Liberdade para Pensar-logo

Liberdade para Pensar

Arts & Culture Podcasts

50 anos de História: o que se tira das manchetes do Expresso para o debate que importa fazer hoje? Todas as semanas, ao longo de 2023, Ângela Silva, Cristina Figueiredo e Paulo Baldaia partem ano a ano com convidados especiais: políticos, economistas, artistas, figuras que marcam a sociedade portuguesa. Ao todo, 50 debates sobre 50 anos de Portugal. Sem dogmas, para pensar o mundo. Todas as sextas-feiras, com Liberdade para Pensar.

Location:

United States

Description:

50 anos de História: o que se tira das manchetes do Expresso para o debate que importa fazer hoje? Todas as semanas, ao longo de 2023, Ângela Silva, Cristina Figueiredo e Paulo Baldaia partem ano a ano com convidados especiais: políticos, economistas, artistas, figuras que marcam a sociedade portuguesa. Ao todo, 50 debates sobre 50 anos de Portugal. Sem dogmas, para pensar o mundo. Todas as sextas-feiras, com Liberdade para Pensar.

Language:

Portuguese


Episodes
Ask host to enable sharing for playback control

1998 e 1999: do final do século passado ao futuro, a ciência ao serviço da humanidade

12/22/2023
A cientista Elvira Fortunato e o filósofo e ensaísta José Gil estão com Paulo Baldaia neste episódio do “Liberdade para Pensar” para uma conversa sobre o papel da Ciência no futuro da Humanidade. Os desafios que se colocam com o rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial, a regulamentação que se quer global, os riscos de diabolizar a ciência. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:48:17

Ask host to enable sharing for playback control

1997: www.expresso.pt

12/15/2023
O Liberdade para Pensar está a chegar ao fim. A viagem pelos 50 anos do Expresso termina na próxima semana e neste penúltimo episódio vamos até 1997, o ano em que o Expresso lançou a sua primeira edição online. Vinte e seis anos depois e com o Expresso a lançar uma nova fase da sua vida, em que se assume que 'Digital First', conversámos sobre o que mudou nestas quase três décadas, o que aí está da marca Expresso e o desafio do que está para vir com Henrique Monteiro, diretor-adjunto em 1997, João Vieira Pereira, atual diretor do Expresso, e Joana Beleza, subdiretora de áudio e multimédia do Grupo Impresa. Ouça o penúltimo episódio de Liberdade Para Pensar. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:43:51

Ask host to enable sharing for playback control

2000: o bug Y2K e os novos medos do fim do mundo

12/8/2023
Neste episódio de Liberdade Para Pensar, à boleia do bug informático que fez temer o pior na passagem de 1999 para 2000, Cristina Figueiredo conversa sobre ciberINsegurança com Nelson Escravana, do Instituto Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação, Carlos Cabreiro, da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária e Luís Pedro Nunes, cronista no Expresso e comentador na SIC Notícias, particularmente atento aos efeitos da inteligência artificial nas democracias já em 2024. Ouça o último episódio de Liberdade para Pensar com a jornalista Cristina Figueiredo. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:55:54

Ask host to enable sharing for playback control

1996: dos seis mil zeros a matemática à educação que se quer para todos

12/1/2023
Em 1996 houve seis mil notas zero nos exames de matemática do 12º ano. É a partir daqui que fazemos a conversa sobre o estado actual da Educação, os seus principais problemas e as soluções que é preciso encontrar para que o sector continue a ser o motor do desenvolvimento do país. São nossos convidados: Luísa Loura, ex-dirigente da Direção-Geral de Estatísticas da Educação, actual diretora da Pordata e docente e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e David Justino, ex-ministro da Educação, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação e antigo consultor do Presidente Cavaco Silva, professor jubilado, desde o início deste ano See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:42:07

Ask host to enable sharing for playback control

2001: O terror que mudou o mundo e a culpa que não morreu solteira

11/24/2023
2001 foi um ano traumático. Um espetacular atentado terrorista atingiu o coração da América e abanou o mundo. E a queda de uma ponte em Entre os Rios, no norte de Portugal, provocou 59 mortes e a demissão de um ministro que intuiu que a culpa não podia morrer solteira. Para falar do que aprendemos e desaprendemos com o 11 de setembro em Nova Iorque, à luz do terror que hoje está de volta ao Médio Oriente, e também das lições que guardámos da tragédia de Entre os Rios e do que se esqueceu sobre responsabilidade política, juntámos a Carmo Afonso, advogada, comentadora, mulher de causas, de esquerda e de polémicas, e António Martins da Cruz, diplomata, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros num Governo PSD/CDS, e um olhar atento e felino sobre os meandros da política. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:47:39

