Terceiro Turno-logo

Terceiro Turno

News & Politics Podcasts

O podcast Terceiro Turno é um bate-papo sobre a política baiana, de forma leve e simples. Nas sextas-feiras, os jornalistas Gabriel Lopes, Anderson Ramos e Maurício Leiro apresentam um resumo das informações da semana e discutem o que será notícia nos próximos dias. O podcast do Bahia Notícias é editado por Paulo Victor Nadal.

Location:

Brazil

Description:

O podcast Terceiro Turno é um bate-papo sobre a política baiana, de forma leve e simples. Nas sextas-feiras, os jornalistas Gabriel Lopes, Anderson Ramos e Maurício Leiro apresentam um resumo das informações da semana e discutem o que será notícia nos próximos dias. O podcast do Bahia Notícias é editado por Paulo Victor Nadal.

Language:

Portuguese


Episodes
Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #240: Com chegada das convenções, grupos políticos na Bahia ainda buscam entendimento para disputa municipal

7/26/2024
O prazo eleitoral para a realização das convenções partidárias e, consequentemente, a definição das chapas para as eleições municipais está chegando ao fim. No próximo dia 5 de agosto, data que marca o último dia permitido pela legislação para as convenções se aproxima e, em algumas cidades baianas, o clima ainda não está pacificado quando falamos da política. Com os partidos ainda disputando espaço para confirmar o sucesso das pré-campanhas, grupos governistas e oposicionistas ainda guardam incertezas com relação a quantas candidaturas estarão disponíveis nas urnas. Com isso, antigos e novos aliados ainda quebram a cabeça de como ficará o tabuleiro político para o final do ano. Com cada cidade sofrendo interferências específicas, os partidos e alianças tem sido colocados a prova com as negociações para aglutinar pré-candidatos. Desde ofertas a vice, promessas de secretarias, apoios em futuras eleições, o pleito municipal ainda demonstra que em alguns municípios o embate pode se arrastar até os 45 do segundo tempo. No Terceiro Turno desta semana, iremos debater o cenário político de cidades que ainda possuem desencontro entre alguns partidos aliados. Como foi o ajuste para o apoio em outras cidades e como tudo isso impacta na disputa para a eleição municipal deste ano.

Duration:00:47:02

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #239: Elmar x Brito: disputa entre baianos esquenta e movimenta eleição para a Câmara dos Deputados

7/19/2024
A eleição para a presidência na Câmara dos Deputados só vai acontecer no início de 2025, mas já movimenta os bastidores de Brasília, inclusive com baianos como protagonistas na disputa. Para quem acompanha a política, não é novidade que Antônio Brito e Elmar Nascimento são os principais nomes nesta eleição. A novidade é que nos últimos dias, os dois deputados se jogaram de vez na pré-campanha, na tentativa de angariar o máximo de apoio possível. No episódio do Terceiro Turno desta semana, vamos analisar as últimas notícias sobre a disputa que promete ser acirrada entre os baianos e avaliar as chances de cada um na eleição que promete e deve entregar muito.

Duration:00:43:35

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #238: Com baixo aproveitamento, BA terá menor nº de deputados federais disputando prefeituras nos últimos anos

7/12/2024
As eleições municipais de 2024 na Bahia serão marcadas por terem o menor número de deputados federais na disputa por uma prefeitura, desde o pleito de 2008. Ao que tudo indica, os federais do nosso estado não tem visto com bons olhos se afastarem dos mandatos, mesmo que temporariamente, para encarar as urnas mais uma vez. Neste ano, somente os deputados Zé Neto e Waldenor Pereira, ambos do PT, disputando as cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente, irão em busca da vitória na disputa municipal. E é nessa esteira que a bancada do Terceiro Turno analisa o que isso representa para 2024, de que forma os deputados estão se articulando em busca do Executivo em suas cidades e também traça um paralelo sobre a intensificação de investimentos em redutos políticos através de emendas. Vem com a gente.

Duration:00:26:43

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #237: 2 de Julho marca início de calor político e opõe grupos durante ato

7/5/2024
O 2 de Julho é uma data de grande importância para o estado da Bahia e para o Brasil, pois marca a independência baiana e a consolidação da independência do Brasil. O desfile deste ano não só celebrou a independência da Bahia, mas também serviu como um termômetro político para medir a popularidade dos candidatos e suas pré-campanhas.

Duration:00:41:36

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #236: Além da festa, São João também se tornou palanque político?

