
Seculo Diario
Politics
Conteúdos sobre o Espírito Santo com a independência e credibilidade do Século Diário agora também em podcast.
Location:
United States
Genres:
Politics
Description:
Conteúdos sobre o Espírito Santo com a independência e credibilidade do Século Diário agora também em podcast.
Language:
Portuguese
Website:
https://www.seculodiario.com.br
Episodes
"O YouTube paga para as pessoas odiarem as mulheres"
9/9/2025
Doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Vila Velha (UVV), Pablo Ornelas Rosa vem aprofundando seus estudos e publicações em torno da internet e seus impactos em nossa sociedade. Na Entrevista do Século, ele aponta o papel das grandes corporações e sua relação com a profusão dos discursos de ódio.
Pablo ainda explica conceitos como redpill, incel, MGTOW e blackpill, aponta a influência do mundo gamer na profusão desses discursos e pontua que novas gerações podem ser mais misóginas que as anteriores.
Duration:01:04:47
Política ES: "Bolsonaro é um estorvo para setores da direita"
9/6/2025
O programa Política ES recebe Ueber José de Oliveira, doutor em Ciência Política e professor do departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele comenta sobre o julgamento de Jair Bolsonaro e seus aliados acusados por tentativa de Golpe de Estado e avalia o cenário político nacional.Uber também analisa os impactos deste panorama para a política capixaba, destacando a corrida eleitoral para 2026 e os políticos que vem se movimentando para tentar ocupar os postos mais importantes em disputa.
Duration:00:41:27
A história do primeiro álbum do rap capixaba
9/4/2025
Recém-lançado, o filme "Onde está Zumbi?", conta a história do início do movimento Hip Hop no Espírito Santo a partir do primeiro disco de rap do Estado, "Tributo a Zumbi", uma coletânea lançada em 1996.Na Entrevista do Século, Luiz Eduardo Neves, jornalista e diretor do filme, e L Braun, DJ, beatmaker e produtor musical, um dos personagens centrais da obra, comentam sobre as curiosidades, as dificuldades e a politização envolvidas nesse disco histórico da música capixaba.
Duration:01:03:09
"A receita do Estado subiu, mas a valorização do servidor desceu"
9/4/2025
Um ato na semana passada mobilizou centenas de servidores públicos estaduais, culminando em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. A ação faz parte da campanha salarial e pela estruturação de carreiras do Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos).A presidente do sindicato, Renata Setúbal, explica quais as reivindicações, o tamanho das perdas salariais nas últimas décadas e os impactos disso, como a evasão e a piora de condição de vida dos trabalhadores. Renata conta sobre o andamento da campanha, as estratégias para conversar com trabalhadores e com a sociedade civil e as respostas do governo sobre as questões propostas.
Duration:00:37:36
RAIZ CAPIXABA: Cicloviajante percorre as bordas do Espírito Santo
8/24/2025
Fotógrafo e cicloviajante, Helson Moura percorreu praticamente todo o contorno das divisas do estado do Espírito Santo.
A expedição serviu de preparativo para outra viagem, em que percorreu sete países entre Europa e Ásia. Mas a aventura em território capixaba virou até um livro, "Pedala e confia", lançado pela Editora Cousa, que traz um diário de bordo de seu percurso, com texto, fotos, orçamento e boas histórias.
No programa Raiz Capixaba, Helson fala de seu trajeto, dos lugares visitados, de desafios que quase o fizeram desistir e da solidariedade e apoio encontrados pelo caminho.
Duration:00:32:03
A luta pela inclusão de pessoas com Síndrome de Down
8/23/2025
A Entrevista do Século recebe Renato Sophia e Daniela Rosa, respectivamente diretor Institucional e diretora Administrativa e Financeira do Vitória Down. Renato fala sobre sua trajetória pessoal e profissional e de sua formação como autodefensor nacional de pessoas com Síndrome de Down, que o levou a discursar em conferência realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (EUA).
Ele e Daniela também falam sobre os desafios da inclusão e combate ao capacitismo, das atividades realizadas pela entidade para desenvolvimento de habilidades e orientação a familiares, e da Caminhada pela Inclusão, que acontece no próximo domingo (24), a partir das 8h30 na Praia de Camburi, em Vitória, com concentração em frente ao Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
Duration:00:45:05
Como a arqueologia ajuda a entender o Espírito Santo?
8/19/2025
A arqueologia é uma ciências que estuda as sociedades a partir da análise dos vestígios materiais do passado. No Estado do Espírito Santo existem hoje mais de 600 sítios arqueológicos. Como eles contribuem para entender nossa história?
