Neusa Cadore - Mandato da Gente-logo

Neusa Cadore - Mandato da Gente

Politics

Neusa está deputada estadual no legislativo baiano. Foi a primeira mulher eleita prefeita do PT na Bahia, em Pintadas (1997 a 2004).

Location:

United States

Genres:

Politics

Description:

Neusa está deputada estadual no legislativo baiano. Foi a primeira mulher eleita prefeita do PT na Bahia, em Pintadas (1997 a 2004).

Language:

Portuguese


Episodes

Agroecologia e Produção Orgânica avançam na Bahia

6/20/2023
A agroecologia tem sido cada vez mais presente nas discussões sobre sustentabilidade e produção de alimentos no Brasil. Na Bahia, um novo marco foi estabelecido em maio deste ano com a aprovação da nova Lei de Organização da Agroecologia e Produção Orgânica. A coordenadora-técnica em agroecologia da Bahiater, Alayana Oliveira, destaca a importância dessa legislação para orientar a produção sustentável, preservando o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, as chamadas públicas têm sido fundamentais para assegurar assistência técnica à agricultura familiar e à produção orgânica. Projetos e ações têm sido desenvolvidos para fortalecer a atividade rural e garantir formação acadêmica para aprimorar o trabalho de produção sustentável. Saiba mais sobre o acesso aos editais e chamadas públicas através do site da Bahiater. http://www.bahiater.sdr.ba.gov.br/

Duration:00:03:39

Ep1 - Conversa com o Presidente - 13 de junho de 2023

6/13/2023
Ep1 - Conversa com o Presidente - 13 de junho de 2023 O Podcast do Presidente Lula

Duration:00:32:01

Reunião histórica entre a Bancada Feminina da ALBA e o governador Jerônimo Rodrigues

5/31/2023
Nesta quarta-feira, dia 31 de maio de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa da Bahia para discutir assuntos de interesse das baianas. Entre os temas abordados estavam o enfrentamento à violência contra a mulher, saúde materna e a ampliação de espaços para participação feminina nos municípios. A deputada estadual Neusa Cadore agradeceu ao governador por esse gesto de extrema relevância, mostrando a seriedade que ele tem com a pauta das mulheres. Durante a reunião, ela apresentou as preocupações da bancada feminina, como a necessidade urgente de um plano de atendimento obstétrico que cuide da demanda grave em alguns territórios e a regulação do parto. Além disso, destacou a importância do cuidado com a saúde mental das mães. "É uma agenda de compromisso, uma agenda para acertar o nosso governo. Vamos seguir trabalhando juntos para uma Bahia ainda melhor para as baianas", garantiu o governador Jerônimo. Durante o encontro, foi discutida a importância de construir nos municípios os conselhos de direitos da mulher e os organismos de mulheres para garantir o direito das mulheres e dar visibilidade à violência. Jacobina, Seabra, Itaberaba e Serrinha estão entre os municípios que em breve terão os seus núcleos de atenção à mulher dos NEANs instalados em pleno funcionamento como uma ferramenta importante no enfrentamento das violências. O governador também se comprometeu a incluir esses temas no planejamento orçamentário para os próximos quatro anos, garantindo dinheiro para poder viabilizar a segurança pública, cultura, educação e geração de renda. “Então a gente vai seguir esse trabalho agradecendo muito a sensibilidade do nosso governador que inaugura nesse governo um diálogo importante com a Bancada Feminina da Assembleia”, finalizou Cadore.

Duration:00:04:02

Especial UFNB: entrevista de Julita Trindade na Rádio Gazeta FM

3/14/2023
A criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) foi tema de entrevista no Programa Jornal da Gazeta com Alana Rocha, nesta segunda-feira, 13 de março de 2023. A jornalista conversou com Julita Trindade, integrante da comissão interterritorial. Julita falou sobre a reunião que aconteceu na terça-feira (7), em Brasília, entre o ministro da Educação, Camilo Santana, os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Ricardo Maia (MDB), além de membros da comissão mobilizadora que representa os interesses dos mais de 70 municípios que compõem os territórios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Sisal, Semiárido Nordeste II e Bacia do Jacuípe. De acordo com dados oficiais do governo, a região tem o maior vazio territorial do país em oferta de vagas do ensino superior federal.

