CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

Grupo Globo

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Location:

São Paulo, Brazil

Networks:

Grupo Globo

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

Deflação: por que consumidor não sentiu alívio no bolso?

8/11/2022
A deflação de julho, que não foi sentida pelos consumidores nos itens que integram a cesta básica, foi tratada durante entrevista no CBN Madrugada. O professor de economia do Ibmec São Paulo, Walter Franco, explica que a queda do IPCA foi puxada pela redução nos preços dos combustíveis e energia, mas que os alimentos se mantiveram em alta e, por isso, o consumidor não percebe a queda nas gôndolas do mercado.

Duration:00:24:09

'Doses de reforço são muito importantes no esquema de vacinação', alerta infectologista

8/10/2022
A infectologista do Instituto de Infectologia do Hospital Emílio Ribas, Rosana Richtmann, em entrevista ao CBN Madrugada, fala sobre vacinação contra Covid-19. Ela destaca que o momento atual necessita de uma forte campanha de incentivo para que as pessoas tomem as doses de reforço para completar o esquema vacinal.

Duration:00:25:59

'TSE não quer que desinformação tenha impacto nas escolhas eleitorais', diz especialista em ciência política

8/10/2022
A professora do Instituto de Ciência Política da UNB e pesquisadora do Observatório do Congresso, Marcela Machado, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca o momento político atual do Brasil. O período está sendo marcado por ataques ao sistema eleitoral e por decisões ligadas às eleições no Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal.

Duration:00:24:46

'Confronto militar bélico é uma possibilidade remota', avalia professor sobre Taiwan

8/6/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o especialista em direito internacional Emerson Malheiro afirmou que a visita da parlamentar norte-americana Nancy Pelosi à Taiwan provoca dois efeitos principais: desconforto diplomático entre China e EUA e a retaliação chinesa à ilha. Ele explica que a reação do governo chinês se dá pelo reconhecimento dos Estados Unidos à Taiwan, ainda que tácito, como um território independente.

Duration:00:15:32

Semana movimentada no Judiciário com decisões sobre Boate Kiss e Massacre do Carandiru

8/5/2022
O advogado criminalista e pós-doutor em direito pela Universidade Federal do Paraná, Rodrigo Faucz, em entrevista ao CBN Madrugada, fala sobre a decisão da Justiça do Rio Grande do Sul que anulou o júri que condenou os quatro réus no caso do incêndio da Boate Kiss. O advogado também tratou da decisão do STF que manteve a condenação de policiais envolvidos no Massacre do Carandiru.

Duration:00:24:37

Tecnologia 5G: entenda os benefícios da rede

8/4/2022
A tecnologia 5G entra em operação nesta quinta-feira em São Paulo. A cidade é a quinta capital a receber a tecnologia no país, depois de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Segundo a Anatel, o início da operação do 5G em São Paulo deve contar com a ativação de cerca de mil e quatrocentas antenas e cobrir 25% da área urbana. Em entrevista ao CBN Madrugada, o engenheiro eletrônico Ruy Rede, especialista em compliance, inovação e automação, destacou algumas vantagens do 5G nos...

Duration:00:21:36

'Acertada e importante medida', diz ex-diretor da ANS sobre fim da limitação de sessões

8/3/2022
O ex-diretor da Agência Nacional de Saúde, Rogério Scarabel, em entrevista ao CBN Madrugada, fala sobre a sobre a decisão da entidade que acaba com o limite do número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. A mudança entrou em vigor em 1º de agosto e vale para todos os usuários de planos de saúde regulamentados.

Duration:00:15:00

'Tem coisas para celebrar, mas existem desafios pela frente', diz secretária sobre geração de empregos em São Paulo

8/2/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, a secretária de Desenvolvimento de São Paulo, Zeina Latif, fala sobre a geração de empregos no Brasil e em São Paulo, entre janeiro e junho. Ela também destaca os temas inflação e impactos da PEC Kamikaze.

Duration:00:26:13

'É esperado pelo mercado que o Banco Central continue ajustando a taxa de juros para cima', diz economista

7/30/2022
O economista Reginaldo Nogueira, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que, apesar da queda na inflação, o Banco Central deve elevar a taxa de juros em meio ponto percentual na reunião do Copom, na semana que vem. Segundo o diretor geral do Ibmec, a Selic pode chegar a 14% no final deste ano.

Duration:00:17:11

'Terceira via não criou condições políticas de se viabilizar como alternativa para o eleitorado', diz cientista político

7/29/2022
O cientista político Eduardo Grin, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que as pesquisas mostram que não há a menor possibilidade de uma outra candidatura mudar o cenário de uma polarização consolidada entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro. Para o professor da FGV, a terceira via não criou condições políticas para se viabilizar.

