha não apresentou nenhum cálculo ou estudo sobre o tema. Transparência é obrigação das candidaturas. Essa é a reta final e todos os candidatos têm que explicar o que pretendem fazer.

Duration:00:08:40

Equipe de Bolsonaro não apresenta conta para mostrar se 'nova CPMF' faz sentido

9/21/2018
More
O que é mais desconfortável de tudo isso é que os outros programas estão escritos. Já na campanha de Bolsonaro, a falta de informação impressiona. A eleição está chegando e as pessoas precisam saber em quem estão votando.

Duration:00:08:12

Declarações de Paulo Guedes não ficaram claras e parecem improvisadas

9/20/2018
More
É preciso tomar cuidado com anúncios de substituição de impostos. Um imposto criado pode não cobrir a arrecadação dos que serão cortados e isso pode aprofundar a crise econômica. Ainda existem muitas dúvidas na campanha de Bolsonaro. Em várias questões, não há um programa. É preciso mais esforço dos candidatos para deixar claro do que eles estão falando.

Duration:00:10:15

Desalento é maior entre mulheres, negros, jovens e moradores do Nordeste

9/20/2018
More
Com a crise longa no mercado de trabalho, o número de pessoas que desistiu de procurar emprego subiu. Quem entra nessa estatística não conta como desempregado, outro índice que vem crescendo. Com o mercado de trabalho privilegiando mais homens brancos com experiência, outros setores ficam mais desassistidos.

Duration:00:07:23

Aposta geral é que Taxa Selic ficará em 6,5%

9/19/2018
More
Taxa permanece estável, mas tudo mais está inconstante. Banco Central tem controle sobre a Selic, mas os juros futuros estão altos por causa das incertezas eleitorais.

Duration:00:04:26

Economistas apostam em manutenção da taxa de juros

9/19/2018
More
O Copom (Comitê de Política Monetária) realiza sua última reunião antes das eleições, e a taxa de juros não deve subir. A próxima reunião acontecerá somente quando o Brasil já souber o nome do próximo governante. No entanto, o efeito das incertezas eleitorais já está nos preços e na economia.

Duration:00:06:05

Presidenciáveis trazem bons projetos em áreas sociais, mas evitam perguntas sobre economia

9/18/2018
More
Grandes projetos para diversas áreas levantam questionamentos sobre de onde sairia o dinheiro para a execução, já que o país passa por uma crise. Com o Brasil no sexto ano de déficit primário, falta primeiro construir o chão para a estabilidade.

Duration:00:11:37

Disputa comercial entre China e EUA também impacta o Brasil

9/18/2018
More
Donald Trump estabeleceu novas barreiras tarifárias a importações chinesas e a China, por sua vez, ameaça retaliar. Em situações como essa, o comércio internacional como um todo diminui, o que prejudica economias em recuperação, como é o caso do Brasil.

Duration:00:07:08

Dólar e petróleo quando sobem criam problemas, mas há um ponto positivo

9/17/2018
More
Com o preço elevado, há o aumento da arrecadação de royalties de participação especial de petróleo, que beneficia união, estados e municípios. Esse ano, houve aumento forte de 62% entre janeiro e agosto.

Duration:00:05:38

Alta de 0,57% na 'prévia' do PIB foi surpresa relativamente positiva

9/17/2018
More
Alta é pequena, mas ainda é maior do que as empresas que fazem projeções estavam prevendo. Dado se refere ao mês de julho. Reunião do Copom começa amanhã e expectativa é que taxa de juros permaneça em 6,5%.

Duration:00:07:42

Semana na economia ficou marcada por tensões eleitorais

9/14/2018
More
A candidatura de Fernando Haddad (PT) foi oficializada, e agora que ele vai começar a dar entrevistas, devem ficar mais claras suas ideias. Na campanha de Jair Bolsonaro (PSL), que se recupera do ataque sofrido, há uma crise e fissuras, inclusive com o candidato a vice, general Hamilton Mourão (PRTB). Na economia, tudo é afetado, inclusive os riscos, a inflação e os juros futuros.

Duration:00:07:32

Crise financeira de 2008 tem efeitos até hoje

9/14/2018
More
À época, o Brasil crescia, mas já havia sinais que antecediam a crise, como quebras de bancos. A origem da crise foi o excesso de desregulamentação dos bancos nos EUA, e o marco maior foi a falência do banco de investimentos Lehman Brothers.

Duration:00:08:36

Em sabatina, Geraldo Alckmin disse que entre os opositores há '50 tons de vermelho'

9/13/2018
More
Entrevistado nesta tarde por Época, O Globo e Valor Econômico, ele parafraseou o outro presidenciável Guilherme Boulos (PSOL), que em debate havia falado em '50 tons de Temer'. O presidenciável do PSDB disse que esta será uma eleição 'de chegada' e que ninguém está garantido no 2º turno. Ele ainda acredita que a decisão final dos eleitores serão feitas nas próximas semanas, e disse que nunca teve liderança no PSDB.

Duration:00:13:48

Impactos da incerteza eleitoral na economia já se refletem no comportamento do consumidor

9/13/2018
More
Em outros indicadores, como a Indústria, houve queda por causa da greve dos caminhoneiros em abril, mas depois houve recuperação. Já nas vendas de comércio, não. A população está comprando menos devido ao ambiente de incerteza e também ao desemprego.

Duration:00:06:18

Ciro chama General Mourão, vice de Bolsonaro, de 'jumento de carga'

9/12/2018
More
Seria estranho se o candidato do PDT não desse uma entrevista polêmica. Ele ainda chamou de “cadelas no cio” pessoas que estão se alvoroçando com a ideia de um governo autoritário, como foi o governo militar

Duration:00:10:28