6/28/2024
O São João vem ganhando destaque no cenário político da Bahia. A cada ano uma das festas mais tradicionais do Nordeste brasileiro vai ficando mais robusta, com investimentos cada vez maiores por parte do poder público. Este movimento se torna ainda mais intenso em anos de eleição, como é o caso de 2024. Em busca de agradar o público eleitor, os gestores se empenham em garantir festas pomposas, com atrações nacionais que muitas vezes têm cachês milionários. O episódio do Terceiro Turno desta semana discute como as festas de São João espalhadas pelos quatro cantos da Bahia podem ou não ajudar a eleger quem vai tentar a sorte nas urnas em outubro. Vem com a gente.

Duration:00:31:05

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #235: A força da máquina governista se sobrepõe a política partidária e de ideias?

6/21/2024
No campo político é comum ouvir expressões como "rolo compressor" e "trator" quando se fala da forma com que a máquina é operada em algumas ocasiões. Com a finalidade de aprovar projetos e pautas de interesse das gestões, prefeituras e governos estaduais usam a força que tem para angariar o apoio da maioria do Poder Legislativo e formar bancadas de situação cada vez mais consolidadas. E é nessa esteira que o Terceiro Turno desta semana analisa como a força da máquina governista pode se sobrepor à política partidária e de ideias, especialmente sob a ótica distinta da relação entre a Assembleia Legislativa e o governo do Estado e a prefeitura de Salvador e a Câmara soteropolitana.

Duration:00:33:23

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #234: Bahia Notícias destrincha levantamento do número de prefeituras por partidos pelo estado

6/14/2024
As eleições municipais já começaram. Apesar do respeito à legislação eleitoral, com relação ao período de campanha, a capital baiana e o interior do estado já começam a viver a expectativa com relação ao pleito que ocorre no dia 6 de outubro deste ano. Com isso, o Bahia Notícias preparou um rascunho de como os partidos chegam para a eleição e o tamanho de cada uma das legendas com relação ao impacto dos números de prefeituras que governam. Desde as menores, até ao “top 10”, as cidades foram alvo de um levantamento que aponta a perspectiva para o embate político que se avizinha. Mesmo assim, o número de prefeituras ligadas ao governo da Bahia, comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues é avassalador: são 358 prefeituras ligadas a partidos que integram a base governista, com 59 tendo filiação em partidos que fazem oposição na seara estadual. Ainda assim, o contexto municipal pode sofrer com peculiaridades políticas específicas, já que alguns prefeitos, apesar das legendas de filiação, mantêm o apoio a grupos distintos na seara estadual. Levando em conta cada cenário, o Terceiro Turno desta semana traz toda a conjuntura política para a disputa das eleições municipais de 2024, como chegam os partidos e as bases governistas e de oposição, pensando na vitória nas urnas após o pleito.

Duration:00:31:18

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #233: Em semana decisiva, Bruno Reis e Geraldo Jr. lançam pré-candidaturas e aquecem corrida eleitoral em Salvador

6/7/2024
A primeira semana de junho se mostrou bastante importante para a política soteropolitana. Nos primeiros dias do mês, as duas principais pré-candidaturas foram oficializadas, depois de muito suspense. Na segunda-feira, dia 3, Bruno Reis finalmente confirmou o que todo mundo já sabia, e se lançou na sua busca à reeleição para a prefeitura de Salvador. Geraldo Júnior, que deve ser seu principal adversário, fez o mesmo, três dias depois. Agora que temos os dois principais nomes praticamente já garantidos na disputa, a tendência é de que o clima esquente daqui pra frente. Afinal, as peças já estão na mesa e o jogo vai começar. No episódio do Terceiro Turno desta semana, vamos falar sobre os lançamentos das pré-candidaturas para a prefeitura de Salvador.

Duration:00:32:17

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #232: Com alerta ligado, governo Jerônimo sofre com inchaço na base e dificuldade em aprovar projetos na AL-BA

5/31/2024
É difícil imaginar uma aeronave que voa sem turbulências. E no caso da Bahia, pilotada pelo comandante Jerônimo Rodrigues, a situação não é diferente. Com uma máquina aparentemente bem azeitada, o governador petista não tem vivido momentos fáceis nas últimas semanas para manter o curso do Estado. E pelo que se acompanha nos bastidores, o principal problema está no quintal de casa: uma base de deputados estaduais por vezes arredia, especialmente durante votações de projetos importantes na Assembleia Legislativa. E é nessa esteira que o Terceiro Turno desta semana debate como os ruídos entre o governo e os parlamentares podem atrapalhar a condução de propostas do Executivo, com um ingrediente a mais do período pré-eleitoral e os impactos na barganha política.