Duration:00:20:38

Consumidor é perspicaz e consegue avaliar se as verduras estão boas para consumo, diz engenheira de alimentos

7/28/2022
A engenheira de alimentos Glaucia Pastore, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o fim da obrigatoriedade de informar o prazo de validade em vegetais frescos embalados é uma medida positiva, principalmente pelo contexto de insegurança alimentar que o Brasil está envolvido. Para a professora da Unicamp, o consumidor é perspicaz e consegue avaliar se o produto está bom para o consumo.

Duration:00:16:01

'A gente deve se manter vigilante e defender a democracia', diz cientista político

7/27/2022
O cientista político Roberto Goulart Menezes, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que o manifesto elaborado na Faculdade de Direito da USP, assinado por banqueiros, empresários e acadêmicos, mostra que a sociedade civil está vigilante na defesa da democracia do Brasil. Para o professor da UnB, Jair Bolsonaro tentará reeditar suas teses golpistas no 7 de Setembro.

Duration:00:22:37

'Extremamente preocupante o número de mortes de crianças abaixo de cinco anos por Covid’

7/26/2022
O infectologista Roberto Focaccia avalia que o Brasil já deveria ter iniciado a vacinação contra a Covid das crianças a partir de 6 meses de idade. Segundo o livre-docente pela USP, os países que já imunizam os bebês estão tendo resultados excelentes. O médico lembra que duas crianças estão morrendo, por dia, no Brasil em decorrência do coronavírus.

Duration:00:19:39

'Bolsonaro pode ter cometido crime de responsabilidade', avalia advogado sobre ataques às urnas

7/25/2022
Em entrevista ao CBN Madrugada, o advogado especialista em direito eleitoral Alberto Rollo afirmou que o presidente Jair Bolsonaro pode ter cometido crime de responsabilidade ao afirmar taxativamente que a urna eletrônica não é confiável. Para ele, Bolsonaro pode afetar a segurança interna do país ao incitar seus seguidores a tomarem uma atitude.

Duration:00:17:15

Acordo entre Rússia e Ucrânia para exportação de grãos preocupa mercado internacional

7/25/2022
Cassiano Ribeiro explica que a tendência é de que as cotações dos grãos caiam ainda mais com a liberação das cargas represadas. A Ucrânia tem cerca de 20 milhões de toneladas de grãos estocadas no país. No momento, eles estão com a safra de trigo saindo dos campos.

Duration:00:02:52

'Varíola dos macacos é uma doença que não pode ser subestimada', diz infectologista

7/22/2022
O infectologista Carlos Magno Fortaleza, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca um levantamento publicado no New England Journal of Medicine indica que 95% dos casos de varíola dos macacos tiveram transmissão relacionada ao ato sexual. O presidente da Sociedade Paulista de Infectologia explica que a doença acometeu, principalmente, até agora, homens que fazem sexo com homens.

Duration:00:13:17

'Disseminar informações não comprovadas sobre as eleições desestabiliza a democracia no país'

7/21/2022
O procurador de Justiça Roberto Livianu, em entrevista ao CBN Madrugada, alerta que é importante que a sociedade reaja à atitude de Jair Bolsonaro de divulgar inverdades a respeito das urnas e do sistema eleitoral brasileiro. Para o presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, a reunião do presidente com embaixadores estrangeiros é algo vergonhoso, absurdo e que desestabiliza a democracia.

Duration:00:23:28

'Conviver com a diferença é respeitar o outro', diz psicólogo

7/21/2022
O psicólogo Rossandro Klinjey, em entrevista ao CBN Madrugada, destaca que a democracia nos convida a conviver com a diferença e pressupõe o respeito ao outro. Segundo o comentarista da CBN, as pessoas podem pensar diferente, sem a necessidade de cancelamentos.

Duration:00:20:12

Clima desfavorável compromete produção e as exportações de fruta no Brasil

7/20/2022
Cassiano Ribeiro traz dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) que aponta queda no primeiro semestre de quase 12% em valor e 11% em volume. Os produtos que mais perderam espaço foram uva e manga.

Duration:00:03:17

'Bolsonaro tenta legitimar uma possível intervenção dentro do processo eleitoral'

7/19/2022
O professor de Relações Internacionais Carlo Patti, em entrevista ao CBN Madrugada, avalia que a reunião de Jair Bolsonaro com embaixadores, no Palácio da Alvorada, é uma tentativa do presidente da República de legitimar uma possível intervenção no processo eleitoral. Para o professor de Relações Internacionais da UFG, estamos assistindo um cenário muito preocupante.

Duration:00:16:08