Radio Comercial - Debaixo da Lingua-logo

Radio Comercial - Debaixo da Lingua

Bauer Media Portugal

O que é que se faz ao que fica por dizer? Apaga-se para sempre… Ou fica “Debaixo da Língua”? Depois de quase dois anos (séculos?) fora da rádio, Rui Maria Pêgo regressa a casa – à Rádio Comercial – cheio de conversas por ter. Todas as semanas, um novo encontro com protagonistas de várias áreas; Em todos os programas, uma pergunta: “O que é que tens Debaixo da Língua?”. Às vezes, pode ser só um comprimido para a tensão. Mas e se não for? Ligue-se, todas as quintas...Pode ser que a solução para os seus problemas passe por aqui!

Location:

United States

Description:

O que é que se faz ao que fica por dizer? Apaga-se para sempre… Ou fica “Debaixo da Língua”? Depois de quase dois anos (séculos?) fora da rádio, Rui Maria Pêgo regressa a casa – à Rádio Comercial – cheio de conversas por ter. Todas as semanas, um novo encontro com protagonistas de várias áreas; Em todos os programas, uma pergunta: “O que é que tens Debaixo da Língua?”. Às vezes, pode ser só um comprimido para a tensão. Mas e se não for? Ligue-se, todas as quintas...Pode ser que a solução para os seus problemas passe por aqui!

Language:

Portuguese


Episodes
Ask host to enable sharing for playback control

Manuel Luís Goucha

5/9/2024
O convidado desta semana diz que não gosta de se ver na televisão, embora a faça há mais de 40 anos. Apresentador, actor, doceiro, é uma figura icónica dos média portugueses, sobretudo no daytime televisivo. Conhecido pelo rigor, para a emissão especial do casamento de William de Windsor e Kate Middleton, preparou-se durante um mês - sabe de tudo, bastante. No currículo, conta com grandes êxitos que entraram na cultura pop portuguesa: "Praça da Alegria", "Você na TV", "Uma Canção Para Ti" "Big Brother", "Casa dos Segredos". Nunca quis ter filhos e tem uma relação de 25 anos com Rui Oliveira. Manuel Luís Goucha é uma das figuras LGBTQIA+ mais destacadas em Portugal sem colher unanimidades - coisa que assume "não lhe interessa", não deixando por isso de ser muito amado pelo público. Em Julho, regressa aos reality shows com "Dilema", na TVI. O que terá "Debaixo da Língua"? Macarrons e uma pausa na carreira? Descubra depois do play.

Duration:01:28:00

Ask host to enable sharing for playback control

Luísa Lopes

5/2/2024
Que mistérios guarda o cérebro? Nesta edição do "Debaixo da Língua" recebemos a neurocientista Luísa Lopes, especialista em neurobiologia do envelhecimento e investigadora da memória. Formada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências de Lisboa, fez um doutoramento misto entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Universidade de Cambridge e o Instituto Karolinska em Estocolmo, e um pós-doc na Suíça. Impaciente - é a Luísa quem o diz -, é professora convidada da Faculdade de Medicina, e faz parte do conselho científico e também do podcast "In-Pertinente", da Fundação Francisco Manuel dos Santos, agora na sua 4ªtemporada. Todos os meses conversa sobre o Cérebro com Rui Maria Pêgo, que desde que a conheceu até já dorme melhor. Palavras-chave deste episódio: curiosidade, fome, intuição, emoções, memória, alzheimer, ciência, crono-tipos e arte. É tudo conciliável. Não acredita? Carregue no play e confirme.

