CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

'Não vemos nenhuma reação significativa na relação emprego'

7/31/2021
O economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Nicola Tingas, em entrevista ao CBN Madrugada, falou sobre desemprego. Segundo ele, a afirmação do ministro Paulo Guedes de que 'o IBGE está na idade da pedra lascada' não faz sentido porque o ministro está querendo comparar dois índices de desemprego diferentes. Nicola Tingas destaca que a série da PNAD, criticada pelo ministro da Economia, segue um padrão internacional e tem consistência histórica.

Duration:00:15:10

Bolsonaro comete mais um crime de responsabilidade ao radicalizar contra o sistema eleitoral

7/30/2021
A avaliação é do cientista político Josué Medeiros, da UFRJ. O coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira afirma, no entanto, que as Forças Armadas não devem embarcar no processo golpista do presidente da República. Para o professor, Bolsonaro vai mobilizar a dinâmica golpista de baixo pra cima, a partir das polícias militares e da rede de apoiadores no Whatsapp.

Duration:00:14:52

Flexibilização é correta, mas medidas de proteção não devem ser esquecidas

7/29/2021
A avaliação é da infectologista da Rede D'Or Raquel Muarrek. Em entrevista ao CBN madrugada, ela falou sobre a necessidade de continuarmos usando máscaras e também destacou a importância da vacinação. Segundo ela, estudos mostram que 75% das internações, hoje, são de pessoas não imunizadas.

Duration:00:15:15

Indicação de Ciro Nogueira mostra que governo Bolsonaro 'é bem diferente da retórica de campanha'

7/28/2021
A avaliação é do cientista político Rui Tavares Maluf. Em relação ao recente episódio envolvendo o general Braga Netto e o presidente da Câmara, Arthur Lira, referente às eleições, o professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo diz não haver dúvidas de que estamos vivendo uma deterioração da democracia no Brasil.

Duration:00:20:58

Redução de intervalo entre doses da vacina é 'um caminho natural', diz infectologista

7/27/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, avaliou que, com o avanço da vacinação no país, não tem mais sentido adiar a segunda aplicação.

Duration:00:20:19

'homeschooling' traz diversas desvantagens em relação ao ensino regular, diz professor

7/24/2021
A avaliação é do professor da FGV e mestre em gestão da diversidade humana, Rodrigo Mendes. Segundo o educador, na maioria das vezes os pais não têm formação e capacitação para desempenhar as atividades de ensino.

Duration:00:20:13

Suposta ameaça de Braga Netto a Lira 'é um sinal de que nossa democracia tem problemas'

7/23/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, o cientista político Carlos Melo fala sobre reportagem publicada jornal Estado de S. Paulo envolvendo o general Braga Netto e o deputado Arthur Lira. Para o professor do Insper, a simples hipótese de que o ministro da Defesa teria sinalizado que a eleição não ocorreria sem voto impresso já é absurda.

Duration:00:21:08

Dar segunda dose da vacina da Pfizer para grávidas é decisão 'correta e racional'

7/22/2021
A avaliação é do infectologista Marco Aurélio Sáfadi. Segundo o professor Santa Casa, a medida é uma precaução, diante dos eventos adversos ocorridos.

Duration:00:18:46

Política ambiental definida por Bolsonaro gera impunidade, diz pesquisador

7/21/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, Paulo Barreto, pesquisador associado do Imazon afirmou que o afrouxamento das regras ambientais e a alta nos preços da soja e da carne são os fatores que mais tem contribuído para o aumento do desmatamento na Amazônia.

Duration:00:14:33

Ainda é cedo para confirmar que haverá necessidade de tomar vacina contra Covid todo ano

7/20/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, a epidemiologista Melissa Palmieri ressalta, no entanto, que essa possibilidade é provável. Segundo a diretora da Sociedade Brasileira de Imunização, os estudos ainda não são conclusivos em relação à duração da proteção de cada vacina.

