Chega Pra Ca-logo

Chega Pra Ca

0 Favorites

Apresentado pela jornalista Cileide Alves, o Chega Pra Cá é uma conversa com pessoas relevantes da sociedade sobre temas pulsantes do dia a dia. É um convite a sentar e refletir sobre agendas em comum, aprofundando aquilo que se perde em meio ao nervosismo do noticiário. Aqui, na versão em podcast, o programa do jornal O Popular pode ser desfrutado quando for mais conveniente ao ouvinte. Então, Chega Pra Cá.

Location:

United States

Description:

Apresentado pela jornalista Cileide Alves, o Chega Pra Cá é uma conversa com pessoas relevantes da sociedade sobre temas pulsantes do dia a dia. É um convite a sentar e refletir sobre agendas em comum, aprofundando aquilo que se perde em meio ao nervosismo do noticiário. Aqui, na versão em podcast, o programa do jornal O Popular pode ser desfrutado quando for mais conveniente ao ouvinte. Então, Chega Pra Cá.

Language:

Portuguese


Episodes
Ask host to enable sharing for playback control

A segurança e as regras das eleições municipais

4/30/2024
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mudou seu comando nesta terça-feira (30). O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga assumiu a presidência, em substituição ao colega Itaney Campos, e vai presidir as eleições municipais deste ano.Também tomou posse o desembargador Ivo Favaro, como vice-presidente e corregedor do TRE. Natural de Goiânia, o novo presidente do TRE começou sua carreira pelo Ministério Público, em 1983. Tornou-se desembargador na vaga do quinto constitucional, em 2009, e é membro da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás. Para conversar sobre as eleições, Luiz Cláudio Veiga Braga é o entrevistado deste episódio do Chega pra Cá. Para acompanhar, é só dar o play!

Duration:00:33:43

Ask host to enable sharing for playback control

"A ideia de que a polícia violenta combate o crime é uma falácia"

4/25/2024
Em meados dos anos 2000 um grupo de especialistas criou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) para, entre outras missões, produzir informações e dados e facilitar o acesso a eles. Atualmente esse fórum produz o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com informações das secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares e federal; e o Atlas da Violência, este a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde; entre outros levantamentos. Ao longo dessas mais de duas décadas, o fórum acumulou informações e experiências sobre violência e segurança pública no Brasil. Para conversar sobre esse assunto, a convidada deste Chega pra Cá é a diretora do FBSP, Samira Bueno. Para acompanhar a entrevista completa, é só dar o play!

Duration:00:34:52

Ask host to enable sharing for playback control

O que fez Caiado ter alto índice de aprovação

4/16/2024
Pesquisa Quaest divulgada na semana passada indicou que o governo de Ronaldo Caiado (UB) tem aprovação de 86% da população goiana. Para entender esse número, a convidada desta semana do Chega pra Cá é Valéria Torres Costa e Silva, consultora nas áreas de pesquisa de opinião pública, de comunicação institucional e de marketing governamental. Pernambucana, Valéria Torres tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado na Universidade da Califórnia. Valéria foi secretária de Comunicação do governador Caiado em 2019, depois de ter exercido a mesma função em seu estado natal e no Rio Grande do Norte, e continua a prestar consultoria ao governador na área de pesquisas de opinião pública.

Duration:00:32:16

Ask host to enable sharing for playback control

Sete pré-candidatos no ringue eleitoral

4/9/2024
A primeira fase da pré-campanha terminou no último fim de semana. Em Goiânia há sete pré-candidatos a prefeito: Adriana Accorsi (PT), Vanderlan Cardoso (PSD), Sandro Mabel (UB), Rogério Cruz (SD), Gustavo Gayer (PL), Matheus Ribeiro (PSDB) e Leonardo Rizzo (Novo). A segunda fase começou nesta semana com as conversas sobre alianças partidárias e articulações pelas vagas de vice-prefeito. Para entender esse quadro, o Chega pra Cá convidou dois experts: os jornalistas Fabiana Pulcineli e Vassil Oliveira. Acompanhe a conversa, as análises e os bastidores. É só dar o play!

Duration:00:43:11

Ask host to enable sharing for playback control

Qual o perfil de prefeito Goiânia quer?

4/2/2024
O governador Ronaldo Caiado justificou, no sábado (30), a escolha do presidente da Fieg, Sandro Mabel, para ser o candidato a prefeito de Goiânia pela base aliada do governo com o seguinte argumento: “O povo de Goiânia não tem nenhum sentimento contra político, mas quer capacidade comprovada de gestão". Afinal, o que dizem as pesquisas a respeito do eleitor goianiense? A disputa será entre perfis de gestão ou entre polos políticos? Para entender melhor a cabeça do eleitor, o convidado deste episódio do Chega pra Cá é Mário Rodrigues Neto, diretor da Grupom Consultoria e Pesquisas. Mário Neto Trabalha diretamente com a operação e atividade de pesquisa de mercado e de opinião desde 2006. É engenheiro de produção mecânica, mestre em engenharia de produção pela UFRJ e foi professor da PUC Rio até 2012. Analise você também o que o eleitor espera do futuro prefeito. É só dar o play!