A Entrevista do Século recebe o arqueólogo e professor Henrique Valadares para ajudar a compreender a questão. Ele fala sobre os registros mais antigos no território capixaba, sobre profissão e suas técnicas, do impacto dos licenciamentos ambientais e do 5º Encontro Capixaba de Arqueologia (Enca), que acontece nos dias 20 e 21 de agosto no Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória.
Duration:00:59:04
POLÍTICA ES: Ascensão da extrema direita e freio de emergência
8/17/2025
Vereador de Porto Alegre (RS) e dirigente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Roberto Robaina, esteve em Vitória para o lançamento de seu novo livro: A ascensão da extrema direita e o freio de emergência.
No programa Política ES, Robaina fala dos motivos da escrita da obra, após a segunda eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos; da força política que Jair Bolsonaro (PL) continua mantendo; da importância da atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF); do papel do PT na gestão do Estado; e da importância de ter uma esquerda anticapitalista.
Duration:00:39:19
POLÍTICA ES: A relação entre governos petistas e empresariado industrial
8/15/2025
Doutor em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Amarildo Mendes Lemos estudou a relação entre o empresariado industrial, a coalizão desenvolvimentista nos governos petistas entre 2003 e 2016 no Brasil.
No programa Política ES, Amarildo analisa a aproximação de uma fração do empresariado com o Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2022; as contradições geradas para governos e setor produtivo; o pragmatismo petista e pressão empresarial em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Duration:00:40:59
RAIZ CAPIXABA: "Eu nasci no congo", Mestre Ezequiel
8/14/2025
Cariacica é um reduto importante do congo, expressão tradicional da cultura capixaba. O programa Raiz Capixaba recebe Mestre Ezequiel, da Banda de Congo Mestre dos Mestres Prudêncio Regaste Cultural, e Vinícius Caloti Aguiar, professor e pesquisador de cultura popular
Na conversa, Mestre Ezequiel conta sobre sua trajetória desde criança no congo e da atuação de seu pai, Mestre Prudêncio. Junto com Vinícius, ele fala também sobre as tradições do congo da região, o personagem João Bananeira e o tradicional Carnaval de Congo de Roda D'água, que acontece no município.
Duration:00:34:01
Famílias lutam contra despejo em Vila Velha
8/12/2025
Liderança da ocupação Vila Esperança, em Vila Velha, e do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Adriana Paranhos, a Baiana, é a convidada da Entrevista do Século. Ela fala sobre a organização dos moradores da ocupação, os interesses envolvidos que ameaçam as famílias de despejo e dos diálogos ou falta de escuta dos órgãos públicos a nível municipal, estadual e federal.
Duration:00:47:12
O que é o movimento cineclubista?
7/30/2025
Uma história que começa na década de 1950 e continua até os dias de hoje. O livro "A luta pelo cinema: Memórias do cineclubismo no Espírito Santo", escrito por Lucas Schuina, jornalista e integrante do Cineclube Jece Valadão, relata alguns momentos do movimento cultural e social construído em torno do audiovisual, que tem o território capixaba como um dos locais mais férteis do Brasil em suas práticas.Fruto de pesquisas da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) e de sua dissertação de mestrado, a obra está disponível em e-book e será lançado em formato impresso em agosto. Na entrevista, Lucas Schuina explica o que são os cineclubes, suas formas de organização e quais as críticas que eles trazem ao cinema tradicional, além de abordar a história do movimento cineclubista capixaba desde a ditadura militar até os tempos atuais.
Duration:00:57:39
Camponeses lutam por agroecologia e soberania alimentar
7/23/2025
Na Entrevista do Século, Leomar Lirio, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), fala um pouco da história das lutas camponesas no Brasil e dos desafios colocados para os camponeses nos dias atuais. Ele comenta sobre a atuação do movimento na produção de alimentos com foco na agroecologia e na soberania alimentar, além de atividades formativas da organização política em torno de um projeto de país.
Duration:00:58:09
RAIZ CAPIXABA: A história de Piúma, a cidade das conchas
7/20/2025
Doutor em História, Leonardo Nascimento Bourguignon é autor do livro "Piúma: mais de 2 mil anos de história", publicado pela Editora Cousa. Com uma escrita leve, ele passa por momentos históricos e personagens que marcam a construção do município até os dias de hoje.