Duration:01:23:33

Ask host to enable sharing for playback control

Catarina Wallenstein

4/25/2024
É a voz do "Debaixo da Língua", e às vezes, também, a da consciência do apresentador. Catarina Wallenstein, actriz e criadora, nasceu em Londres mas voltou para Portugal, ainda ao colo, antes de fazer dois anos. Francófona, com um pé na filosofia, e outro em bioquímica - a convidada desta semana é uma cientista sem bata -, vê comissões de inquérito como quem vê o Big Brother, e é um dos grandes talentos da sua geração. Filha de uma família de artistas, encontrou rápido as suas notas dissonantes e protagonizou "Singularidades de uma Rapariga Loira" de Manoel de Oliveira nos primeiros anos do seu percurso profissional. Antes disso, o Curso de Canto no Conservatório Nacional, a licenciatura em interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema, e uma passagem de um ano pelo Conservatório francês, em Paris. Toca piano, e violoncelo, e realizou com Felipe Bragança, "Tragam-me a cabeça de Carmen M." uma viagem entre Portugal e o Brasil à procura da essência do mito Carmen Miranda. Pelo caminho, filmes muitos, e espectáculos de teatro bastantes também. No cinema colaborou com João Botelho - com quem está neste momento a filmar -, Dennis Berry, Margarida Gil, Rúben Alves, Raúl Ruiz, Mário Barroso, ou Felipe Bragança, em "Um Animal Amarelo". Na televisão, recentemente entrou em "Causa Própria", vencedora de um prémio Sophia em 2023, para melhor série. No teatro, vários encontros com Maria João Luís, Jorge Silva Melo, e em breve, com João Garcia Miguel, nos seus "Heróis do Impossível ", interpretado a duas vozes com Pedro Lacerda. Inventar em 2024, é fácil? Como é que a maternidade agigantou as necessidades e diminuiu os medos? Ou será ao contrário? Como se vive entre o Rio de Janeiro e Lisboa? Qual o melhor champô para um cabelo com caracóis? Tantas perguntas. Teremos tempo para tudo? Liberdade, por enquanto, ainda há.

Duration:01:02:44

Ask host to enable sharing for playback control

Vasco Sacramento

4/18/2024
Pode um disco mudar uma vida? No caso do convidado desta semana do "Debaixo da Língua"... Sim! Vasco Sacramento nasceu em Aveiro e hoje é manager de artistas como António Zambujo, Carolina Deslandes, Ana Bacalhau, Pedro Abrunhosa ou Mimicat, mas no passado até estudou Direito na Universidade Católica de Lisboa. Em 2002, fundou a "Sons em Trânsito", empresa de agenciamento musical com mais de 600 espetáculos por ano e concertos em 50 países. De onde vem o génio? E a capacidade de arriscar? Virá no DNA ou inventamos tudo? Neto de Mário Sacramento, um dos pensadores e heróis que enfrentou a PIDE e Salazar durante o Estado Novo, como verá a ascensão da extrema-direita nas vésperas dos 50 anos do 25 de Abril? Haverá alguma canção que nos defenda da desilusão? O melhor é juntar-se à conversa.

Duration:00:58:52

Ask host to enable sharing for playback control

Inês Castel-Branco

4/11/2024
Já te disse hoje que te amo? Ainda não. "Já te disse hoje que te amo" é aquilo que a Inês diz aos amigos, a toda a hora, e em qualquer lugar, seja a dar a melhor festa do ano, ou a fazer um café descalça em casa. Mãe do Simão, actriz veterana do teatro e televisão com passagens pelo cinema - foi Snu Abecasis para Patrícia Sequeira, e uma femme fatale francesa para João Botelho -, tem gargalhada fácil e olhos que parecem ter ligação directa ao fundo do oceano. Em criança, diziam que era como um gato, em adulta elogiam-lhe a capacidade camaleónica que a posiciona confortavelmente no drama, ou na comédia, e agora também no mundo dos podcasts. "Inacreditável", programa da sua autoria na Rádio Comercial é um mega sucesso a entrar na terceira temporada. Ideia que começou a produzir sozinha durante a pandemia. Como se combate a timidez? Porque é que a Inês é obcecada com true crime? Quais as memórias de Batanetes? E como é que pelo meio pode haver Brecht? Essas e muitas outras perguntas, numa edição matrimonial do Debaixo da Língua.

Duration:01:06:10

Ask host to enable sharing for playback control

Inês Aires Pereira, Manuel Moreira e Raquel Tillo

4/4/2024
Já dizia Miguel Esteves Cardoso. "Os amigos não são para as ocasiões; são para sempre". O que qualifica alguém de amigo? É ouvirmos as mesmas canções? Rirmo-nos das mesmas coisas? Será uma escolha? Um desígnio? Na primeira edição de Abril do "Debaixo da Língua", Rui Maria Pêgo conversa com três amigos, os actores Inês Aires Pereira, Manuel Moreira, e Raquel Tillo. Do musical "Avenida Q" onde se conheceram, às primeiras impressões, aos momentos que cada um atravessa nas suas vidas até ao que têm hoje "Debaixo da Língua". Entre no grupo de Whatsapp mais intenso do país com a diferença que esta mensagem de áudio... Vai ser mesmo um podcast!