Duration:00:15:19

Rádio Diamantina FM destaca participação de Neusa na TV

3/14/2023
A Rádio Diamantina FM destacou a participação da deputada estadual Neusa Cadore, do PT, no MINUTO PARLAMENTAR da ALBA e defendeu a revitalização do Balneário do Tareco, no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. O local é um amplo espaço de lazer e turismo com fontes termais, transformadas em piscinas e utilizadas para banho. Sua água apresenta cor límpida e costuma ser indicada para o tratamento de doenças de pele.

Duration:00:01:30

Especial UFNB: Entrevista com professor Francisco Rêgo

3/10/2023
Na Rádio Sabiá FM de Conceição do Coité nesta sexta-feira, 10 de março, o professor Francisco Rêgo falou sobre o projeto da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) e reunião com o ministro Camilo Santana.

Duration:00:33:13

Especial UFNB: Entrevista com Julita Trindade

3/9/2023
A criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) foi tema de entrevista no Podcast da Sabiá FM 92.1 Mhz, nesta quinta-feira, 9 de março de 2023. Paulo Marcos direto da Rádio Educativa da Região Sisaleira conversoou com Julita Trindade, integrante da comissão interterritorial. Ela comentou também sobre a reunião que aconteceu nesta terça-feira (7), em Brasília, entre o ministro da Educação, Camilo Santana, os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Ricardo Maia (MDB), além de membros da comissão mobilizadora que representa os interesses dos mais de 70 municípios que compõem os territórios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Sisal, Semiárido Nordeste II e Bacia do Jacuípe. De acordo com dados oficiais do governo, a região tem o maior vazio territorial do país em oferta de vagas do ensino superior federal.

Duration:00:21:46

Entrevista: Programa Conexão Chapada na Ipirá FM

3/8/2023
A deputada estadual Neusa Cadore, do PT, concedeu entrevista ao vivo, por telefone, para o programa Conexão Chapada da Rádio Ipirá FM, nesta quarta-feira, 8 de março de 2023. Na edição, Cadore falou que nesse mês de março, as mulheres estão mais uma vez em marcha para reconstruir o Brasil, por soberania popular, democracia, justiça, igualdade de direitos e uma vida livre de violência. "Aqui na Bahia, também estamos juntas para avançar nos direitos, nas políticas públicas e na construção do bem viver.", afirmou. Na Assembleia, Neusa tem pautado iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à geração de renda e autonomia econômica das mulheres. O Mandato articulou importantes leis para o incentivo participação política, voltadas ao combate à violência contra a mulher, pela saúde integral, cultura, esporte e equidade de direitos.

Duration:00:22:55

Rebeca cita Copa Jacuípe de Futebol Feminino na história de golaço

3/8/2023
"Golaço da Várzea": com trivela na gaveta, Rebeca Matos disputa prêmio do Esporte Espetacular. Depois de muito garimpar nas redes sociais e receber contribuições, a produção do programa chegou a mais de 30 golaços incríveis, feitos em todas as regiões do Brasil. A pré-seleção suou a camisa para reduzir para 12, e os gols foram levados para um grupo bacana de jurados para que se chegasse a quatro finalistas. Um dos gols é dela: a quixabeirense Rebeca, jogadora da Copa Jacuípe de Futebol Feminino.

