CBN Madrugada-logo

CBN Madrugada

News >

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.
More Information

Location:

São Paulo, Brazil

Genres:

News

Description:

Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.

Language:

Portuguese


Episodes

PEC que prevê prisão após condenação em segunda instância é 'inconstitucional'

10/15/2019
More
A avaliação é do doutor em direito e processo penal e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Edson Knippel. Segundo ele, o texto pode passar na CCJ da Casa por causa de pressões políticas.

Duration:00:14:32

Possível entrada na OCDE obriga Brasil a fazer reforma tributária, diz especialista

10/11/2019
More
Segundo o professor de relações internacionais da FAAP Vinicius Rodrigues Vieira, seria uma perda de autonomia, mas com resultados positivos. Para ele, o ingresso na organização serviria como um selo de garantia de maior transparência nas políticas públicas para investidores internacionais.

Duration:00:20:57

Legislação eleitoral impede que deputados mudem de partido durante o mandato

10/10/2019
More
Segundo o doutor em direito eleitoral e professor da USP Renato Ribeiro Almeida, isso só é permitido em casos específicos. Ele explica que o episódio envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e os parlamentares do PSL não parece corresponder a essas situações.

Duration:00:20:19

Com eleições chegando, TSE deve aumentar fiscalização de envio de mensagens

10/9/2019
More
Alexandre Zavaglia Coelho, advogado especialista em direito e tecnologia, alerta que a Justiça Eleitoral deve estar atenta ao uso de ferramentas como o WhatsApp. Segundo ele, todos os meses, o aplicativo exclui cerca de 2 milhões de contas suspeitas.

Duration:00:14:25

Aumento de processos sobre caixa dois se deve a maior vigilância, diz especialista

10/8/2019
More
O professor e mestre em direito político e econômico Michel Bertoni cita a operação Lava-jato e aponta também uma judicialização muito grande da política.

Duration:00:20:41

Aumenta a participação de mulheres na maior feira de games da América Latina

10/4/2019
More
Marcelo Tavares, CEO e fundador da Brasil Game Show, disse que a presença feminina no evento quadruplicou em dez anos. Segundo ele, elas eram 40% do público na edição do ano passado. A feita começa na próxima quarta, em São Paulo, com expectativa de receber mais de 300 mil pessoas.

Duration:00:11:00

Para o cientista político Carlos Melo, campanha presidencial de 2022 já começou

10/3/2019
More
A carta do ex-presidente Lula rejeitando a progressão da pena para o semi-aberto faz parte de uma estratégia do PT para as próximas eleições presidenciais, avalia Carlos Melo, doutor em ciência política, professor do Insper e comentarista da CBN.

Duration:00:16:23

Pais têm de buscar próprios valores na hora de tomar decisões sobre os filhos

10/3/2019
More
Segundo a psicóloga Elizabeth Monteiro, falta, hoje, aos pais uma maior aceitação dos filhos, apesar das características negativas de toda pessoa.

Duration:00:18:38

Três em cada dez brasileiros reconhecem que as contas estão no vermelho

10/2/2019
More
Dados estão no levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas. Para o educador financeiro do SPC, José Vignoli, a melhoria dessa situação passa por mudanças de comportamento. Ele reforça a importância de as pessoas viverem dentro de suas possibilidades e fazerem reservas para o futuro.

Duration:00:14:41

Como será a relação da PGR com os outros poderes com Augusto Aras

9/26/2019
More
O fato de Augusto Aras ter sido indicado por fora da lista tríplice dificulta a tarefa do novo procurador geral da República de manter a isenção e a independência em relação aos outros poderes. A opinião é da cientista política Helcimara Teles, professora da UFMG.

Duration:00:21:26

Não há espaço para redução da carga de impostos

9/25/2019
More
Halley Henares Neto, presidente da Associação Brasileira de Advocacia Tributária, concorda com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que não há espaço, neste momento, para redução da carga de impostos de forma significativa. Neto considera “fantástica” a iniciativa de simplificar o sistema de cobrança de tributos, mas alerta para possíveis problemas nos estados e municípios, que temem perder receitas.