Duration:00:22:02

'Bolsonaro tem colocado em dúvida o sistema eleitoral brasileiro e a própria democracia'

7/17/2021
O cientista político, Rodrigo Prando, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em entrevista ao Jornal da CBN, disse que o argumento de Bolsonaro de que o voto impresso é para dar mais segurança ao processo eleitoral é falacioso. Para o cientista político, o presidente da República gera uma enorme preocupação ao atacar o processo democrático sem provas.

Duration:00:24:29

Mais de 81% das vítimas de feminicídio, em 2020, foram mortas por companheiros ou ex-companheiros

7/16/2021
É o que revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em entrevista ao CBN Madrugada, Rafael Alcadipani, professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destacou que o perigo mora dentro de casa.

Duration:00:21:16

Documento da Saúde que admite ineficácia do kit covid é 'tardio', diz infectologista

7/15/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, Jamal Suleiman, infectologista do hospital Emílio Ribas, avaliou que o Conselho Federal Medicina cometeu um erro grave ao facultar ao médico a possibilidade de prescrição de medicamentos com ineficácia comprovada.

Duration:00:22:16

Retirar do Inpe a atribuição de emitir dados sobre alertas de queimadas é mexer em time que está ganhando

7/14/2021
A avaliação é do ambientalista Paulo Moutinho. Para o pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, ainda falta uma explicação mais clara sobre o motivo da alteração, justamente no momento em que a seca avança e a incidência de incêndios aumenta.

Duration:00:19:19

Antecipação da segunda dose da AstraZeneca deve ser implementada com cuidado

7/13/2021
De acordo com o infectologista Marcelo Daher, a medida, que visa dar maior proteção contra a variante delta do coronavírus, traz benefícios e prejuízos. Segundo o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, estudos comprovam que a produção de anticorpos com intervalo de 12 semanas é maior do que com oito.

Duration:00:17:58

Provável indicação de André Mendonça ao STF provoca dúvidas

7/7/2021
Em entrevista ao CBN madrugada, Michael Mohallem, advogado, professor, especialista em direito público, afirma não ter certeza se o advogado geral da União vai respeitar a laicidade do Estado e se terá a independência necessária em relação ao presidente da República.

Duration:00:20:08

Infectologista explica porque a presença da variante delta no Brasil é extremamente preocupante

7/6/2021
Em entrevista ao CBN Madrugada, o infectologista Carlos Starling vê com preocupação a chegada da variante delta, pelo potencial de transmissão várias vezes maior e pelo ritmo ainda lento de vacinação no país, afirma o infectologista Carlos Starling. Segundo o consultor da Sociedade Brasileira de Imunologia, se houvesse vacina, o país teria capacidade de imunizar 2 milhões de pessoas por dia.

Duration:00:22:05

Casos de médicos que tomaram terceira dose da vacina são 'lamentáveis'

7/2/2021
A afirmação é de Marco Aurélio Sáfadi, professor de infectologia da Santa Casa e presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ele destaca que, além de ser lamentável do ponto de vista ético, essa postura é uma incógnita no que diz respeito à questão técnica. Segundo o professor, ainda não há clareza sobre possíveis benefícios nem garantia de que não ocorram eventos adversos.

Duration:00:19:40

Recomendações da OCDE revelam 'descolamento brutal' entre o que é sugerido e o que governo defende

7/1/2021
A afirmação é do diretor-executivo do Todos pela Educação, em entrevista ao CBN Madrugada. Segundo Olavo Nogueira Filho, entre as sugestões não há nada relacionado a homeschooling, escolas cívico- militares ou combate ao comunismo na escola.

Duration:00:24:50

'Não é o momento de abrir a guarda'

7/1/2021
A epidemiologista, Carla Domingues, epidemiologista, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que a queda da taxa de contágio no Brasil para 0,98, não garante que estejamos em tendência de baixa. Segundo Carla Domigues, a situação só estará controlada quando o índice baixar para 0,5.

Duration:00:15:38