Duration:01:22:24

Ask host to enable sharing for playback control

Mafalda Castro

3/28/2024
A beleza é uma ajuda ou uma barreira? Esta semana, o “Debaixo da Língua” recebe uma comunicadora com menos de 30 anos - Mafalda Castro. Começou como blogger, foi “It Girl” na MTV e alavancou uma carreira na rádio na Mega Hits. Destemida, talentosa, com capacidade de trabalho e foco, sabe muito bem o que quer. Grávida de 7 meses, saiu do ar depois de um descolamento de placenta. Para trás, ficam 12 - leu bem - 12 reality shows na TVI, e um ano, curto, na Comercial, onde diz que quer voltar. Por enquanto joga ao “Bate Pé” com Rui Simões, em podcast. O parto será em directo? Essas e outras dúvidas em mais uma edição do “Debaixo da Língua” de Rui Maria Pêgo!

Duration:00:58:16

Ask host to enable sharing for playback control

Rui Pêgo

3/21/2024
"Defende que a rádio é o meio de comunicação social mais democrático porque permite o sonho". No episódio número 50 do "Debaixo da Língua", uma conversa entre Pai e filho sobre Rádio (o Rui Pêgo mais velho desta dupla tem uma carreira de quase 50 anos na rádio tendo dirigido rádios tão diversas quanto a Antena 1, a Nostalgia, a Rádio Renascença, a Comercial, o muito amado Correio da Manhã Rádio, ou a Rádio Paris-Lisboa). Outros temas a espreitar: o conceito de reforma; o amor; ser pai em 2024; a descoberta da voz.

Duration:01:32:16

Ask host to enable sharing for playback control

Ana Valentim

3/14/2024
Terceira conversa do aniversário do Debaixo da Língua. Depois do encontro com as "Manhãs" da Rádio Comercial, e com a médica Teresa Paiva, Rui Maria Pêgo conversa com a actriz Ana Valentim, a "Cindy" de "Erro 404", série de Patrícia Sequeira que estreou na RTP1. Já pensou em escapar da sua vida? Então... É para si! Alérgica ao frio, e fã acérrima do filme de Tina Fey "Giras e Terríveis", Ana Valentim é uma actriz portuguesa com raízes paternas em Angola e um caminho no teatro como colaboradora de Ricardo Neves-Neves - como esquecer o espectáculo "Banda-Sonora" no Teatro São Luiz -, das "Aurora Negra", a Missão da Missão, que há pouco tempo esteve no TBA, o Teatro do Bairro Alto. Na televisão, esteve em "Causa Própria", série vencedora de um prémio Sophia. É boa cozinheira e luminosa. Se ainda não a conhece, prepare-se. Ana Valentim é o Futuro.

Duration:01:03:34

Ask host to enable sharing for playback control

Teresa Paiva

3/14/2024
Metade dos portugueses dorme mal. O que explicaria algumas escolhas de sapato. Nesta edição bónus do "Debaixo da Língua", Rui Maria Pêgo conversa com Teresa Paiva, neurologista, professora, figura maior da medicina portuguesa, conhecida como A especialista do Sono em Portugal. Aos 78 anos continua a trabalhar e a defender a importância de sonhar. Sabia que os sonhos são ensaios para a vida? Numa conversa cheia de memórias, descubra quantas horas tem de dormir, o que é a paralisia do sono... E se o entrevistador ressona. Spoiler: ressona e até passa o som nesta conversa.