Duration:00:42:04

Ask host to enable sharing for playback control

31 de março, uma data que precisa ser lembrada

3/26/2024
Neste domingo (31 de março) completam-se 60 anos do golpe militar de 1964, que derrubou o presidente João Goulart, instituiu um governo autoritário que comandou o Brasil por 21 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que seu governo não vai relembrar a data, uma tentativa de apaziguar as relações com as Forças Armadas, apesar do apoio de vários de seus membros aos movimentos golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas essa é uma data que não só deve, como precisa ser relembrada, pois não há como colocar uma pedra sobre a história. E é por isso que O POPULAR dedica este episódio do Chega pra Cá para tratar do assunto. O nosso convidado é o historiador Francisco Carlos Teixeira, professor de história contemporânea das Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora (MG) e especialista, entre outros, em assuntos militares. Francisco Teixeira é professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra. Acompanhe a conversa. É só dar o play!

Duration:00:41:37

Ask host to enable sharing for playback control

Por que a direita brasileira se associa a Israel?

3/25/2024
Os governadores Ronaldo Caiado (UB) e Tarcísio de Freitas, de São Paulo, reuniram-se no dia 19 de março com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente israelense, Isaac Herzog. Os governadores aproveitam para capitalizar politicamente com o desgaste das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou as milhares de mortes na Faixa de Gaza com o extermínio judeu durante o Holocausto nazista. Para avaliar esse cenário e por que a direita brasileira se associa ao governo de Netanyahu, em meio à pressão internacional pelas milhares de mortes de palestinos civis em Gaza, o convidado deste Chega pra Cá é o professor de Sociologia da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade de Jerusalem, Michael Gherman. O professor Gherman tem um currículo extenso, mas vou resumir em seus temas de estudos: holocausto, estudos judaicos, oriente médio, extrema direita, sociologia da religião, estudos de genocídio e violência política. Acompanhe a conversa. É só dar o play!

Duration:00:26:59

Ask host to enable sharing for playback control

A luta contra o rombo do Imas

2/27/2024
Há um ano, um grupo multidisciplinar da Universidade Federal de Goiás (UFG) faz auditoria no Instituto Municipal Assistência Social (Imas). O contrato com a prefeitura de Goiânia estabelece que a equipe formada por professores das áreas de saúde, de gestão pública e auditoria financeira fará levantamentos nas áreas de saúde, gestão, jurídica e financeira até o início de 2025. Neste um ano de trabalho, os auditores já apresentaram várias análises e medidas de correção da gestão. Por isso, o Imas tem feito algumas mudanças internas, como a publicação da portaria com o rol de procedimentos, quer dizer, a lista de consultas, exames, cirurgias e tratamentos que o plano de saúde será obrigado a oferecer aos servidores municipais e a publicação do edital com regras para a contratação de prestadores de serviços, os credenciados. Também já foi entregue pela UFG o relatório analítico do endividamento do Imas. O documento revelou que entre 2021 e 2023 a dívida do instituto chegou a R$ 220 milhões. Para conversar sobre esses assuntos, os entrevistados deste episódio do Chega pra Cá são o presidente do Imas, o médico Marcelo Marques Teixeira; e a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro. Confira a entrevista completa. É só dar o play.

Duration:00:39:51

Ask host to enable sharing for playback control

"Excessos das forças policiais têm de ser coibidos na formação"

2/20/2024
O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, que comanda o Ministério Público de Goiás (MP-GO), admitiu que a Polícia Militar do Estado precisa aprimorar a "cultura" para respeitar os "direitos das pessoas". Ele disse isso em entrevista à jornalista Cileide Alves, no programa Chega pra Cá, transmitido pelo POPULAR, nesta terça-feira (20). Terra também negou veementemente que o MP-GO tenha adquirido certa dependência do governo estadual e rebateu todas as questões que apontavam a inércia da procuradoria diante de medidas tomadas pelo governo estadual, que foram consideradas inconstitucionais por outros âmbitos da sociedade. Questionado quanto à falta de controle externo sobre a PM-GO quanto às suas ações ostensivas, Terra defendeu que o MP-GO tem cumprido esse papel, mas só tem encontrado situações pontuais de crimes cometidos pelos policiais em abordagens. Confira a entrevista completa. É só dar o play!