Duration:00:28:56

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #231: De volta ao debate, ACM Neto busca ser rosto da oposição e deve encarar desafios para 2026

5/24/2024
Superado pela primeira vez em 2006, quando, após longo período governando a Bahia, passou a ser oposição, o grupo até então liderado pelo falecido senador Antônio Carlos Magalhães seguiu buscando “líderes” para retornar ao poder. Alternando entre outros “cabeças brancas” que atuaram no período do Carlismo na Bahia, o grupo se renovou e segue sendo a principal força de oposição ao Partido dos Trabalhadores no estado. Com a garantia de governar o estado por pelo menos 20 anos, o grupo enfrentou sua prova mais ajustada em 2022, quando o ex-prefeito de Salvador ACM Neto empurrou a eleição ao segundo turno, fato jamais ocorrido no período. Principal nome de oposição na Bahia, Neto preferiu o resguardo após as eleições, saindo dos holofotes, onde também sofreu críticas e o questionamento de aliados. Mesmo com as cobranças, Neto ainda sim permaneceu longe do debate, somente agora retornando de forma mais intensa a atuação de oposicionista a atual gestão. As últimas semanas apresentaram um ex-candidato ativo nas redes sociais, reforçando críticas ao governo Jerônimo, apontando falhas e temas que seriam calos da atual gestão e aparecendo com mais frequência na imprensa tradicional. As falas de Neto não ficaram apenas na Bahia, chegando a até Brasília, onde também realizou críticas ao governo federal, apontando para o atual presidente Lula, nome com alta aprovação na Bahia, as eventuais falhas e desgostos do grupo de oposição no estado com sua gestão. O retorno de ACM Neto, chegando a criticar Lula de forma direta, seria um prelúdio da disputa ao governo em 2026? Mesmo com o atual presidente indo para a reeleição, Neto seria o único nome possível para enfrentar uma eventual candidatura de Jerônimo Rodrigues à reeleição? Por qual razão esteve ausente das críticas e, por qual motivo retornou exatamente agora ao debate? Esses e outros assuntos, você confere a partir de agora no Terceiro Turno.

Duration:00:32:24

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #230: Conflitos internos expõem racha no PT e União Brasil na Bahia

5/17/2024
De lado opostos na política, o PT e o União Brasil da Bahia estão passando por dias turbulentos. Disputas internas expuseram conflitos entre os caciques das duas legendas, às vésperas da campanha eleitoral municipal de 2024. Do lado do União Brasil a chapa está esquentando para quem não seguir a cartilha do partido. Uma reunião nesta semana definiu que deputados que votarem a favor do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) serão punidos. Como não podia deixar de ser, a notícia gerou muito burburinho e movimentou os bastidores. Do lado petista, a novidade a bola da vez é Rui Costa. O atual ministro da Casa Civil estaria com saudade do Palácio de Ondina e já teria demonstrado vontade de concorrer em uma nova disputa ao Governo da Bahia. Será que tanta agitação vai impactar no resultado eleitoral deste ano? O que mais podemos esperar? Tudo isso e muito mais agora no Terceiro Turno.

Duration:00:27:09

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #229: Eleições municipais na Bahia aceleram corrida para o Senado e postulantes já se movimentam

5/10/2024
Apesar de estar dois anos distante, a eleição de 2026 já começa a entrar no radar dos principais figurões da política baiana. Mas para chegar lá, primeiro é preciso passar pela eleição municipal deste ano e contabilizar qual foi o saldo após a abertura das urnas. Uma das vagas que mais chama atenção é a de Senador. Em 2026 a Bahia terá duas cadeiras abertas com o fim dos mandatos de Angelo Coronel, do PSD, e Jaques Wagner, do PT. Com isso, a cobiça é grande e os dois principais grupos políticos do estado arregaçaram as mangas para buscar viabilidade de nomes para o posto. O Terceiro Turno desta semana debate a partir de agora os movimentos que devem ser feitos esse ano, tendo em vista o pleito de 2026. Quem deve sair fortalecido e reunir as condições para a disputa pelo Senado Federal? Teremos turbulências dentro das alianças e dos próprios partidos? Tudo isso e muito mais agora no Terceiro Turno.