Duration:01:26:35

Ask host to enable sharing for playback control

Manhãs da Rádio Comercial

3/14/2024
Parabéns, Parabéns, Parabéeeens! 45 anos de Rádio Comercial! E 1 de Debaixo da Língua! Celebramos com três novas conversas para ouvir e se ausentar do mundo real durante várias horas, mas antes...Obrigado por ouvir este programa produzido pela Inês Magalhães, com sonoplastia de Mário Rui Ferreira, e apresentação de Rui Maria Pêgo. No primeiro episódio deste tríptico, o "DL" recebe as estrelas do programa da manhã mais ouvido do país - As Manhãs da Rádio Comercial. Líderes há mais de dez anos, são as primeiras vozes que lhe entram na vida e com quem partilha o seu dia-a-dia. Conversámos sobre a rádio de ontem e a de hoje, a beleza do crescimento, a paixão, os dias difíceis em que se tem de ligar o microfone, a pandemia, a importância de não nos levarmos muito a sério... e Gnus. Leu bem. Gnus. Receba Nuno Markl, Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim e Vera Fernandes e descubra o que têm Debaixo da Língua!

Duration:01:10:31

Ask host to enable sharing for playback control

Eduarda Abbondanza

3/7/2024
Moda Lisboa. O nome já se inscreveu no discurso nacional e vem das almas e cabeças de um tempo que já parece distante - o ano de 1991. Antecedida pelas míticas "Manobras de Maio", a Moda Lisboa ajudou a construir um ecossistema que até então não existia: A Moda de Autor a chegar a quem quer vê-la e comprá-la, numa Era em que Cavaco Silva era primeiro-ministro, e ainda não sabíamos o que era um e-mail. 62 edições depois... Onde está a Moda? E para onde vai? A partir de hoje e, até domingo, dia 10 de Março, vai mais uma vez para o Páteo da Galé, numa edição "Moda Lisboa For Good". Eduarda Abbondanza, a fundadora, é a convidada do episódio número 46 do "Debaixo da Língua". Designer, professora, inventora, é a cara visível da Moda Lisboa há mais de 30 anos. Quem é próximo diz que é combativa, e capaz de mobilizar toda a gente. Odeia retrospectivas e vive a procurar o Futuro. Como é que se sente o pulso do que vem aí, a toda a hora... E há tanto tempo? Esta semana, receba - e ajuste o casaco antes -, Eduarda Abbondanza.

Duration:01:18:08

Ask host to enable sharing for playback control

Vera Holtz

2/29/2024
Para onde vai a humanidade? O que faz de nós humanos? “Ficções” baseado no livro que Portugal inteiro já deve ter lido na praia, “Sapiens” de Yuval Harari, é a provocação que a actriz brasileira Vera Holtz traz a Lisboa, Porto, Figueira da Foz e Vila Real. Para os fãs das novelas da Globo - já fez mais de 20 -, é a Mãe Lucinda de “Avenida Brasil”. Para quem adora o Instagram, é também uma artista que através das suas fotografias nos propõe pensar o Mundo. Aos 71 anos como é subir a um palco do outro lado do Oceano? Ocupe o seu protagonismo. É um conselho de Vera Holtz, esta semana, no “Debaixo da Língua”, com Rui Maria Pêgo.

Duration:00:53:56

Ask host to enable sharing for playback control

Leonor Teles

2/22/2024
Nos debates das Legislativas, nem uma pergunta sobre Cultura. No Orçamento de Estado nem sequer 1%. Filmar em Portugal… Só mesmo se for um acto de amor? O “Debaixo da Língua” recebe Leonor Teles, realizadora e directora de fotografia que aos 23 anos venceu um Urso de Berlim, por “Balada de um Batráquio”. Na sua filmografia, o humor intercala com a violência, e “Baan” (Casa), a sua primeira longa-metragem, faz-nos voar entre a Lisboa pressionada pela especulação imobiliária, e Banguecoque, na Tailândia, esmagada pelo calor e a fetichização do Outro. Será que vivemos paredes meias o tempo todo com outras realidades? Estaremos vivos em vários planos? Aqui a beber um café…Ali a comer um Pad Thai? Sem amendoim para o entrevistador que é alérgico! Cozinhe um Nasi Goreng e dê um mergulho no universo de Leonor Teles.

Duration:01:07:21

Ask host to enable sharing for playback control

Mimicat

2/15/2024
Vais Ter Saudades...no Peito... Ai Coração! Bingo. Acertou! Esta semana no Debaixo da Língua, a vencedora do Festival da Canção 2023: Mimicat! Com uma carreira longa - começou aos 9 anos - Mimicat tem uma voz poderosa e já mudou de pele várias vezes. Do Jazz... Ao Pop. Será o processo pacífico? Ou uma dor de cabeça? Encontro marcado para esta quinta-feira, em podcast, e Domingo, na antena da Comercial, às 20h. Sempre com Rui Maria Pêgo.