Ask host to enable sharing for playback control

1995: Quando as gravuras rupestres derrotaram a barragem do Côa

11/17/2023
Foi o ano em que a luta pela preservação das recém-descobertas gravuras rupestres do vale do Côa levou a melhor sobre a construção da barragem. Para ajudar a recordar esses dias e perceber a importância daquele património arqueológico, Cristina Figueiredo conversa com Aida Carvalho, atual presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque, e o arqueólogo João Zilhão, primeiro diretor do parque e responsável pela elaboração do processo de candidatura à classificação das gravuras como Património Mundial da UNESCO. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:49:54

Ask host to enable sharing for playback control

2002: o ano da moeda única

11/10/2023
O Euro existe como moeda comum de um conjunto de países europeus desde de 1999, mas só em 2002 começou a circular com notas e moedas. A verdade é que sendo ainda uma criança, esta moeda já sofreu uma grave crise e chegou a admitir-se que, uma década depois de conhecer a luz do dia, podia acabar. Tremeu, fez tremer vários países, mas acabou por se salvar. E se houver uma nova crise, com epicentro em países com bastante mais peso na economia europeia? Estará capaz de responder com eficácia? À procura de respostas para as imensas questões que se levantam nesta curta existência do Euro, neste Liberdade Para Pensar, conversamos com o editor de Economia do Expresso, João Silvestre, Ricardo Reis, professor na London School of Economics, e João Ferreira do Amaral, professor no ISEG. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:49:55

Ask host to enable sharing for playback control

1994: Nasceu a Noite da Má Língua (com a "dádiva" do cavaquismo)

11/3/2023
1994 foi um ano incrível. O cavaquismo em agonia, Mário Soares na rua a ajudar à festa, Lisboa bloqueada por um buzinão na ponte 25 de abril, uma geração à rasca com os rabos de fora contra a ministra da Educação, e Cavaco Silva a lançar um tabu na capa do Expresso - talvez abandonasse a liderança do PSD. A década do homem providencial chegava ao fim, na televisão como no país os anos eram de euforia e na SIC nascia a Noite da Má Língua, um inteligente e insubordinado programa de humor, agora vivinho em podcast. Júlia Pinheiro, Manuel Serrão, Rita Blanco e Rui Zink vieram ao Liberdade para Pensar reviver "a dádiva" que foi o cavaquismo - "era muito material", "muita chicha" - mas dispostos a abocanhar o que aí está. Oiça o episódio completo. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:47:37

Ask host to enable sharing for playback control

2003: Portugal em choque com o caso Casa Pia

10/27/2023
Neste episódio de Liberdade Para Pensar vamos até 2003, ano marcado em Portugal pelo processo Casa Pia, que envolve figuras públicas e dirigentes políticos num escândalo de abusos sexuais sobre menores que deixou marcas indeléveis na sociedade portuguesa. Para recordar dias que todos preferíamos esquecer, Cristina Figueiredo conversa com José Souto Moura, hoje juiz e magistrado jubilado, na época Procurador Geral da República, e com Luís Garriapa, atual editor de Sociedade na SIC, há 20 anos um dos jornalistas que mais de perto seguiu o caso Casa Pia. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:54:37

Ask host to enable sharing for playback control

1993: o ano em que os jornalistas boicotaram os trabalhos no Parlamento vale hoje uma pergunta: “o jornalismo vai sobreviver?”

10/20/2023
Os anos 90 do século XX foram muito ricos em acontecimentos, numa altura em que o país se transformava a grande velocidade e em que tudo parecia possível. A década foi também muito especial para a comunicação social com a afirmação das rádios locais, o aparecimento de canais de televisão privados e a privatização de órgãos de comunicação social que se mantinham na esfera do Estado, com excepção da RTP. 1993 foi o ano em que os jornalistas boicotaram os trabalhos na Assembleia da República em protesto pela existência de um novo regulamento que os impedia de circularem livremente na Casa da Democracia, dificultando o acesso às fontes. Por causa desse boicote, Mário Soares anunciou que, solidariamente, não iria às comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República e a cerimónia não se realizou. Partimos desse protesto para uma conversa sobre 30 anos de de jornalismo. Os convidados são Ana Sá Lopes e Daniel Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:42:45

