Vera Magalhaes - Viva Voz-logo

Vera Magalhaes - Viva Voz

News & Politics Podcasts

Análise e o contexto dos principais fatos do dia a dia.

Location:

United States

Description:

Análise e o contexto dos principais fatos do dia a dia.

Language:

Portuguese


Episodes
Ask host to enable sharing for playback control

Congresso x governo: morde e assopra tem almoço cancelado, votação adiada, mas aceno do Senado

4/30/2024
A comentarista Vera Magalhães repercute o embate entre Congresso e governo Lula após a aprovação da manutenção do Perse pelo Senado da forma que passou pela Câmara e questiona se 'armistício vai se estender às demais questões que atritam os dois Poderes: 'Acho que a bola agora está com o governo, para chamar as empresas, para chamar os municípios e negociar uma saída para essa questão da desoneração'. O Viva Voz desta terça-feira (30) ainda recebeu o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que admitiu erro de comunicação do governo na apresentação do PL dos motoristas de app.

Duration:00:42:20

Ask host to enable sharing for playback control

Otimista demais, governo Lula pode ser surpreendido com novas derrotas no Senado

4/30/2024
Após judicializar o debate sobre a desoneração da folha de pagamento, o Planalto acredita que terá melhores condições para negociar com municípios e empresas. Mas, em paralelo, o clima continua tenso no Congresso. No Senado, a CCJ adiou novamente a votação do projeto da volta do DPVAT. Vera Magalhães ressalta que outras derrotas, como no texto que altera o Perse, podem estar por vir.

Duration:00:09:26

Ask host to enable sharing for playback control

Após judicializar desoneração, governo se vê em melhores condições para negociar

4/29/2024
A comentarista Vera Magalhães apurou, nesta segunda-feira (29), que o Planalto planeja negociar concessões com municípios e empresas: 'Essa coisa meio estranha de vai à Justiça primeiro e negocia depois é porque eles acham que eles estão em condições mais vantajosas para negociar agora que as empresas e os municípios estão prestes a perder tudo, vão ser mais receptivos a alguma proposta alternativa’, explica. A jornalista ainda afirma que o governo, ao alcançar a ampla maioria esperada no STF, que pode chegar a oito votos, espera demonstrar 'uma boa vontade de não esticar a corda' e fazer o Congresso 'retroceder um pouco na sua animosidade'.

Duration:00:37:57

Ask host to enable sharing for playback control

Com embate sobre desoneração, governo teme que Senado derrube alterações no Perse

4/29/2024
O debate sobre a desoneração da folha de pagamento chegou ao STF - onde o julgamento está paralisado, após pedido de vista de Luiz Fux. No Viva Voz, Vera Magalhães pontua que insistir neste 'terceiro turno' não é a melhor opção para o governo melhorar sua relação com o Congresso. A decisão ainda pode acarretar em novas derrotas para o Planalto no parlamento.

Duration:00:07:42

Ask host to enable sharing for playback control

Arthur Lira é inimigo constante e Rodrigo Pacheco é aliado instável do governo

4/26/2024
No Viva Voz, Vera Magalhães faz uma análise das relações dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, com o governo Lula. 'É como se o Arthur Lira fosse um inimigo constante e o Pacheco um aliado instável', afirma. A comentarista argumenta ainda que Lira poderia ser um aliado 'importante' para o governo.

Duration:00:11:21

Ask host to enable sharing for playback control

Sem maioria no Congresso, governo chama STF para bola de cobertura, mas ministros podem pedir vista

4/26/2024
Após o Supremo acatar recurso de Lula contra desoneração de setores e municípios, a comentarista Vera Magalhães apurou que se cogita um pedido de vista, que pode estender incerteza sobre tributação das empresas por três meses. A jornalista explica que o governo aposta no Judiciário como uma ‘extensão sua’ por não ter maioria parlamentar segura e cria 'insegurança jurídica' e 'desequilíbrio entre Poderes' indesejado.