Duration:00:33:33

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #228: Com parcerias pavimentadas, Bruno Reis garante apoio de ministro de Lula a Bolsonaristas em busca de reeleição

5/3/2024
O fechamento da janela partidária passou, e com isso os apoios partidários começaram a ser apresentados para as eleições municipais deste ano. Em Salvador, o prefeito Bruno Reis segue acumulando os endossos para sua reeleição, com os últimos, tendo somente a manutenção desde 2020, com o PDT e o PL. Agora, com 12 partidos no arco de apoio, Bruno parece estar “pronto” para confirmar, de maneira oficial, sua pré-candidatura. Com a disputa na capital se limitando a três candidaturas, Bruno Reis deve ter boa parte dos partidos disponíveis para a eleição. Com peculiaridades de cada legenda, a esquerda e a direita parecem estar representadas, com Bruno conseguindo surgir mais ao Centro. Para além de análises ideológicas, o grupo ganhou forma e ampliou o peso para o pleito em Salvador, atingindo mais lideranças. Pensando em tempo disponível em Rádio e TV e fundo partidário, Bruno também aparece como maior favorecido com as alianças. Com isso, a “pavimentação” da reeleição parece cada vez mais feita. Como os apoios diversos irão favorecer Bruno Reis na disputa? O apoio do PL e aliados de Bolsonaro podem impactar em algo? Esses e outros assuntos, você confere a partir de agora no Terceiro Turno. 5

Duration:00:24:49

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #227: Eleições municipais podem deixar “feridas abertas” para pleito em 2026

4/26/2024
Estamos em 2024, ano de eleições municipais em todo o Brasil. Em outubro os eleitores dos quatros cantos do país irão às urnas escolher quem serão os próximos prefeitos e vereadores. Mas o pleito que vai acontecer daqui a poucos meses tem um ingrediente especial aqui na Bahia. Conforme informações dos bastidores, estrategistas políticos dão como certo que a disputa deste ano pode ditar os rumos das eleições de 2026. Ou seja, a depender do que aconteça agora, alianças podem ser desfeitas, parcerias podem ser construídas, novos nomes podem tentar a sorte nas urnas, cenários podem ser alterados e com isso tudo surpresas devem acontecer. No episódio do Terceiro Turno desta semana, vamos tentar fazer um exercício de futurologia com base em apurações com fontes a par do assunto para analisar alguns movimentos que podem surtir efeito no pleito que vai ser disputado daqui a 2 anos. Vamos nessa!

Duration:00:31:20

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #226: Caso Kannário reforça lógica do vale tudo pelo voto e expõe "sacrifício" de ideais partidários

4/19/2024
Movimentações ocorridas durante a janela partidária ainda dão o que falar em Salvador. A assinatura de uma ficha de filiação de um único nome para se juntar ao PSB foi capaz de provocar uma crise interna no partido e expor fraturas que talvez precisem ser estancadas com vista em outubro próximo. Tudo isso foi ocasionado pela chegada do cantor, ex-vereador e ex-deputado federal Igor Kannário no PSB baiano. A curta carreira política do pagodeiro foi marcada por um período de aliança com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e seu grupo político. Agora, depois de uma recente rusga pública com o prefeito Bruno Reis durante o Carnaval, o "príncipe do guetto", como ficou conhecido, decidiu romper a relação e trocar de lado com o desembarque na base de Jerônimo Rodrigues, mesmo com seu passado de críticas ao governo da Bahia. A situação causou desconforto em algumas alas do PSB e gera uma reflexão: vale tudo pelo voto? Quanto os partidos políticos estão dispostos a abrir mão em nome de candidaturas competitivas? Tudo isso, agora, no Terceiro Turno.

Duration:00:33:02

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #225: Após dança das cadeiras em janela partidária, movimentações deixaram envolvidos contemplados?

4/12/2024
O tão aguardado fechamento da janela partidária apresentou uma nova configuração das legendas na Bahia, especialmente em Salvador. A chegada e a saída de vereadores e prefeitos alterou as contas partidárias para os envolvidos e também tem gerado curiosidade nos eleitores para 2024. Com regras firmadas na legislação eleitoral, o último sábado marcou o limite para a troca ou filiação partidária para os postulantes nas eleições deste ano. Em Salvador, em especial, o prefeito de Salvador Bruno Reis buscou contemplar boa parte dos vereadores de mandato, os suplentes e os postulantes a uma cadeira na Câmara de Salvador. A bancada de oposição também “recalculou” a rota e também promoveu alterações partidárias, buscando ampliar a bancada após o resultado das eleições no município. Com movimentações intensas e incertezas até os 45 do segundo tempo, a formação das nominatas ainda não foram confirmadas. Podendo encaminhar os 44 nomes, os partidos ainda debaterão quem terá seus nomes nas urnas, apesar de já terem feito a filiação dos players que estarão em busca da eleição. Mas as filiações agradaram a todos os envolvidos? Os partidos também tiveram seus desejos atendidos? Como ficarão as chapas para o pleito que por aí vem? Essas e outras questões, você confere agora, no Terceiro Turno.