Ask host to enable sharing for playback control

2004: a mal afamada 'bomba atómica' saiu do armário há 20 anos

10/13/2023
Pedro Santana Lopes e Eduardo Ferro Rodrigues nunca se tinham sentado à mesa a falar de política desde que a posse do primeiro, como primeiro-ministro, levou à demissão do segundo da liderança do PS, mas aceitaram vir ao podcast Liberdade para Pensar, com Ângela Silva. Divertiram-se a revisitar o ano louco de 2004, quando Durão Barroso trocou Lisboa por Bruxelas, Jorge Sampaio levou Santana ao poder sem eleições, Ferro bateu com a porta e Sampaio acabaria a dissolver a maioria absoluta do PSD cinco meses depois de lhe ter dado posse. Um e outro aproveitaram para deixar a conversa em pratos limpos. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:45:17

Ask host to enable sharing for playback control

1992: o ano em que a SIC chegou e mudou a informação em Portugal

10/6/2023
Neste episódio de Liberdade Para Pensar vamos até 1992, o ano em que a televisão privada (com o início das emissões da SIC) veio baralhar o jogo da comunicação, a social e a política, em Portugal. Cristina Figueiredo conversa com Edson Athayde, publicitário, natural do Rio de Janeiro mas desde 1991 a viver e trabalhar em Lisboa. E com Nicolau Santos, presidente do conselho de administração da RTP, e Ricardo Costa, diretor de Informação da SIC e diretor geral de Informação do grupo Impresa, ambos fundadores da SIC. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:57:13

Ask host to enable sharing for playback control

2005: para que serve uma maioria absoluta? Sócrates teve a sua, Cavaco teve duas e a de Costa está em cena

9/29/2023
Em 2005, com o governo de Santana demitido, José Sócrates conseguiu a primeira maioria absoluta para o PS. Em cena está agora a maioria de António Costa, mas o primeiro político a consegui-la, e logo em dose dupla, foi Cavaco Silva. Na altura em que Sócrates foi primeiro-ministro, ao fim de dois anos de governo, o presidente Cavaco Silva ainda elogiava “as reformas profundas do governo” socialista, mas pouco depois, a meio da legislatura, começava o distanciamento entre os dois palácios. Comprovando que as medidas difíceis se tomam na primeira metade da legislatura, logo no primeiro orçamento, o governo de Sócrates decretou o aumento do IVA, de 19% para 21%, o agravamento fiscal em IRS e o fim das progressões automáticas das carreiras na Função Pública. É consensual que Sócrates procurou deixar uma marca reformista, no plano tecnológico, nas energias renováveis, na Segurança Social, nos serviços públicos com o Simplex. Neste episódio, para responder à pergunta que faz o título, convidamos dois colunistas do Expresso, Clara Ferreira Alves e Miguel Poiares Maduro. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:47:12

Ask host to enable sharing for playback control

1991: o que é que Cavaco tem?

9/22/2023
Esta semana falamos de Cavaco Silva. Não do livro com que o ex-Presidente voltou a desaustinar a esquerda, mas da maioria absolutíssima com que em 1991 bisou mais de 50% em eleições legislativas para um partido só. Convidámos Lourenço Pereira Coutinho, colunista do Expresso, que tinha 18 anos em 91 e há fortes possibilidades de ter votado Cavaco. E Sebastião Bugalho, que em 91 ainda não tinha nascido, cujos pais escreviam no Independente que semanalmente destruía o cavaquismo, mas que mal começou a gostar de política leu tudo sobre Cavaco, escreve sobre ele e percebe porque é que ele preenche um vazio à direita. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:46:31

Ask host to enable sharing for playback control

2006: o regresso de Cavaco e Soares e os cartoons de Maomé, no ano em que o Expresso mudou de cara(s)

9/15/2023
Neste episódio de Liberdade Para Pensar vamos até 2006, ano em que o Expresso entra num novo ciclo, com José António Saraiva a deixar a direção do jornal, duas décadas depois de a ter assumido. Lá fora, radicalistas islâmicos manifestam-se, um pouco por toda a parte, contra a publicação na imprensa dinamarquesa de cartoons considerados ofensivos para o profeta Maomé. Sobre a liberdade, na imprensa em geral e no Expresso em particular, Cristina Figueiredo conversa com Henrique Monteiro, que sucedeu a Saraiva na direção do Expresso, e António, que há 49 anos assina semanalmente o cartoon do primeiro caderno do jornal. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:59:47