Duration:00:07:09

Na Mídia: Governador da Bahia reafirma compromissos com o Território da Bacia do Jacuípe

2/28/2023
Governador da Bahia reafirma compromissos com o Território da Bacia do Jacuípe: hospital, policlínica e universidade estão entre as prioridades O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, entregou obras e fez anúncios de novos investimentos em municípios da Bacia do Jacuípe, como Várzea da Roça e Serrolândia, no último domingo e segunda, 26 e 27, respectivamente. A deputada estadual Neusa Cadore, do PT, avalia que o governador Jerônimo Rodrigues renovou os compromissos com o território Bacia do Jacuípe e para ela é um passo importante para as lutas. O governador Jerônimo afirmou que o governo está preparando o Plano Plurianual - PPA para os próximos 4 anos. Ele convocou as pessoas para participar dos debates, mas afirmou que compromissos definidos no plano de governo serão cumpridos.

Duration:00:03:26

Boas Festas e Feliz 2023: mensagem de Neusa Cadore

12/20/2022
Na minha última mensagem de ano novo, eu disse que 2022 seria de resistência e de solidariedade! E a gente conseguiu muitas conquistas ao longo do ano. Agora eu quero dizer para você que o tempo novo é de esperança e reconstrução. Desejo então para todo mundo um ano novo de mais leveza, saúde, amor, união, sorriso e delicadeza. Um ano onde não falte atitude dos governantes nem comida na mesa do povo. Desejo chuva de bênçãos divinas e menos desmatamento e mais flor, além de muito mais calor humano no acolhimento a quem mais precisa. Com humildade vamos trabalhar ainda mais pela Bahia e o Brasil com Lula Presidente e Jerônimo Governador. Que a gente possa valorizar a essência, ter mais escola e emprego, mais vacina, mais ciência, leitura por toda parte, menos armas e mais arte contra toda a violência. E você já sabe pode contar conosco, sempre! Que seja, então, um ano novo de muita prosperidade. Feliz Natal! Feliz #2023! Um abraço, Neusa Cadore. #FelizNatal #Feliz2023 #AnoNovo

Duration:00:00:57

"Afonso é um dos maiores quadros do PT, companheiro extremamente estudioso e dedicado", elogia Neusa Cadore

12/19/2022
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) parabenizou o deputado federal Afonso Florence (PT) pelo convite para assumir a secretaria estadual da Casa Civil no governo Jerônimo Rodrigues. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira, (19). "Afonso é uma indicação de peso que vai ter reflexo no conjunto do Governo. Além de ter assumido tarefas importantes no Congresso, como a Liderança da Oposição, Afonso foi Secretário de Estado e Ministro de Dilma. É um dos maiores quadros nacionais do PT, um companheiro extremamente estudioso, dedicado em tudo o que faz e um grande mediador. Afonso chega pra trazer novo vigor ao projeto que está transformando nosso Estado", enalteceu Neusa. Função - A Casa Civil tem como finalidade assistir o Governador do Estado no desempenho de suas atribuições constitucionais, políticas e administrativas, desempenhando, dentre outras, competências: análise da política governamental; monitoramento e avaliação dos resultados das ações prioritárias do Governo; e viabilização dos recursos a serem aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço de renda familiar e outros programas de relevante interesse social voltados para melhoria da qualidade de vida, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Duration:00:03:09

"O compromisso dele é ser um governador do diálogo", diz Neusa sobre Jerônimo

12/15/2022
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) participou nesta quinta-feira, 15 de dezembro, em Salvador, da abertura da 3ª Conferência Estadual dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (CODETERs), encontro que integra a programação da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Após três dias de agenda intensa em Brasília, o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, também participou. Saiba mais https://www.neusacadore.com.br/post/neusa-parabeniza-jer%C3%B4nimo-por-participar-da-3%C2%AA-confer%C3%AAncia-estadual-de-territ%C3%B3rios-da-bahia

Duration:00:02:53

Proposta de Neusa para criar ZPE do Semiariado é destaque na Sabiá FM

11/25/2022
O empresário e economista Wilson Andrade, diretor do sindicato das empresas de fibras de Sisal, em entrevista para a Rádio Sabiá, nesta sexta-feira, 25 de novembro, elogiou a iniciativa da deputada estadual Neusa Cadore em solicitar a criação de uma zona de processamento e exportação no semiárido baiano. Wilson conversou ao vivo na rádio com Hélio Carneiro, confira trecho do bate-papo. A entrevista completa está disponível no site www.radiojornalismo.com.br e plataformas de podcast.