Duration:00:36:13

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #224: Possível ida de Coronel para o PP sacode bastidores da política baiana

4/5/2024
Em plena Semana Santa, quando não se esperava muita coisa, eis que uma bomba sacode os bastidores da política baiana. Publicado em primeira mão pelo Bahia Notícias, a possível mudança de partido do senador Angelo Coronel gerou fortes reações. Com o objetivo de garantir viabilidade para buscar a reeleição em 2026, o ex-presidente da AL-BA teria demonstrado interesse de deixar o PSD e voltar para os braços do Partido Progressista. No episódio do Terceiro Turno desta semana vamos analisar o que esta troca pode representar não só para o senador, mas para todo o grupo ao qual ele pertence. Afinal, até 2026, tem muita água para passar por debaixo da ponte e tudo pode acontecer, inclusive nada. Vamos nessa!

Duration:00:29:01

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #223: Em fenômeno reverso, Kléber Rosa pode ser o João Roma de Geraldo Júnior?

3/29/2024
Em 2022, a chamada "terceira via" movimentou o processo eleitoral na Bahia. Mesmo sem uma porcentagem considerada expressiva, a candidatura de João Roma,gerou dor de cabeça para o então candidato ACM Neto, que disputava também o Governo da Bahia. Ainda que puxados por cenários diferentes, é bem verdade que Roma foi o candidato do bolsonarismo na Bahia, enquanto Neto tentou se dissociar disso durante a campanha, ter as duas candidaturas frente a um único nome viável da esquerda, o atual governador Jerônimo, acabou tirando votos do ex-prefeito de Salvador. O resultado a gente lembra: Roma foi responsável por quase 10% e pouco mais de 738 mil votos, e chegou-se a questionar: o número deixaria ACM Neto mais confortável naquele primeiro?

Duration:00:31:21

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #222: Aprovação de PEC da Reeleição na AL-BA pavimenta caminho para mais um mandato de Adolfo Menezes

3/22/2024
A aprovação da PEC da Reeleição, proposta de emenda à Constituição, em dois turnos, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que permite que um deputado estadual tenha mais de um mandato na mesma legislatura, tem ligado o alerta para uma movimentação no plano de fundo. O projeto, que teve o voto favorável de 56 dos 63 parlamentares, deve alçar o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes, do PSD, a mais um mandato. De autoria do deputado estadual Nelson Leal (PP), ex-presidente da Alba, a PEC também é uma articulação em conjunto com o também parlamentar da Casa, Niltinho (PP), para possibilitar mais uma reeleição ao atual presidente. A proposta contou com amplo apoio dos deputados, após um acordo de bastidores entre as bancadas de governo e da oposição. Apenas os deputados Hilton Coelho (PSOL), que se declara independente, e Junior Nascimento (União Brasil), rival de Adolfo em Campo Formoso, votaram contra a PEC. Apesar de não assumir que gostaria de presidir a Casa, nos bastidores da ALBA, a aprovação é vista também como uma derrota para o líder do governo, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). O deputado chegou a demonstrar contrariedade a PEC no início das discussões, mas voltou atrás sobre o tema. Em 2017, Adolfo e Rosemberg foram coautores da PEC que acabou com a reeleição para presidente da ALBA. Agora, sete anos depois, a Casa volta atrás no regramento, com o voto favorável de ambos os deputados.E o que a aprovação significa? Adolfo se manterá no posto? Algum motivo pode alterar a configuração atual? Essas e outras questões, você confere agora, no Terceiro Turno.

Duration:00:25:39

Ask host to enable sharing for playback control

Terceiro Turno #221: Presença de Bolsonaro em Salvador movimenta militância e atrai novos candidatos

3/15/2024
No último final de semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez sua primeira visita à Bahia depois do resultado das eleições de 2022. Ao lado da esposa, Michelle Bolsonaro, o ex-mandatário cumpriu agendas na capital baiana onde se reuniu com apoiadores e filiou candidatos que vão disputar as eleições municipais deste ano pelo PL. Apesar da rejeição conhecida no estado, Bolsonaro conseguiu arregimentar um grande número de apoiadores nos locais por onde passou, mas isso será o suficiente para eleger candidatos mais à direita por aqui? O bolsonarismo ainda demonstrará fôlego nas urnas baianas em outubro? É sobre isso e muito mais da passagem de Bolsonaro que vamos tratar no episódio do Terceiro Turno desta semana.

Duration:00:26:20