Ask host to enable sharing for playback control

1990: no ano em que Saddam invadiu o Kuwait e a Alemanha se reunificou, África começou a mudar

9/8/2023
A grande marca do início da ultima década do século XX foi a reunificação alemã. Um ano depois de cair o Muro de Berlim, República Federal e República Democrática voltaram a ser uma só Alemanha. A geração que está hoje na casa dos 30 anos é a primeira do lado oriental do país a ter chegado ao mercado de trabalho tendo nascido em liberdade. Hitler chegou ao poder há 90 anos, seguiu-se na Alemanha de Leste uma ditadura comunista e o peso dessa herança (quase 60 anos de ditaduras) faz com que a maioria viva melhor do que vivia mas ainda pior que os vizinhos do Ocidente. Muitos queixam-se da desigualdade entre Leste e Oeste quanto a salários e pensões e continuam a sentir-se cidadãos de segunda. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:46:47

Ask host to enable sharing for playback control

2007: Tinha sido tão "Porreiro, Pá!"

9/1/2023
"Foi Porreiro, Pá" é uma das frases do ano de 2007 e deu muito jeito a José Sócrates. O então primeiro-ministro socialista sussurrou-a a Durão Barroso, então Presidente da Comissão Europeia, nos Jerónimos, em Lisboa, após assinarem o Tratado de Lisboa, que lhe permitiu disfarçar o aperto da licenciatura sob suspeita, tirada numa universidade cujo reitor foi constituído arguido por falsificação de documentos e cujo vice-reitor acabaria preso. A 31 de março de 2007, a manchete do Expresso não deixava dúvidas: o diploma de Sócrates tinha sido emitido a um domingo, com documentos incongruentes. Recorde o ano de 2007 com o podcast Liberdade Para Pensar. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:52:26

Ask host to enable sharing for playback control

1989: o ano em que dissemos adeus a Lenine

8/25/2023
É o ano dos massacres de Tiananmen, em Pequim, do acordo para um cessar-fogo em Angola, do anúncio do fim da guerra fria por Bush e Gorbachev. Mas é a noite de 9 de novembro de 1989, quando se dá a queda do Muro de Berlim, que revivemos neste episódio moderado pela Cristina Figueiredo, através das memórias de Zita Seabra (que foi expulsa do PCP e deixou a ideologia comunista precisamente nesse ano), de António Pedro Ferreira e de José Cardoso, hoje os jornalistas mais antigos do Expresso e que acompanharam esse extraordinário acontecimento para o jornal. Oiça aqui o Liberdade para Pensar, podcast que passa em revista os últimos 50 anos de notícias em Portugal e no mundo See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:48:32

Ask host to enable sharing for playback control

2008: o capitalismo está de boa saúde e recomenda-se ou só estamos à espera da próxima crise?

8/18/2023
Em 2008, ano em que uma série de falências de grandes instituições financeiras ameaçou o capitalismo, o Expresso escreveu na primeira página que "a Bolsa perdeu dinheiro que dava para dois aeroportos e dois TGVs e ainda sobrava". Para entender o que se passou no final da primeira década do século XXI, para saber se o capitalismo já recuperou, se está de boa saúde e se recomenda, são nossos convidados dois doutorados em economia, professores universitários, colunistas do Expresso. Uma conversa entre o optimismo moderado de João Duque e o pessimismo, igualmente moderado, de Francisco Louçã. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:48:40

Ask host to enable sharing for playback control

1988: O ano em que o Chiado ardeu e a TSF ateou a rádio

8/11/2023
O estrondo do ano de 1988 foi uma tragédia no coração de Lisboa. O Chiado ardeu, o país chorou e a TSF, que tinha meses de vida, foi a primeira a chegar. A rádio nunca mais foi a mesma. Para falar da paixão da rádio e do que mudou no jornalismo, na reportagem e na vida do repórter cada vez mais sentado, convidámos o David Borges, fundador da TSF, e a Carla Jorge de Carvalho, jornalista da ainda jovem rádio Observador. Dois tempos, duas experiências, duas histórias. Hoje "há jornalismo a menos" e "a reportagem tem tudo aquilo de que o negócio da comunicação não gosta: é cara, exige meios, exige tempo ...". See omnystudio.com/listener for privacy information.

Duration:00:43:51