Duration:00:58:20

Ask host to enable sharing for playback control

"Municípios não têm critérios para organizar fila de espera de creches"

2/6/2024
Milhares de crianças de zero a 3 anos seguem fora da educação infantil por falta de vagas em Goiás, segundo o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM-GO) e coordenador do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe), Fabrício Motta, que concedeu entrevista à jornalista Cileide Alves, no programa Chega Pra Cá desta terça-feira (6). De acordo com o conselheiro, a pesquisa que apontou um déficit de 38 mil vagas foi feita no final de 2023 e contou com a participação de 201 dos 246 municípios. Portanto, mesmo com a criação de mais de 11 mil vagas de início deste ano, faltariam ao menos outras 26 mil para crianças em listas de espera. Acompanhe a entrevista completa. É só dar o play!

Duration:00:26:26

Ask host to enable sharing for playback control

Secretário confirma recontratação de professores

1/30/2024
O secretário de Educação de Goiânia, Rodrigo Caldas, confirmou nesta terça-feira (30) que os professores com contratos vencidos serão recontratados até março para que o município não sofra com déficit de profissionais. A informação foi divulgada em entrevista à jornalista Cileide Alves, no programa Chega Pra Cá. Segundo o secretário, a reconvocação também vale para servidores do administrativo. De acordo com Rodrigo, aproximadamente 600 profissionais de cinco regionais serão recontratados e a medida foi tomada por conta da demora do processo seletivo que teve início em maio e só foi publicado no dia 23 de janeiro deste ano, um dia depois do início do ano letivo de 2024. Confira a entrevista completa. É só dar o play!

Duration:00:31:07

Ask host to enable sharing for playback control

O quebra-cabeça das contas da Prefeitura de Goiânia

1/23/2024
A Prefeitura de Goiânia entrará em fevereiro no seu Natal de arrecadação. É quando começa a cobrança do IPTU e do ITU. Juntos com o ISS, esses impostos formam a maior receita própria do município. De outro lado, o Paço aguarda desde dezembro a solução do impasse com o Ministério Público e a Câmara de Goiânia sobre seu pedido de autorização para contrair empréstimo de R$ 710 milhões para investimentos em 2024. Para conversar sobre esses assuntos, o entrevistado deste episódio do Chega pra Cá é o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves. Vem com a gente! É só dar o play!

Duration:00:38:28

Ask host to enable sharing for playback control

"A ocupação desordenada é o maior problema da drenagem"

1/17/2024
As fortes chuvas que caíram sobre Goiânia nos primeiros dias de 2024 assustaram a população e colocaram na pauta da cidade a urgência de elaboração de um plano diretor de drenagem. Chuvas atípicas, somadas à impermeabilização do solo da cidade e à infraestrutura criaram as condições para os fortes alagamentos. A solução, contudo, depende da conclusão do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia, em elaboração pela UFG, sob a coordenação do engenheiro civil Klebber Formiga. Pela prefeitura de Goiânia, coordena o trabalho o também engenheiro civil Alexandre Garcês, o entrevistado deste Chega pra Cá. Garcês é mestre e doutor em drenagem urbana e secretário-executivo da Seinfra. Vem com a gente. É só dar o play!

Duration:00:33:00

Ask host to enable sharing for playback control

Os segredos de uma cerveja gastronômica

1/9/2024
Engenheira de alimentos por formação, mas produtora de cerveja especial por escolha, Patrícia Mercês fechou 2023 com uma conquista. A Colombina Cold Brew Lager, uma das marcas de sua cervejaria, foi eleita a melhor do Brasil na 3ª Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em 8 de dezembro. Em plenas férias de verão, nada mais apropriado do que conversar sobre cerveja. E a convidada deste episódio do Chega pra Cá é Patrícia Mercês, diretora-executiva da Cervejaria Colombina, e sommelier de cervejas. É só dar o play!

Duration:00:27:30

Ask host to enable sharing for playback control

Caiado fala sobre rombo, Lula, TCE e Cacai

12/20/2023
O convidado deste episódio do Chega pra Cá dispensa apresentações. O governador Ronaldo Caiado recebeu a equipe do jornal O POPULAR, na tarde desta terça-feira (18 de dezembro), em seu gabinete no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Em cerca de 1 hora de conversa, o governador falou sobre o não cumprimento do teto de gastos em 2023, em relação às metas estabelecidas pela Lei Complementar 156/2016 de renegociação das dívidas de Goiás; explicou que pediu audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar do rebaixamento da nota de Goiás de Capag B para C pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e defendeu os pedidos de empréstimos de R 160 milhões de dólares do Estado, que foram retirados da pauta da reunião do Cofiex, do Ministério do Planejamento, na semana passada. Na entrevista, Caiado foi questionado sobre a decisão unânime do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, em votação unânime por 14 a 0, constatou “cenário marcado por inúmeras irregularidades e ampla violação de Direitos” nos presídios em Goiás, sobre o alto número de mortes em ações da Polícia Militar, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública relativos ao primeiro semestre de 2023, sobre a prisão de Carlos César Savastano de Toledo, conhecido por Cacai, pela morte de Fábio Escobar, em Anápolis e da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que entendeu que só as organizações sociais de saúde (OSSs) podem assumir a gestão de unidades do SUS, excluindo a participação das Organizações Sociais Civis (OSCs). Este episódio teve participação do jornalista Vítor Santana e do repórter-cinematográfico Edivaldo Salvador, da TV Anhanguera.