Duration:00:05:28

Água Doce: 10 anos nas torneiras da Bacia do Jacuípe e Sisal é proposta de Neusa

9/4/2022
ÁGUA DOCE DE PEDRAS ALTAS -10 ANOS! UMA CONQUISTA DA GENTE! ÁGUA DE QUALIDADE PARA 194 MIL PESSOAS NA BACIA JACUÍPE E SISAL

Duration:00:03:16

Ambulância, ônibus e calçamento em destaque nesta edição

8/27/2022
*Nos destaques deste sábado* 👇 🌟 Neusa anuncia entrega de ambulância e ônibus para Barro Alto ⭐ O governo do estado assinou convênio com a prefeitura de Pé de Serra para calçar ruas de Santo Agostinho 🌟Neusa visita Ipirá neste sábado

Duration:00:03:17

"O nome de neusa é muito forte", define Afonso em Ipirá

8/25/2022
Nos destaque de hoje 👇 🌟 Afonso 1301 fala da aceitação do povo de Ipirá com a campanha do 13 ⭐ Pedro de Baixa Grande diz que vamos ganhar no 1º turno 1⃣3⃣ Neusa fala da abertura do primeiro comitê de campanha

Duration:00:05:15

"Economia Solidária precisa estar na centralidade do projeto de desenvolvimento econômico", defende Neusa

8/24/2022
Na Assembleia Legislativa, uma das nossas pautas prioritárias é a Economia Solidária. Criamos a Frente Parlamentar sobre o tema e fui relatora da Lei Estadual, construída de forma participativa com os movimentos e Fórum Baiano de Economia Solidária através de audiências públicas e rodas de conversa. Tivemos a alegria de receber Paul Singer, que recebeu o título de cidadão baiano, e participou de debates para fortalecer essa agenda. Nesse momento de aumento da fome e pobreza, acreditamos que a Economia Solidária precisa estar na centralidade do projeto de desenvolvimento econômico.

Duration:00:01:51

Neusa assina carta de compromissos pela Agroecologia

8/23/2022
🎙️PODCAST 🎧 | VOZES DA GENTE COM NEUSA 📌 TERÇA, 23 de agosto Nos destaques de hoje 👇 ✊🏽 Neusa assina carta de compromissos pela Agroecologia ✅ No site www.neusa13690.coom.br você baixa material da campanha ▶️ Ouça agora: https://sptfy.com/L7Kk 🇻🇳 Mandato da Gente - PT

Duration:00:03:08

Esporte é com Neusa 13690: apoio ao esporte e resultados da Copa Lilás

8/22/2022
Os nossos meninos e meninas dão show dentro e fora do campo e o Mandato da Gente acredita na importância do esporte para dar oportunidade a nossa juventude. Na Bacia do Jacuípe nós temos feito as Copas do Jacuípe de Futebol Masculino há mais de uma década, mas também temos a Copa Lilás, que é a versão feminina. Através dela, destacamos, principalmente, as questões que as mulheres vivenciam como o preconceito, a violência e as desigualdades e contribuímos com o empoderamento e a visibilidade ao esporte feminino. São ações que estimulam a prática esportiva, promove integração e contribui para o desenvolvimento econômico da região, além de revelar talentos para o esporte profissional. Mas também temos lutado através de parcerias com a SUDESB, com o Governo do Estado, para melhoria da infraestrutura esportiva nas regiões e apoio aos desportistas.

Duration:00:03:34