Duration:00:10:22

Ask host to enable sharing for playback control

Lula se contradiz ao recorrer contra desoneração enquanto tenta se reaproximar do Congresso

4/25/2024
A comentarista Vera Magalhães repercute recurso do governo no STF contra desoneração de setores e municípios em 'queda de braço infinita' com Congresso. A jornalista ressalta que a insistência é 'intempestiva' e 'ajuda em nada', justamente quando o presidente se diz disposto a dialogar mais com a Câmara e o Senado enquanto o próprio Judiciário já trava embate com Legislativo. O Viva Voz desta quinta-feira (25) ainda recebeu a repórter Bianca Gomes, do jornal O Globo, para falar sobre disputa pelas eleições municipais em São Paulo.

Duration:00:42:01

Ask host to enable sharing for playback control

Sarney fez redemocratização, mas não conseguiu promover a paz entre Lira e Padilha

4/25/2024
Vera Magalhães fala sobre os bastidores políticos da festa de aniversário do ex-presidente José Sarney, que aconteceu nessa quarta-feira (24), em Brasília. 'Uma coisa o Sarney não conseguiu. Ele conseguiu fazer a redemocratização, conseguiu juntar todo esse pessoal, mas não promoveu a paz entre Alexandre Padilha e Arthur Lira'.

Duration:00:07:02

Ask host to enable sharing for playback control

Deputados 'se ressentem' com Senado tentar adiar votação dos vetos em 'causa própria'

4/24/2024
A comentarista Vera Magalhães explica a 'indisposição' entre Câmara e Senado após sessão do Congresso poder ser adiada 'em troca de acordo [com governo] que beneficiaria exclusivamente' os senadores. A jornalista repercute ainda outras divergências entre as Casas, como a PEC dos Quinquênios e a desoneração de municípios: 'Existe uma queixa dele [Lira] nos bastidores de que a Câmara é acusada de enfiar a faca no governo e inflar os gastos quando, na verdade, é o Senado que nas últimas jornadas tem promovido grandes aumentos de gastos'.

Duration:00:40:57

Ask host to enable sharing for playback control

Sem acordo, Congresso deve adiar análise de vetos de Lula

4/24/2024
Havia expectativa de que os parlamentares pautassem, em sessão nesta quarta-feira, 32 vetos do chefe do Executivo a propostas aprovadas pelo Congresso. Mesmo com o adiamento - caso se confirme -, Vera Magalhães pontua que Lula deve sofrer, pelo menos, uma derrota parcial no Legislativo. 'A questão principal é evitar uma sangria maior nas emendas parlamentares', diz. Ouça e saiba mais.

Duration:00:08:31

Ask host to enable sharing for playback control

Senado presta desserviço às contas públicas com privilégio injustificável na PEC dos Quinquênios

4/23/2024
O presidente do Senado defendeu, nesta terça-feira (23), a PEC dos Quinquênios, que prevê aumento de 5% do salário de magistrados e promotores a cada cinco anos, o que foi criticado pela comentarista Vera Magalhães. A jornalista pontua como senadores tentam fazer 'média' com Judiciário e pontua que 'privilégio' vai 'cair como rastilho de pólvora em todas as categorias de servidores que vão querer também algo semelhante'.

Duration:00:41:53

Ask host to enable sharing for playback control

Lula usa arsenal de soluções velho para lidar com nova realidade brasileira

4/23/2024
O presidente criticou, em agenda nesta terça-feira, o fato do dinheiro destinado à educação, à saúde e a políticas sociais ser visto como gastos e disse que o Brasil vai crescer mais do que os analistas projetaram até agora. A partir da fala, Vera Magalhães analisa que Lula ainda não sabe lidar com uma realidade na qual os indicadores tradicionais da economia vão bem, mas o governo não necessariamente é bem percebido - assim como também acontece nos EUA.

Duration:00:08:54

Ask host to enable sharing for playback control

Reforma tributária só deve ser votada depois das eleições devido a 'tretas inesperadas'

4/22/2024
O ministro Fernando Haddad apresentou a Lula projetos de regulamentação da reforma tributária nesta segunda-feira (22), e a comentarista Vera Magalhães analisa como embates entre governo e Congresso e pautas-bomba podem atrasar tramitação da proposta. Segundo a jornalista, devido a grau técnico do projeto, é 'impossível' votar tudo antes das eleições' : 'Teria de ter um sprint depois do segundo turno e antes de começar a discutir Orçamento e presidência da Câmara e do Senado porque, depois da eleição municipal, o tema automaticamente vai ser esse: sucessão na Câmara e no Senado.'