No programa Raiz Capixaba ele fala sobre os povos originários, a chegada dos jesuítas na região, os ônus e bônus da modernização, as belezas naturais, e patrimônios históricos como o artesanato de conchas e o famoso carnaval do município.
Duration:00:32:26
POLÍTICA ES: O novo vereador do PT em Vitória
7/19/2025
Economista e líder comunitário no bairro Maria Ortiz, Raniery Ferreira (PT) assumiu uma cadeira de vereador na Câmara de Vitória. Sua presença no legislativo municipal será, porém, provisória: ele é suplente de Karla Coser (PT), vereadora mais votada nas últimas eleições, que entrou em licença maternidade.
Na entrevista, o petista fala um pouco sobre sua trajetória, dos acordos feitos com Karla para a substituição por seis meses, e das principais pautas de seu mandato "test drive", como definiu. Raniery também respondeu sobre suas relações com o deputado estadual Denninho (União), sua posição em relação ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), e os planos para o futuro na política.
Duration:00:28:40
"Nossa sociedade não está preparada para o envelhecimento"
7/9/2025
A convidada da Entrevista do Século é a assistente social Monique Cordeiro, integrante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e coordenadora da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Unapi).Na conversa, ela fala sobre etarismo, saúde física e mental das pessoas idosas, acolhimento em espaços institucionais e políticas públicas que são necessárias para essa população. Monique ainda conta sobre como funciona a Unapi, experiência com quase 30 anos de existência que acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Duration:00:44:55
Ethel Maciel comenta os desafios da saúde no Brasil e no mundo
7/1/2025
Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a epidemologista Ethel Maciel tornou-se uma referência para muitos durante a pandemia de Covid-19. Representante de um grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS), ela comenta a apreensão no órgão internacional a partir do retorno de Donald Trump à presidência do Estados Unidos e os riscos para a saúde planetária diante disso.
Ex-Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente no Ministério da Saúde, no início do terceiro mandato de Lula (PT), ela comenta como encontrou o sistema vacinal brasileiro pós-governo de Jair Bolsonaro (PL) e as medidas que foram tomadas para tentar combater o negacionismo e a desinformação. Também analisa novos desafios colocados e o lugar do Brasil na geopolítica internacional da saúde.
Ethel ainda relembra a sua não indicação para a reitoria da Ufes, mesmo tendo vencido as duas consultas internas na universidade, e fala sobre sua visão sobre futuras candidaturas na universidade ou nas eleições para o legislativo.
Duration:00:52:21
POLÍTICA ES: Os ciclos da política capixaba
6/26/2025
Jornalista e pós-graduado em História do Brasil, Namy Chequer é o convidado do Política ES. Na conversa, ele fala sobre os ciclos da política no Espírito Santo, apontando continuidades, transições e rupturas.Ele fala de características dos políticos capixabas que considera que se consolidam ao longo da história e analisa o atual ciclo iniciado em 2003, tendo desde então apenas dois governadores: Renato Casagrande (PSB) e Paulo Hartung (hoje no PSD).
* Siga já nosso canal para acompanhar as novidades.
** Para notícias diárias sobre o Espírito Santo, acesse www.seculodiario.com.br.
Duration:00:46:22
Como movimentos sociais influenciam as políticas públicas?
6/24/2025
Reunindo 14 artigos que analisam experiências de luta diversas, o livro "Consequências dos movimentos sociais nas políticas públicas: diversidade teórica e de casos", publicado pela Edufes, será lançado na próxima quinta-feira (26), às 18h, no Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro de Vitória.Para falar sobre o tema, a Entrevista do Século recebeu uma das co-organizadoras do livro, Euzeneia Carlos, professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A docente e pesquisadora comenta como movimentos sociais podem contribuir para a expansão da democracia e redução das desigualdades, contribuir para organizar agenda política e propor formas de resolver problemas de interesse público.
Duration:00:48:46
RAIZ CAPIXABA: O Fubica de Regência
6/19/2025
O documentário "Fubica, o Filme" conta a história de um mini trio elétrico que é marca do carnaval e festejos da vila de Regência Augusta, na foz do Rio Doce, em Linhares. Para falar desse verdadeiro patrimônio da região, o programa Raiz Capixaba conversa com o diretor da obra, Daniel Bittencourt sobre o filmes, a histórias e os causos relacionados com a Fubica.O longa-metragem será lançado na sexta-feira, 20 de junho, às 19h, no Cine Ritz Conceição, em Linhares, com direito a show com Weverson Pessoti e do Trio Fubica após a exibição do documentário.
Duration:00:31:11