Duration:01:17:49

Ask host to enable sharing for playback control

Valter Hugo Mãe

2/8/2024
Basta abrir a janela para constatarmos o caos que vai no mundo. Estará na altura de ligarmos a Deus? "Deus na Escuridão" é o novo livro do prémio Saramago, Valter Hugo Mãe. Antes de chegar à ilha da Madeira para contar esta história, houve mil livros pelo meio ("O Filho de Mil Homens"; "Contra Mim" ; "Máquina de Fazer Espanhóis"). Os títulos sucedem-se e vêm das mãos de um homem que diz ter sido expulso da infância. Para o convidado desta semana do "Debaixo da Língua", o amor das mães é parecido com o de Deus...Ou será ainda Maior? Se puder, no final deste episódio, telefone à sua.

Duration:01:04:46

Ask host to enable sharing for playback control

Iva Domingues

2/1/2024
Em criança ficou horas desaparecida numa feira... Quando foi encontrada estava a ler! Senhoras, e senhores, a convidada desta semana do Debaixo da Língua: Iva Domingues! Entre a Rádio e a Televisão, já se passaram 24 anos, com um interregno em Hollywood, onde avaliava guiões de filmes, e acompanhava o sonho da filha de ser cineasta. Los Angeles terá alma? A resposta está nesta conversa. Viaje até ao backstage da televisão com uma das estrelas de "Esta Manhã" da TVI, a versátil Iva Domingues. Spoiler: Acordar às 4h30 da manhã não faz bem a ninguém.

Duration:01:19:16

Ask host to enable sharing for playback control

Tânia Graça

1/25/2024
"Foram felizes para sempre... Ou até onde deu." Este é o título de uma das crónicas da convidada desta semana do Debaixo da Língua. Psicóloga clínica, sexóloga, autora de "Voz de Cama", podcast da Antena 3 que conduz com Ana Markl, Tânia Graça diz que o orgasmo feminino é um acto político. Será o sexo, em 2024, ainda um tabu? Tire os esqueletos do armário e beba um copo com eles. O Rui Maria Pêgo e a Tânia Graça vão consigo. Só tem de soltar o que tem Debaixo da Língua!

Duration:01:34:23

Ask host to enable sharing for playback control

Joana Barrios

1/18/2024
Se entrar numa sala e só reparar numa pessoa, o mais provável é que seja nela. Joana Barrios é a "Mother Therefore Wrioter", ou seja, uma mãe, activista, pensadora, escritora, actriz, cozinheira e fashionista. Quantos hífens pode ter uma convidada? Todos os que quiser. Dos plateaus de televisão aos palcos que pisou com o Teatro Praga, há uma paixão por reggaeton que apanha alguns de surpresa, e outros a confirmar que há algumas constantes na vida como a paixão da Joana pela música de Bad Bunny. Numa conversa entre dois velhos amigos houve espaço para tudo. Puxe uma cadeira. E prepare-se para ter fome!

Duration:01:36:40

Ask host to enable sharing for playback control

Ana Guiomar

1/11/2024
Respeitada pelos pares, amada pelo público, Ana Guiomar tem 35 anos e é actriz desde os 12, embora só tenha conseguido definir-se assim muitos anos depois de ter começado. Os espectáculos de teatro bem sucedidos são inúmeros. No Teatro Aberto: "A Purga", "O Pai", "Toda a Cidade Ardia", "Vénus de Vison" (pelo qual foi nomeada para um Globo de ouro em teatro em 2014). "O Misantropo", numa digressão do Teatro Nacional D.Maria II ou "Perfeitos Desconhecidos" com encenação de Pedro Penim. Em televisão, é inesquecível como Aida, no mega sucesso da TVI "Festa é Festa", e até já apresentou um talent show de padarias - "Best Bakery, a Melhor Pastelaria de Portugal". E a fama? Será que gosta? Na série "Buffy, A Caçadora de vampiros" dizia-se qualquer coisa como “In every generation, a new slayer is born.” Adaptamos para aqui e vaticinamos: em cada geração, nasce uma Ana Guiomar. Graças a Deus. Porque sem ela, isto não teria graça nenhuma.

Duration:01:29:08