Duration:01:08:53

Ask host to enable sharing for playback control

Goiás deve furar R$ 500 milhões do teto de gastos em 2023, diz Adriano da Rocha Lima

12/19/2023
O secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima, afirmou que Goiás deve estourar entre R$ 500 milhões a R$ 600 milhões do teto de gastos em 2023. A declaração ocorreu nesta terça-feira (19), durante entrevista ao Chega pra Cá para a jornalista Cileide Alves. Segundo o secretário, com o limite da cobrança do ICMS, o estado deixou de arrecadar R$ 4,7 bilhões este ano. Ele também falou sobre Goiás sediar a 1ª Cúpula Internacional de Ética no Setor Público, a Etos Goiás; confira.

Duration:00:43:15

Ask host to enable sharing for playback control

Rede privada ficará com expansão do esgoto em Goiás

12/13/2023
O Governo de Goiás vai subdelegar a empresas privadas a expansão da rede de esgoto no estado, segundo o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales. A informação foi confirmada durante entrevista à jornalista Cileide Alves, na manhã desta quarta-feira (13), no Chega pra Cá. "A Companhia Saneamento de Goiás permanecerá pública e forte até o final do governo Ronaldo Caiado por determinação dele. Contudo, onde ela apresenta deficiências no investimento e atuação terá parceiros privados para executar”, afirmou o secretário. De acordo com o secretário, a Saneago tem atuado bem nas grandes cidades, mas tem dificuldade para expandir o serviço em alguns municípios. Confira a entrevista completa. É só dar o play!

Duration:00:33:18

Ask host to enable sharing for playback control

OAB aponta irregularidades em presídios em Goiás

12/5/2023
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO) apontou irregularidades nos presídios de Goiás e disse que, entre os principais problemas, estão a dificuldade de acesso dos advogados aos seus clientes e ao sistema de recambiamento dos presos. A informação é do presidente da ordem, Rafael Lara, durante entrevista à jornalista Cileide Alves, na manhã desta terça-feira (5), no programa Chega pra Cá. "Acesso irrestrito, imediato, transparente. Isso é muito sério. Temos situações em que em determinados presídios é dificultado. Nós já representamos, pelo menos, dois diretores de presídio criminalmente por violação de prerrogativas aqui no estado de Goiás. Mas a gente tem um segundo problema, que incomoda muito a advocacia, que é o próprio sistema de recambiamento de presos aqui. É um absurdo o que acontece aqui em Goiás”, afirma Rafael. Confira a entrevista completa. É só dar o play!

Duration:00:41:05

Ask host to enable sharing for playback control

Vice de Iporá acerta posse e já tem planos

12/1/2023
A vice-prefeita de Iporá, Maysa Cunha (PP), acertou sua posse à prefeitura da cidade. A oficialização está prevista para o início da próxima semana, e Maysa afirma que já tem planos para a administração do município. A informação foi confirmada por ela em entrevista à jornalista Cileide Alves no programa Chega pra Cá. "Ontem fui convidada para ir ao Ministério Público (MP), juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Sena Silva Coutinho, e lá ficou acertada a posse para a próxima segunda (4) ou terça-feira (5)”, informou a vice-prefeita. A expectativa de Maysa é que a posse ocorra de forma democrática e legal. A parlamentar também disse que espera empatia por parte da Câmara do município. Ouça a entrevista completa. É só dar o play!

Duration:00:18:04

Ask host to enable sharing for playback control

“MP antes de Caiado tinha mais liberdade”

11/20/2023
O presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres, informou que durante o tempo em que ele estava à frente da procuradoria-geral de Justiça de Goiás, período em que Ronaldo Caiado (UB) não era governador do estado, os promotores tinham mais "liberdade para expressar os seus direitos e pensamentos com relação a todas as situações" vividas no dia a dia, além de tomada de decisões. A declaração do ex-procurador-geral de Justiça foi dada após ele ser questionado pela jornalista Cileide Alves, durante o programa “Chega pra Cá" desta segunda-feira (20), em relação ao afastamento do desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo, após o mesmo sugerir o fim da Polícia Militar. O procurador ainda afirmou não poder emitir uma opinião em relação à decisão do Conselho Especial do Tribunal de Justiça, sob alegação de que o mesmo é associado. Acompanhe a entrevista. É só dar o play!

Duration:00:34:58