Duration:00:35:29

Ask host to enable sharing for playback control

Lula busca bala de prata para melhorar popularidade com programa para MEIs no Bolsa Família

4/22/2024
A comentarista Vera Magalhães destaca que o lançamento do programa 'Acredita' mostra uma tentativa de o governo 'encontrar um caminho para falar com a classe média baixa e, com isso, aumentar a base de eleitores e de cidadãos que estão satisfeitos com o governo'. A jornalista pontua que proposta pode ser benéfica se bem planejada, mas com alcance limitado, e ressalta que se nota essa 'inquietude' do presidente quanto à popularidade há semanas: 'O Lula fez aquela reunião ministerial, cobrou medidas dos seus ministros, hoje voltou a fazer uma série de cobranças.'

Duration:00:08:02

Ask host to enable sharing for playback control

Aumento da renda média será celebrada pelo governo, mas pressiona política econômica

4/19/2024
Vera Magalhães faz um 'resumão' sobre os principais acontecimentos políticos da semana. A comentarista repercute a elevação do rendimento médio dos brasileiros em 11,5% e em 38% o ganho dos mais pobres. 'E todos esses serão dados que o governo certamente vai celebrar e que vão mostrar para o Lula que ele está no caminho certo (...). E isso pressiona a política econômica, no sentido do gasto'.

Duration:00:13:59

Ask host to enable sharing for playback control

Câmara deve esticar Perse até 2026, mas negocia compensações com a Fazenda

4/19/2024
O tema deve entrar na pauta da próxima terça-feira. O desejo do governo Lula era extinguir o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) no fim de 2023, mas a Câmara não aprovou a decisão e, agora, deve prorrogá-lo até 2026. Apesar disso, Vera Magalhães apurou que algumas compensações estão sendo negociadas. Ouça e saiba mais.

Duration:00:04:41

Ask host to enable sharing for playback control

Haddad vê que projetos não andam sem ele e volta de G20 para SOS à articulação política

4/18/2024
Em meio a impasse entre Lira e governo, a comentarista Vera Magalhães analisa retorno antes da hora do ministro ao Brasil, reforça dificuldade do governo de cumprir metas fiscais e relembra crise de credibilidade do próprio Haddad: 'Ele tem que ajudar no Congresso, mas tem de restabelecer a confiança na sua própria política para que ele mesmo não passe a ser alvo de desgaste'. O Viva Voz desta quinta-feira (18) recebeu ainda a repórter Janaína Figueiredo, do jornal O Globo, para falar sobre a visita de Lula à Colômbia e a irritação do brasileiro com regime venezuelano de Nicolás Maduro.

Duration:00:45:32

Ask host to enable sharing for playback control

'Governo tem evitado vetar totalmente dispositivos aprovados pelo Congresso'

4/18/2024
Vera Magalhães fala sobre votação dos vetos presidenciais pelo Congresso, com destaque para 32 vetos em pauta. Ela analisa questão das saídas temporárias de presos e do veto de 5,6 bilhões em emendas parlamentares no orçamento. Ouça e entenda.

Duration:00:06:07

Ask host to enable sharing for playback control

Moraes sente pressão e, do nada, vai ao Congresso entender grau de irritação contra ele

4/17/2024
Vera Magalhães repercutiu a visita do ministro Alexandre de Moraes ao Congresso um dia após o Senado aprovar PEC da Drogas, que vai na contramão do que julgava o STF. A comentarista analisa como ele 'passou do senhor democracia e aquele que salvou a democracia' para 'alguém que está colocando em risco a institucionalidade e a divisão entre os poderes'. A jornalista ainda brinca com a possível surpresa dos parlamentares: "Imagino ele aparecer lá e começar no grupo dos deputados: 'Você não sabe quem está aqui'. Deve ter tido gente se escondendo, fechou o gabinete: 'O que ele veio fazer aqui? Veio prender alguém?''

Duration:00:42:00

Ask host to enable sharing for playback control

Demissão de primo de Lira deve levar a retaliações ao governo Lula na Câmara

4/17/2024
Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara, era superintendente regional do Incra em Alagoas. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nega envolvimento na demissão. No Viva Voz, Vera Magalhães explica como a decisão pode complicar ainda mais a relação entre a gestão Lula e o Congresso.

Duration:00:10:15