Duration:00:18:16

'O presidente Jair Bolsonaro perdeu uma boa oportunidade de reafirmar um compromisso com a sustentabilidade'

9/25/2019
More
Em entrevista ao CBN Madrugada, Eduardo Felipe Matias, doutor em Direito pela USP, criticou o discurso de Jair Bolsonaro na ONU. Ele disse que o presidente perdeu uma boa oportunidade de reafirmar um compromisso de cooperação entre os estados. Autor de “Humanidade contra as cordas – a luta da Sociedade Global pela Sustentabilidade”, ele lembra que o Brasil tem uma matriz energética mais limpa do que a média internacional.

Duration:00:22:18

Compartilhamento de ambientes deve crescer nos próximos anos

9/24/2019
More
É o que aponta um estudo sobre as tendências do consumidor imobiliário para 2040. O economista-chefe da Deloitte, Giovanni Cordeiro, diz que a cozinha e lavanderia, por exemplo, são espaços que, em alguns casos, podem passar para uma área comum. O levantamento, feito em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, indica que o item segurança é o que mais pesa na hora de comprar um imóvel.

Duration:00:21:54

MP da Liberdade Econômica: 'nós, de alguma forma, avançamos'

9/21/2019
More
A Medida Provisória da Liberdade Econômica, sancionada pelo presidente Bolsonaro, é um avanço, mas deve ser analisada com cautela, afirma o economista Leonardo Trevisan. 'O governo está transformando uma excelente oportunidade de intervenção na economia em uma medida que tem fortes impactos de publicidade'. O professor considera positivas a desburocratização e a maior flexibilidade nas relações de trabalho, mas alerta para a possibilidade de aumento nas ações trabalhistas.

Duration:00:18:18

Redução da Selic para 5,5% é positiva, mas não deve ter impacto

9/19/2019
More
A análise é do economista Orlando Assunção Fernandes, em entrevista ao CBN Mardugada. Segundo o professor da FAAP, o empresariado ainda está relutante para investir por causa do receio de que não haja demanda.

Duration:00:18:04

Governo brasileiro tem usado inteligência artificial para combater a corrupção nas estatais

9/18/2019
More
Wagner Rosário, ministro da Controladoria Geral da União, falou ao CBN Madrugada que a utilização de algoritmos permitiu impedir o desvio, somente este ano, de mais de R$ 800 milhões.

Duration:00:13:30

'Tem um libera geral aí. É muito perigoso'

9/17/2019
More
A possível aprovação de um projeto de lei, no Congresso, pode abrir espaço para a caça de animais ameaçados de extinção, como a onça pintada, afirma o diretor de Justiça Socioambiental do WWF-Brasil. Em entrevista ao CBN Madrugada, Raul Valle classifica a situação como uma tragédia ambiental.

Duration:00:15:44

'À medida que as pessoas quitam suas dívidas, elas fazem novas expectativas de consumo'

9/14/2019
More
O professor de economia da ESPM-SP, Leonardo Trevisan, em entrevista ao CBN Madrugada, disse que a liberação do dinheiro do FGTS e o provável novo corte dos juros na próxima semana devem auxiliar na recuperação econômica do país. Segundo ele, 40% do dinheiro do Fundo de Garantia e do PIS irá para o pagamento de dívidas, o que não deixa de ser positivo.

Duration:00:19:32

A confusa reforma tributária do governo Jair Bolsonaro

9/12/2019
More
A demissão de Marcos Cintra revela a dificuldade que o governo está tendo para definir qual é a proposta do Executivo para a reforma tributária, afirma o cientista político Felipe Nunes. O professor da UFMG ressalta, ainda, que o episódio evidencia o estilo de governo do presidente Jair Bolsonaro de reforçar, o tempo inteiro, que é ele quem manda.

Duration:00:20:58

Bolsonaro não surpreende ao escolher nome de fora da lista tríplice para PGR

9/6/2019
More
A afirmação é do cientista político Rui Tavares Maluf, em entrevista ao CBN Madrugada. Segundo o professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a decisão seguiu a linha que vem sendo adotada pelo presidente da República de procurar o conflito e ir de encontro a grupos e organizações.

Duration:00:16:07